Buscar

Trabalho de biosegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
DISCIPLINA: IN739 – BIOSSEGURANÇA E ERGONOMIA 1
CURSO: ODONTOLOGIA - SEMESTRE: 2015.1
TRABALHO – EPIs, EPCs, POPs e BPLs
ENTREGAR NO DIA 27/05/2015
Pesquisar, listar e comentar sobre ao menos 10EPIs(equipamentos de proteção individual). A lista deve incluir pelo menos dois equipamentos de cada grupo abaixo:
proteção da cabeça (faciais, respiratórios, auriculares)
protetores para o tronco
protetores para membros superiores e inferiores.
Óculos de segurança para proteção (lente incolor) /(lente com tonalidade escura) : Protege a região dos olhos contra possíveis impactos mecânicos, alta luminosidade, poeira, raios ultravioletas, entre outros agentes danosos.
Protetor facial: Protege o rosto contra partículas volantes (pó; pedaço de vidro, madeira etc..) , radiação e ainda contra alta luminosidade.
Protetores respiratório de ar motorizado: Possuium soprador de ar movido à bateria elétrica que força o ar do ambiente externo para um determinado filtro. Conduzindo-o, assim, até as vias de respiratórias.
Protetores respiratórios descartáveis: É um tipo de proteção bastante simples. Protege o indivíduo contra névoas e poeira, por exemplo. Pode ter presença de uma válvula de exalação que facilita a troca de ar.
Protetor auditivo tipo concha: Indicado para trabalhadores que precisam lidar com ambientes de muita poluição sonora. Tal equipamento, protege o usuário contra fortes ruídos.
Protetor auditivo tipo plug: Diferentemente do protetor auditivo tipo concha, este se destaca pela sua leveza. Permitindo, assim, uma mobilidade maior ao profissional. Além disso, fixa-se melhor ao ouvido protegendo o indivíduo de fortes ruídos no ambiente de trabalho.
Vestimenta de segurança tipo avental de PVC: Avental feito em PVC com forro de poliéster. Tal equipamento, tem como função aproteção frontal do usuário contra produtos químicos, biológicos e respingos líquidos. 
Vestimenta tipo avental: Avental de proteção em raspa, com tiras do mesmo material no pescoço e na cintura com fivela, para fazer o ajuste. Oferece proteção do tronco contra agentes abrasivos e escoriantes.
Luva isolante de borracha: Oferece a segurança das mãos e braços do usuário contra choque em trabalhos e atividades com circuitos elétricos energizados. 
Calçado de proteção tipo bota de couro (cano longo): Protege os pés e pernas contra torção, derrapagens, umidade e ataque de animais peçonhentos. 
2. Quanto aos equipamentos de proteção coletiva (EPCs), descreva e comente sobre a função de:
Cabines de segurança química:
É uma cabine de exaustão que tem por função proteger o profissional da inalação de vapores e gases liberados por reagentes químicos além de evitar a contaminação do ambiente laboratorial.
Cabines de segurança biológica:
São equipamentos com um engenhoso sistema de filtração de ar, a fim de proteger o profissional do material que está sendo manipulado. Além de proteger, também, o ambiente laboratorial dos aerossóis altamente infectantes. Essas cabines são usadas, portanto, como barreiras primárias para evitar a fuga destes compostos. 
Ao menos 2 tipos de equipamentos de proteção contra incêndios: 
Qual a importância dos POPs(protocolos operacionais padrão) em um laboratório de pesquisa?
Liste e comente sobre ao menos 5 boas práticas de laboratório (BPLs), que devem ser utilizadas em qualquer laboratório de pesquisa.

Outros materiais

Outros materiais