Buscar

notacao_algorítmos

Prévia do material em texto

NOTAÇÃO PORTUGUÊS ESTRUTURADO 
OBS: sabendo que na construção de algorítmos, usando pseudocódigo, a sintaxe é muito maleável, ou seja, não existe uma rigidez igual a uma Linguagem de Programação, então estamos padronizando-a para que todos escrevam a mesma notação.
ESTRUTURA GERAL
Algorítmo (Nome do algorítmo)
		
		Aqui estará o cabeçalho, os comentários e a sua lógica 
	Fim_algorítimo
	*OBS: neste caso, o nome do algorítmo é opcional entre os parênteses 	sendo a primeira letra maiúscula como início de frase.
COMENTÁRIOS
	
	Os comentários são usados para informações para quem vai ler ou 	implementar uma manutenção. Neste caso, quando o seu código for 	codificado numa linguagem de programação propriamente dita o compilador 	da linguagem desconsidera o que está comentado, pois não faz parte do 	código, mas algo simplesmente informativo. Em nosso caso, os 	comentários tanto em uma única linha ou várias linhas, usará dentro de 	chaves {}
	*OBS: o comentário do cabeçalho são obrigatórios, mas os comentários 	que estarão no corpo da lógica desenvolvida são opcionais. 
	Exemplo:
	Algorítmo (Nome do algorítmo)
		{
			NOME:
			OBJETIVO: 
			DATA CRIAÇÃO:
			DATA MODIFICAÇÃO:
			VERSÃO:		
		}
		
		{Entrada de dados}
		Inteiro numero ← 1
		Inteiro recebe;
		
		{Processamento}
		recebe ← numero + 99;
		{Saída}
		Escreva “VALOR: ”, numero 
	Fim_algorítimo
CABEÇALHO
	O cabeçalho deverá está dentro de chaves, pois ele é simplesmente 	informativo. Neste caso, temos cinco campos.Primeiro campo: você 	descreverá o seu nome completo;Segundo campo: você descreverá o que o 	algorítmo irá executar;Terceiro campo: você descreverá a data da 	criação do algorítmo; Quarto campo: você descreverá a data da 	modificação. Neste caso, há uma observação: se você descrever no campo 	VERSÂO como 1.0, então se entende que não houve modificação no 	código.Logo, você descreverá assim: Não se aplica, no campo DATA 	MODIFICAÇÂO. No entanto, se você escrever uma data posterior a data de 	criação, então escreverá a data no campo DATA MODIFICAÇÂO e o campo 	VERSÂO receberá 2.0.
	Exemplo:
	
	Algorítmo (Nome do algorítmo)
		{
			NOME:Raimundo Pereira da Silva.
			OBJETIVO:Ler um número como entrada o teclado e imprimir na 			tela se ele é um número par ou ímpar. 
			DATA CRIAÇÃO: 01/04/2019
			DATA MODIFICAÇÃO: Não se aplica
			VERSÃO: 1.0		
		}
		ou
		{
			NOME:Raimundo Pereira da Silva.
			OBJETIVO:Ler um número como entrada o teclado e imprimir na 			tela se ele é um número par ou ímpar. 
			DATA CRIAÇÃO: 01/04/2019
			DATA MODIFICAÇÃO: 10/04/2019
			VERSÃO: 2.0		
		}
	Fim_algorítimo
ENTRADAS
As entradas servem para entrarmos com os dados(informação bruta, ou seja, ainda não modelada pelo processamento).Neste caso, no dia a dia do desenvolvimento de sistemas, elas podem ser oriundas de várias entradas, como: arquivos, banco de dados, xml, planilhas Excel e teclado.Em nosso caso, estamos simulando em alguns algorítmos a entrada de dados pelo teclado.É por isso que usamos a palavra reservada “Leia”.
	*OBS: para as entradas de dados devemos criar variáveis.Elas podem ser 	simples ou compostas(separadas por underline), como exemplo: numero ou 	numero_primo.Não inicia-se uma variável com caracteres reservados, 	exceto, o underline, como no exemplo.Não incia-se com números, mas no 	final da variável sim, como exemplo: valor_1, valor_2. Nunca acentue 	uma variável.
	*OBS: constantes são variáveis que no ciclo de vida do algorítmo não se 	modifica.Se precisar usá-las, então este é o padrão, como exemplo: 	Inteiro CONSTANTE PI ← 3,14.
	*OBS: para cada variável, é necessário uma tipagem, ou seja, um tipo. 	Em nosso caso, usamos quatro tipos: Inteiro, Real, Lógico(verdadeiro ou 	falso) e Caracter.Deverá ser descrita com a primeira letra maiúscula. 	No caso do tipo caracter, ela deverá está entre aspas duplas, o tipo 	lógico sendo verdadeiro ou falso, em minúsculo, e, no caso do tipo 	Real, as casas decimais deverão está separadas por vírgula e não ponto.
	*OBS: o sinal de atribuição é ←, ou seja, uma seta invertida.
Algorítmo (Nome do algorítmo)
		{
			NOME:
			OBJETIVO: 
			DATA CRIAÇÃO:
			DATA MODIFICAÇÃO:
			VERSÃO:		
		}
		{Entrada de dados}
		Inteiro numero1 ← 1000
		Real numero2 ← 3,14
		Caracter nome ← “Fulano”
		lógico flag ← verdadeiro
		Leia numero1	
	
