Buscar

Introdução ADM AV2

Prévia do material em texto

Professor:
	JANAINA DE CARVALHO AGUIA
RODOLPHO DE BRITTO SILVA
	Turma: 9032/AF
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 10/06/2015 19:30:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201307680357)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cabe ao desenho organizacional definir qual das opções a seguir?
		
	
	Como as decisões são tomadas.
	
	Como a organização irá interagir com o ambiente externo
	 
	O trabalho realizado pelos órgãos da empresa e suas relações de interdependência.
	
	A estrutura da organização informal.
	
	Onde a organização está localizada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307664863)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Oficina de Integração de Novos Funcionários, o instrutor de treinamento enunciava a importância do ambiente organizacional e sua aplicabilidade para a empresa no processo de adaptação/mobilização dos recém contratados. Durante o evento um novo colaborador perguntou ao instrutor : - "...poderemos afirmar que o ambiente organizacional pode influenciar difusamente todas as áreas da empresa ? Essa pergunta gerou um discussão a respeito dos fatores que podem afetar as empresas de uma forma geral em seus ambientes internos e externos - quais seriam eles?
		
	
	Visão de empresa, teológicos, integração de novos negócios com a realizada da missão da empresa, geração de unidades operacionais.
	
	Documentação de sistemas, unidades operacionais, legais, perspectivas futuras de desenvolvimento das oportunidades de negócios.
	 
	Tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos.
	
	Integração de processos demográficos, políticos, macro fluxos táticos, divisão das estruturas organizacionais, mudanças de comando.
	
	Operação de processos, eficácia das dinâmicas de produção, fluxo de informação sociais, teológicos, legais e macro fluxos operacionais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307143150)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No mundo competitivo de hoje, as empresas buscam o sucesso utilizando-se para isto do planejamento. Esta forma assemelha-se ao defendido por Sun-Tzu, general chinês, que escreveu a obra "A arte da guerra", onde observa-se a importância que ele atribui às ações estratégicas para alcançar as vitórias desejadas na guerra. Nas empresas, que tipo de planejamento é utilizado neste sentido:
		
	 
	Institucional
	
	Gerencial
	
	Tático
	
	Operacional
	
	Executivo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307663902)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Augusto, diretor de mercado, está elaborando o planejamento estratégico. Ele está analisando os pontos fortes/forças (vantagens estruturais controláveis da empresa) e os pontos fracos/fraquezas (desvantagens estruturais controláveis da empresa). Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor de mercado:
		
	 
	Análise do ambiente geral
	
	Análise do ambiente externo
	
	Análise do ambiente tarefa
	
	Análise do macroambiente
	 
	Análise do ambiente interno
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307340070)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ESTILO BÁSICO DE DIREÇÃO, DETERMINADO COMO TEORIA X?
		
	 
	FUNDAMENTADO EM CONCEPÇÕES ANTIGAS A RESPEITO DO COMPORTAMENTO HUMANO
	
	DESCENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES E DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES
	
	POUCO RESPEITO DO COMPORTAMENTO HUMANO
	
	NA ADMINISTRAÇÃO CONSULTIVA E NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
	
	DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307335760)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gustavo é supervisor de produção de uma grande empresa. Preocupado com os baixos resultados apresentados em sua área, definiu uma nova estratégia e implementou-a com sucesso. Uma vez por mês ele verifica os resultados alcançados para avaliar a eficiência da estratégia implementada. Nesse momento Gustavo está desempenhando qual de suas funções?
		
	 
	Controle
	
	Planejamento
	
	Liderança
	
	Organização
	
	Direção
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307331995)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos que a política de preços tem impacto sobre a imagem do produto e influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores. Para definir o preço de um produto, deverão ser considerados fatores como:
		
	
	O valor pago pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	O valor definido pelo gestor, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	 
	O valor percebido pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	O valor pago pelo cliente, o preço praticado pela organização, os objetivos da avaliação, os custos de produção, entre outros
	
	O valor pago pelo cliente, o lucro obtido pela organização, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307740109)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: Quanto a sua Abrangência eles podem ser: o planejamento estratégico, o tático e o operacional. Explique cada um deles.
		
	
Resposta: planejamento estrategico é o planejamento mais amplo e abrange toda organização projetado a longo prazo tendo seus efeitos e consequencias estendidos a varios anos pela frente. planejamento tatico é projetado para medio prazo envolve cada departamento. planejamento operacional é projetado para curto prazo envolve cada tarefa ou atividade isoladamente.
	
Gabarito: Estratégicos: se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais. Táticos: traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humanos. Operacionais: identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, que também contribuirão para sustentar as atividades dos planos táticos e estratégicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307330400)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os autores Sobral e Peci (2008) analisando as organizações perceberam um conjunto de características que diferenciam as organizações de manufatura das organizações de serviços. Desse modo, diga pelo menos três características que tipificam as organizações de serviço.
		
	
Resposta: As organizações de serviço se caracterizam por: -Produzir bens intangiveis. - Oconsumo e a produção dos serviços são simuntâneos. - A qualidade dos serviços é percebida, mas muito dificil de ser medida. - O resultado é customizado. - Amplo contato e participação do consumidor durante o processo de transformação. - A localização é crucial para o sucesso da organização. - Emprego intensivo de trabalho.
	
Gabarito: As organizações de serviço se caracterizam por: - Produzir bens intangíveis. - O consumo e a produção dos serviços são simultâneos. - A qualidade dos serviços é percebida, mas muito difícil de ser medida. - O resultado é customizado. - Amplo contato e participação do consumidor durante o processo de transformação. - A localização é crucial para o sucesso da organização. - Emprego intensivo de trabalho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307682180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São considerados fatores ambientais que impactam no processo de Administração de Recursos Humanos:
		
	
	Geografia, Legislação, Tecnologia, Demografia
	
	Globalização, Legislação, Tecnologia, Geografia
	 
	Globalização, Legislação, Tecnologia, Demografia
	
	Globalização, Legislação, Geografia, DemografiaGlobalização, Geografia, Tecnologia, Demografia

Continue navegando