Buscar

Resultados dos plaqueamentos

Prévia do material em texto

Resultados dos plaqueamentos
A técnica utilizada foi a técnica de esgotamento direto
Técnica na qual a primeira região é onde ocorre o máximo de esgotamento de biomassa, tendo espaços bem pequenos, e a última região é a mais propícia de se obter colônias isoladas para identificação.
Escherichia coli
Escherichia Coli é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas. Certos tipos são nocivos e causam uma gastroenterite com intensa diarreia com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou uma infecção urinária
Na imagem 1 podemos notar o plaqueamento no dia em que foi feito (24/10).
Não foi possível visualizar mudanças no plaqueamento da bactéria Escherichia coli a olho nú. Fatores ambientais e a forma que foi feito o plaqueamento, podem alterar o resultado.
 Staphylococcus aureus
O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, freqüentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis. Entretanto pode provocar doenças, que vão desde uma simples infecção (espinhas, furúnculos e celulites) até infecções graves (pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico, septicemia e outras).
Na imagem abaixo podemos notar o plaqueamento no dia em que foi feito (24/10).
Para maturação das bacterias é necessario um tempo de espera, o mesmo pode variar de acordo com os fatores ambientais, armazenamento e etc.
Na imagem 2 podemos notar as colônias de bactérias após 7 dias(31/10) de maturação em ambiente refrigerado. A formação de colônias dá-se a partir das primeiras 24 horas, porém para visualizarmos a olho nú é necessário um tempo maior. Como feito em nosso estudo.
RESULTADO DE COLORAÇÃO DIFERENCIAL OU DE GRAM
O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.
GRAM POSITIVAS
As bactérias Gram-positivas são aquelas que obtêm uma coloração violeta ou azul escura através da técnica de Gram. São o oposto das bactérias Gram-negativas, que são incapazes de fixar a violeta de genciana, retendo em seu lugar o corante de contraste que lhes dá a tonalidade vermelha ou rosa.
Pudemos observas microscopicamente que as bactérias gram positivas, pois apresentava coloração roxa característica justificada devido ao corante cristal de violeta impregnado na parede celular, em forma de bacilos.
Bacterias Gram Negativas
As bactérias que ficaram avermelhadas são as Gram negativas que com a ação da fucsina adquirem essa tonalidade. As bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.

Continue navegando

Outros materiais