Buscar

portifolio 2 semestre IMPLANTAÇÃO DE UMA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

Prévia do material em texto

universidade pitágoras unopar
gestão ambiental
fabricio da silva pereira
implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural
Ubá/2018
fabricio da silva pereira
implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina atividades interdisciplinares.
Prof. Luciana Andrea Pires
Maurilio Cristiano Batista Bergamo
Flavia Augusta Cloclet da Silva
Leliana Aparecida Casagrande Luiz
Jamile Ruthes Bernardes
Cristina Celia Krawulski
Ubá/2018
SUMÁRIO
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
1. Introdução ------------------------------------------------------------------------1
2. Desenvolvimento ---------------------------------------------------------------2
2.1. Solo ------------------------------------------------------------------------------2
2.2. Relevo----------------------------------------------------------------------------2
2.3. Clima------------------------------------------------------------------------------2
2.4. Flora-------------------------------------------------------------------------------2
2.5. Fauna-----------------------------------------------------------------------------3
2.6. Unidade de conservação----------------------------------------------------3
2.7.Plano de manejo----------------------------------------------------------------3
2.8. Fontes de energia-------------------------------------------------------------4
2.9. Educação ambiental----------------------------------------------------------5
2.10. Gestão empresarial---------------------------------------------------------5
3 .Conclusão -------------------------------------------------------------------------6
4 .Referências Bibliográficas -----------------------------------------------------7
INTRODUÇÃO
Entende-se por reserva particular de patrimônio natural uma área privada com o intuito de preservar a biodiversidade de uma respectiva área, é uma unidade de uso sustentável cujo objetivo básico é a conservação da natureza e seus recursos naturais.
Como o próprio nome já diz, é uma reserva construída de áreas privadas com a finalidade de preservar a biodiversidade do local onde se encontra. O proprietário assume o compromisso de preservar a área por tempo indeterminado, de forma que, nem mesmo com a venda do terreno, este deixará de ser uma unidade de conservação.
É importante salientar, que mesmo sendo uma unidade de conservação a área onde se encontra continuará sendo do proprietário, ou seja, é uma área de domínio privado, inteiramente de responsabilidade do possuidor do terreno.
Hoje no brasil existem muitas áreas de RPPN espalhadas por todo território nacional, sendo estas áreas em sua grande maioria no bioma Mata Atlântica, situadas entre os estados do Paraná e de Minas Gerais.
O principal objetivo com a criação da RPPN é a preservação da fauna, flora e os aspectos naturais da propriedade para que isso seja usado de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente.
A criação de RPPN favorece o aumento de regiões protegidas no país, 
ajuda a preservar toda fauna e flora desses locais, como plantas, árvores nativas, animais silvestres além de diversas áreas naturais.
 
