Buscar

AV2-METODOLOGIA DA PESQUISA-2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2/2015
METODOLOGIA DA PESQUISA
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202962022)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Por que um projeto de pesquisa é importante para a exploração do conhecimento? Fundamente sua resposta.
	
	
Resposta: Ao iniciar um projeto de pesquisa o pesquisador tem a oportunidade de aprender sobre o assunto e de adquirir maturidade acadêmica e social.
	
Gabarito: O projeto de pesquisa é uma grande pesquisa realizada com o objetivo de abordar um determinado tema que será exposto ao professor, precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração descritos nas normas da ABNT. Sua importância é a exploração do conhecimento e esclarecer questões e lançar estratégias ao pesquisador, sua finalidade é científica e institucional.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202625753)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo a ABNT, citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte.Por que devemos usar citações?
	
	
Resposta: Devemos usar as citações para fundamentar o nosso trabalho, para enriqueçer o conteudo.
	
Gabarito: Gabarito: O uso de citações permite ao leitor identificar o embasamento teórico utilizado pelo pesquisador e assim, identificar o que é de sua autoria ou de outrem.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201203050954)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma seguradora pretende realizar um estudo científico e  identificar os motivos que provocam a incidência de acidentes de trânsito em determinado município, registrados pela empresa, nos últimos três anos. Além de fundamentar com pesquisa bibliográfica sobre educação no trânsito, o  tipo de pesquisa mais adequado para o estudo de um grupo específico é denomina-se:
 
	
	 
	Estudo de caso
	 
	Quantitativa
	
	Pura
	
	Histórica
	
	Experimental
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202622478)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A primeira tarefa em uma pesquisa é a escolha do tema, ou seja, a escolha do objeto que será investigado. Nesta tarefa é preciso alguns cuidados que contribuem para o sucesso. Imagine-se a hipótese em que um estudante após ouvir uma palestra sobre o pensamento de Michel Foucault, sente-se incentivado a escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre este autor que acabou de conhecer e que nunca leu antes. Neste caso, é correto afirmar que:
	
	
	Como o tipo de trabalho acadêmico não requer aprofundamentos teóricos, a escolha está adequada.
	
	Para uma pesquisa não é importante ter o domínio prévio do tema/autor escolhido, pois será apenas uma compilação de textos.
	 
	O trabalho acadêmico requer uma pesquisa bibliográfica prévia e para se escolher um tema é preciso maturidade acadêmica.
	
	Qualquer assunto poderá ser considerado um tema adequado para pesquisa acadêmica, basta ter como adquirir os livros do autor.
	
	No caso é admissível e recomendável, pois pode-se construir uma pesquisa acadêmica apenas com fontes secundárias.
	
	�
	 
5a Questão (Ref.: 201202632019)
	
Pontos: 0,5  / 0,5
	Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:
	
	 
	Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos.
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas
	
	Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.
	
	Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201203047225)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O problema científico define o que será pesquisado. Ele surge da delimitação do tema e se baseia no objeto de pesquisa. O primeiro passo para buscarmos informações sobre o problema que desejamos analisar é realizar uma pesquisa:
	
	
	experimental
	
	exploratória
	 
	bibliográfica
	
	documental
	
	de campo
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202625747)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
	
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	 
	o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202965802)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revisão de Literatura constitui um procedimento metodológico fundamental na elaboração da pesquisa científica que pode ser caracterizada como: I. Tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, além de outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo. II. Processo seletivo das referências dentro da área de abrangência da pesquisa. III. Etapa da pesquisa que requer conhecer a produção científica atual considerando-a como ponto de partida para a nova pesquisa.
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202660348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. Analise as afirmativas e responda a seguir: I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta. II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas. III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação. IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. Está correto o que se afirma em:
	
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas II e IV.
	
	Apenas III
	 
	Apenas III e II.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201203018829)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Num Trabalho de Conclusão de Curso há elementos pré-textuais que são obrigatórios e outros que são opcionais. Marque o ÚNICOelemento obrigatório:
	
	
	Epígrafe
	
	Agracimentos
	 
	Resumo
	
	Errata
	
	Dedicatória

Outros materiais