Buscar

Caso concreto 4 psicologia personalidade

Prévia do material em texto

Caso concreto 4
Psicologia aplicada ao Direito
Aplicação Prática 
Na acepção clássica, a personalidade é a “capacidade de direito ou de gozo da pessoa de ser titular de direitos e obrigações, independentemente de seu grau de discernimento, em razão de direitos que são inerentes à natureza humana e em sua projeção para o mundo exterior” (Roberto Senise Lisboa. Manual, p. 175). Tradicionalmente, direitos da personalidade atrelam-se à pessoa natural, pouco sendo imputado à pessoa jurídica.
A personalidade é, então, um atributo da pessoa humana, o qual está a ela indissoluvelmente ligada. Esse atributo é imposto pelo ordenamento jurídico e compreende "o complexo valorativo intrínseco (intelectual e moral) e extrínseco (físico) do ente, alcançando a pessoa em si, ou integrada à sociedade.
Enquanto para psicologia , a personalidade pode ser definida como um padrão de conduta com características duradouras que produzem consistência nas atitudes, comportamentos e individualidade., nossa personalidade é única e nos diferencia dos outros e poderá sofre influência do meio que vivemos e de nossa bagagem genética.
Questão 2
Resposta correta (A)
Questão 3
Resposta correta (C)

Continue navegando