 1
2. DESENVOLVIMENTO
Para a implantação da RPPN foram observados vários fatores que ajudam a entender a respectiva área onde será estabelecida a unidade de conservação. Esta implantação ocorrerá na região de Ubá-Mg.
2.1. SOLO
Nos locais em que o solo é pouco profundo e recebe escassa ventilação, este torna-se úmido, já que está situado em um ambiente com pouca iluminação recebendo menor quantidade de raios de sol, devido as árvores de maior porte, já que suas folhagens recebem a maior parte da luz solar.
É considerado um solo muito pobre em relação ao baixo teor mineral, mas considerando-se sua fertilidade, este é muito rico, já que possuis grandes depósitos de folhas, galhos, frutos e cascas que caem no solo e se decompõem.
Essa grande quantidade de materiais orgânicos que caem no solo é responsável por garantir a grande fertilidade para as plantas, pois tornam-se nutrientes para o solo, retornando para as plantas em um ciclo que garante a reciclagem do próprio bioma.
2.2. RELEVO
É um relevo predominante da Mata Atlântica, também conhecida como Serra do Mar, situado na região sudeste do país. A região de Ubá-Mg onde será implantada a RPPN é popularmente conhecida pelo seu relevo, denominado Mares de Morros.
2.3. CLIMA
O clima predominantemente tropical devido à proximidade do mar, onde os ventos vindos do oceano trazem umidade e chegam as montanhas que cercam a Mata Atlântica se condensando e formando chuvas.
2.4. FLORA
Na vegetação predominante da área em que será implantada a RPPN foram encontradas árvores de grande, médio e pequeno porte.
 2
 As árvores de maior porte são as que recebem a maior intensidade de raios solares, tais como Manacá-da-serra e o Guapuruvú. Logo abaixo das maiores árvores encontram-se as de médio porte, classificadas como arbustos e recebem menos luminosidade solar. São as árvores conhecidas como Jabuticabeira, a Palmeira-juçara, a Begônia, o Jatobá, a Quaresmeira e o Ipê. Já na parte inferior da mata, estão situadas as herbáceas classificadas como árvores de pequeno porte. São as ervas, gramíneas e musgos.
2.5. FAUNA
No tocante a área que será implantada, na fauna existente na região geralmente são encontrados pássaros silvestres tais como: Pica Pau, Gaviões e Sanhaços. Também são encontrados répteis como a Cobra Coral e grande variedade de insetos.
2.6. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Com a unidade de conservação já estabelecida, é necessário delimitar uma área ao redor para que sejam sanados os possíveis impactos do meio exterior para com essa área. 
Ao entorno da região preservada foi estabelecida uma área também chamada de zona de amortecimento, na qual sua verdadeira função é não permitir que nenhuma atividade externa entre em conflito com a área que será preservada. As zonas de amortecimento são necessárias em praticamente todas as unidades de conservação.
2.7. PLANO DE MANEJO
Com a constituição da unidade de conservação torna-se necessário a elaboração de um objetivo para que se possa saber para qual fim realmente será criada essa UC.
 É de suma importância a criação de normas para uso, além de um documento com estudos das variadas áreas, contendo uma análise em relação ao meio ambiente em que foi implantado e as características tanto biológicas quanto sociais.
 3
Esse plano de manejo é necessário em todas as unidades de conservação, pois auxilia na proteção dos recursos naturais e culturais de cada população envolvida no projeto, valorizando o aspecto socioeconômico da atividade exercida no local.
2.8. FONTES DE ENERGIA
De acordo com estudos em relação às fontes de energia no Brasil, encontramos como principais fontes as hidrelétricas que correspondem a mais da metade da produção de energia do país, mas que nem sempre dão conta de todo o gasto. Outras alternativas que vêm sendo utilizadas são as Usinas termelétricas e a energia Eólica que estão em projeto no Nordeste brasileiro.
A implementação da energia solar como alternativa para produção de energia limpa é um fator que surge como evoluçãono modo de produzir energia, pois é uma forma de energia limpa e renovável, não gerando poluentes, de modo a não agredir o meio ambiente. 
Entretanto, há desvantagens com a geração de energia solar, pois em dias chuvosos e nublados a geração de energia cai, e durante a noite não há como produzir. Além disso, e diante de estar no inicio de sua implantação no país, a aquisição do equipamento é de elevado valor no Brasil.
Em relação aos países que já fazem dessa tecnologia uma forma de produzir energia, o Brasil está apenas começando, mas já possui grande potencial por ser um país tropical, situado em uma área do globo onde ocorre umas das maiores incidências de luz do planeta. O grande problema enfrentado para a produção de energia aqui, é o alto valor.
Com a implementação de usinas de energia de forma limpa, como as usinas Fotovoltaicas pode-se promover palestras para a população incentivando formas de consumo sustentável, viabilizar fóruns de pesquisa, movimentos culturais, promoção do comércio de frutas nativas de modo sustentável, além da produção de atividades ao ar livre.
 4
2.9. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por meio de informações desenvolvidas pela empresa a respeito de como se portar no meio em que vive, foram criadas diversas aulas de campo, informando e conscientizando a população e os trabalhadores da empresa de forma de como se proteger e desfrutar da própria reserva. Foram produzidos encartes sobre a flora do local especificando plantas e árvores nativas encontradas na região, sua finalidade, a abrangência do local, as regiões em que os animais vivem e como uns dependem do outros. 
A partir de eventos e oficinas foram feitos projetos de hortas comunitárias incentivando o consumo de produtos produzidos pela própria população. Incentivos a criação de programas de coleta sustentável, reciclagem e reutilização de materiais descartáveis para utilização nas oficinas de arte, projetos de incentivo a sustentabilidade, uso de transportes alternativos e projetos de proteção ao meio ambiente.
2.10. GESTÃO EMPRESARIAL
 O principal objetivo na implantação da reserva é minimizar os impactos ambientais criados pela empresa e promover sua divulgação no setor de energia sustentável, adotando um crescimento econômico sem que ocorra agressão ao meio ambiente, além de ajudar no crescimento da sociedade.
Também será permitido aos funcionários da empresa e aos moradores da região desfrutarem do espaço compensado ambiental produzido pela própria empresa, como parques, roteiros turísticos entre outros, favorecendo assim a promoção do lazer e integração social.
 5
3. CONCLUSÃO
A implementação de reserva de patrimônio particular natural envolve um trabalho de campo e metodológico que se intensificou em diversas áreas de conhecimento técnico, analisando não só área em que foi instalada, mas também o meio social onde a empresa emprega suas atividades. Teve um papel social muito importante, já que promove uma melhoria na vida da região, tanto para seus moradores quanto para seus empregados, além de trazer benefícios para a comunidade como um todo, fornecendo energia, bem estar e promoção de atividades de lazer. 
 6
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.icmbio.gov.br Acesso em: 03/05/2018 às10:45
http://www.ibama.gov.br/ Acesso em: 09/04/2018 às 10:00
www.inea.rj.gov.b Acesso em: 18/04/2018 às 22:00
www.ibge.gov.br Acesso em 25/04/2018 às22:30
http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em 29/04/2018 às22:30
 7

Continue navegando