	Fim_algorítmo
PROCESSAMENTOS
No processamento, é o lugar que na sua lógica são processados os dados brutos que recebera da entrada para que a saída apresenta o dado modelado, ou seja, a informaçao.
*OBS: cuidado ao usar o MS Word, pois você poderá declarar na entrada a variável com letra maiúscula e ao usá-la no processamento o editor de texto descreverá a primeira letra maiúscula.Neste caso, invalida toda a sua lógica.
	*OBS: cuidado com as precedências: caso haja somente adição e 	subtração, resolve-se da esquerda para direita. Em caso que não haja 	isso, então cuidado: Primeiro resolve-se o que está em parênteses, 	potências ou raízes quadradas; Segundo: multiplicação e Divisão e, por 	último, adição e subtração.
	*OBS: os valores de qualquer resultado será atribuído a variável 	através da seta invertida ← 
	*OBS: use os operadores relacionais, lógicos e aritméticos nos SLIDES. 	Lá está padronizado.
SAÍDAS
A saída é parte do código que apresentará as informações, ou seja, os dados brutos que foram processados.Ela constituirá através de duas palavras reservadas Escreva(apresenta a informação na mesma linha)ou Escreval(pula uma linha e apresenta a informação).
	
	*OBS: Deverá em caso a saída apresentar uma palavra de informação, 	então deverá está entre aspas duplas e a variável separada com vírgula	antes dela.
 
Algorítmo (Nome do algorítmo)
{
 	NOME:
	OBJETIVO: 
	DATA CRIAÇÃO:
	DATA MODIFICAÇÃO:
	VERSÃO:		
 }
		
	 {Saída}
	 Escreva “VALOR: ”, numero 
Fim_algorítmo
ESTRUTURA CONDICIONAL
Se(a > 3)
então Escreva “Maior número”, a
senão Escreva “menor número”, a
 Fim_se
	ou 
	Se (a > 3)
		então 
			se (a = 4)
 então Escreva “Número:”, a
				senão 
					se(a > 10)
 então Escreva “Número Perfeito”
					 senão Escreva “Número Imperfeito”
 Fim_se
 Fim_se
 Fim_se
	ou 
	
	.
	.
	caso mes
 seja 1
 Escreva “Janeiro”
		seja 2
 Escreva “Fevereiro”
 seja 3
 Escreva “Março”
 .
		.
		.
		seja 12
 Escreva “Dezembro”
		senão
 	 Escreva “Valor inválido”
 Fim_caso 
ESTRUTURA REPETIÇÃO
	Enquanto((contador MOD 2) = 0) faça
		Instrução…..
	Fim_enquanto
	ou 
	Repita
		Instrução…
	Até((contador MOD 2) == 0)
	ou 
	Para contador ← 1 até 10 passo 1 faça
		Instrução…
	Fim_para
	
INDENTAÇÂO
Você deverá indentar o seu código para uma melhor visualização e manutenção. O seu código não é uma sopa de letrinhas ou uma macarronada. Deve ser legível.Use o <TAB> do seu teclado.
Não seja um programador seboso!!!!

Continue navegando