Buscar

Física Médica na fisioterapia

Prévia do material em texto

Física Médica (ou Física em medicina) é o uso dos conhecimentos da física para a medicina. Geralmente, sua aplicação é utilizada para imagens médicas e radioterapia, embora um físico médico possa trabalhar também em outras áreas da saúde. Esse ramo da física multidisciplinar - pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina - possui um grande campo de atuação.1 Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.
A física médica também participa, em conjunto com outras profissões, na elaboração das bases necessárias de medida das variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e medições de controle de proteção radiológica até controle de qualidade nos equipamentos físicos empregados na área da saúde e pesquisa.
	
	A Wikipédia possui o portal:
Portal de Medicina
Atualmente, a demanda pela qualidade de imagens, desempenho dos equipamentos e estruturas dos serviços radiológicos, bem como a evolução dos sistemas de aquisições de imagens (sistemas híbridos), e as exigências das agências regulatórias, tornaram a presença desse profissional indispensável em qualquer serviço de radiologia.
Introdução: A fisioterapia respiratória baseia-se em princípios físicos, tais como volumes, pressões, complacência, viscosidades e fluxo de fluidos relativos à fisiologia respiratória. Estes princípios proporcionam a base teórica da aplicação das técnicas fisioterapêuticas para prevenir ou reduzir as obstruções das vias aéreas,além de remover material infectado e mediadores inflamatórios com o intento de diminuir e mesmo evitar lesõesno sistema respiratório. Objetivo: Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir alguns aspetos físicosbásicos relacionados às manobras de fisioterapia respiratória de higiene das vias aéreas para melhor compre-ensão do seu funcionamento. Conclusão: A integração da física com a fisioterapia respiratória deve ser umaproposta educacional a ser ressaltada nos cursos de graduação de fisioterapia, pois os conhecimentos dos princípios físicos são essenciais para que as técnicas fisioterapêuticas sejam bem aplicadas e entendidas.(AU)

Continue navegando