Buscar

EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM AV1 2015

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação:  EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 
Professor:
ALEXANDRO ALVES RIBEIRO
Turma: 
Nota da Prova:        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 29/04/2015 
�
 1a Questão (Ref.: 200901728230)
Pontos: 0,0  / 0,5
Um aspecto muito importante da educação é a intencionalidade para provocar uma transformação do sujeito que se educa. Intenção de quem deseja transformar-se, e intenção de quem se propõe a apoiar o sujeito que deseja transformar-se. Tomando como referência a intencionalidade, o processo educativo é classificado em formal, não-formal e informal. Considerando esta afirmação marque Falso (F) ou Verdadeiro (V) nas sentenças abaixo.
 
O processo educativo informal ocorre de forma espontânea e é independente da intenção e interação educativa.
 
O processo educativo não formal possui certo grau de intenção e interação educativas, mas se orienta por normas definidoras da ação pedagógica.
 
O processo educativo não-formal se pauta por normas específicas que conduzem a ação pedagógica.
 
O processo educativo informal é aquele em que a intenção e a interação pedagógica são regidas por normas que orientam a definição dos objetivos, conteúdo, metodologia de ensino e critérios de avaliação (ação pedagógica).
 
O processo educativo formal possui um pequeno grau de intencionalidade para estabelecer uma interação que visa a educação.
�
 2a Questão (Ref.: 200901728343)
Pontos: 0,0  / 0,5
A concepção de educação apresentada no artigo primeiro da Constituição do Brasil de 1988 abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No parágrafo 1 deste artigo está descrito que lei vai disciplinar apenas a educação que se desenvolve:
 
Predominantemente através da educação não formal e informal
 
No ambiente do trabalho e na vida escolar
 
Nas igrejas, sindicatos e eventos culturais.
 
Através da educação informal em instituições de ensino
 
Predominantemente através do ensino em instituições próprias
�
 3a Questão (Ref.: 200901724653)
Pontos: 0,5  / 0,5
"O aluno é o banco em que o mestre deposita o seu saber e que vai render muitos juros, em favor da ordem social que o professor representa¿.( Paulo Freire) . Segundo essa observação de Paulo Freire , que você pode entender é que o aluno :
O aluno como representante do meio social a qual está inserido e como corroborador do desenvolvimento cultural desse meio .
O aluno é representado como ouvinte e captador de informações e culturas representadas pela soberania pedagógica
 
O aluno é o coletador de informações , que são armazenadas e utilizadas no decorrer de sua vida acadêmica e provavelmente em seu desempenho profissional .
O aluno faz em si o depósito das informações que se multiplicam com os "juros" do seu conhecimento e é capaz de repassa las para o meio social
O aprendiz receptor de informações passadas corretamente pelo professor detentor dos saberes
�
 4a Questão (Ref.: 200901722291)
Pontos: 0,5  / 0,5
Existem inúmeras denominações para tendências pedagógicas, no entanto, o Professor Libâneo (2012), adotou a classificação em:
educação transmissora
educação progressista
educação comportamental
educação tecnicista
 
liberais e progressistas
�
 5a Questão (Ref.: 200901726075)
Pontos: 0,0  / 1,0
Aprendemos que a equipe de Enfermagem, é subdividida em algumas categorias ( auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e Enfermeiro ) , sendo que o Enfermeiro, consta dos primórdios da formação profissional. Sendo assim, quais características o Enfermeiro precisar ter para desempenhar com habilidade sua profissão:
 
Conhecimento científico , Gerenciamento e Habilidade Manual
Ser docente, Ousadia e Integralidade
 
Trabalho em Equipe , Ousadia e Flexibilidade
Amor ao próximo, Intelectualidade e Aptidão Física
Capacidade intelectual diferenciada, Trabalho em equipe e Educação
�
 6a Questão (Ref.: 200901722298)
Pontos: 0,0  / 1,0
Trata-se de Educação continuada e permanente, com característica da pedagogia de transmissão.
temas de especialidades
 
pedagogia centrada na resolução de problemas
 
esporádica
uniprofissional
pedagogia da transmissão
�
 7a Questão (Ref.: 200901721665)
Pontos: 0,0  / 1,0
De acordo com a linha evolutiva da concepção de Educação em Saúde, marque a alternativa correta para esse marco histórico.
Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX) ; Política Sanitária; Educação Sanitária; Visão Biologicista; Revolta das Vacinas;
Educação Sanitária; Visão Biologicista; Política Sanitária; Revolta das Vacinas; Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX);
Educação Sanitária; Visão Biologicista; Política Sanitária; Revolta das Vacinas; Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX)
 
Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX) ; Educação Sanitária; Visão Biologicista; Política Sanitária; Revolta das Vacinas;
 
Visão Biologicista; Revolta das Vacinas; Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX) ; Política Sanitária; Educação Sanitária;
�
 8a Questão (Ref.: 200901722300)
Pontos: 1,0  / 1,0
Uma concepção de educação em saúde onde a determinação do processo saúde é reduzido a dimensão individual, ignorando a influência dos fatores econômicos e sociais nas condições de vida, trabalho e saúde dos indivíduos trata-se de uma visão:
humanizada
popular
participativa
multidisciplinar
 
biologicista
�
 9a Questão (Ref.: 200901742514)
Pontos: 0,0  / 1,0
Uma das etapas do Planejamento Educativo é a construção dos objetivos que expressarão a ação pretendida. Esses objetivos são fundamentais para seleção de outras etapas do planejamento e podem ser classificados como:
 
gerais e específicos
primários e secundários
absolutos e parciais
iniciais e finais
 
científicos e empíricos
�
 10a Questão (Ref.: 200901742513)
Pontos: 0,0  / 1,0
Uma das fases do Planejamento Educativo é o momento em que se busca reunir dados sobre as possibilidades para compreender e sistematizar os problemas e necessidades de um determinado indivíduo ou grupo em seu contexto sócio-econômico e cultural. Essa fase pode ser definida pela:
 
definição dos objetivos gerais e específicos
delimitação dos conteúdos relevantes
 
construção da sondagem diagnóstica
escolha do processo de avaliação
escolha dos procedimentos, métodos e técnicas de ensino

Continue navegando