Buscar

Psicopata: Uma Visão Detalhada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA
Tópico 1: Psicopata: Uma visão mais detalhada – parte 1
Superficialidade e eloquência - os psicopatas costuma ser espirituosos e muito bem articulados, tornando uma conversa divertida e agradável. Geralmente contam historia inusitadas, mas convincente em diversos aspecto, nas quais eles são sempre os mocinhos. Não economizam charme nem recursos que os tornem mais atraentes no exercício de suas mentiras. Outro sinal muito característico desse comportamento é a total falta de preocupação ou constrangimento que esses psicopatas apresentam ao serem desmascarado como farsantes.
Egocentrismos e megalomania – os psicopatas possuem uma visão narcisista e supervalorizada de seus valores e importância. Eles se veem como o centro do universo e tudo deve girar em torno deles. Para o psicopata, matar, roubar, estuprar, fraudar etc, não são nada grave.
Ausência de sentimento de culpa- os psicopatas mostram uma total e impressionante ausência de culpa sobre os efeitos devastadores que suas atitudes provocam nas outras pessoas. Os mais graves chegam a ser sinceros sobre esse assunto: dizem que não possuem sentimentos de culpa, que não lamentam pelo sofrimento que eles causaram em outras pessoas que não conseguem ver nenhuma razão para se preocupar com isso.
Ausência de empatia – empatia é a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios. É a habilidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, vivenciar o que a outra pessoa sentiria caso estivéssemos na situação e circunstância experimentadas por ele. Não se esqueça: psicopata são incapaz de amar, eles não possuem a consciência genuína que caracteriza a espécie humana. Podemos classificar como chamados leve e moderado, a indiferença em relação aos outros também está presente, porém ela emerge de forma menos intensa, mas ainda devastadora para a vida das vitimas e da sociedade como um todo.
Mentiras, trapaças e manipulação - Antes de qualquer coisa, temos que considerar que todo mundo mente, uns mais, outros menos. A mentira é um ato espontâneo que permeia todos os setores da nossa vida, seja para não magoarmos uma pessoa querida. Temos que distinguir, porém, a mentira corriqueira da maneira psicopática. Os psicopatas são mentirosos, mentem com competência ( de forma fria e calculada).
Tópico 2: Psicopata: Uma visão mais detalhada – parte 2
Impulsividade – a impulsividade apresenta pelos psicopatas visa sempre alcançar prazer, satisfação ou alívio imediato em determinada situação, sem qualquer vestígio de culpa ou arrependimento.
Autocontrole deficiente - a maioria de nós o que denominamos controle arbitrário sobre nossos comportamentos. Quando um psicopata apresenta um ataque de fúria, chegamos a pensar que ele teve um “ataque súbito de loucura”. Os psicopatas apresentam níveis de autocontrole extremamente reduzidos, são denominados cabeça-quente ou pavio-curto.
Falta de responsabilidade - para os psicopatas, obrigações e compromissos não significam absolutamente nada. A sua incapacidade de serem responsáveis se estendem para todas as áreas de suas vidas. Mas uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde eles irão “aprontar”.
Obs.: psicopatas são pessoas que pensam nela mesmo e que tem mania de grandeza. Quer ser sempre o centro de toda atenção e não se coloca no lugar do outro, e para chamar sua atenção faz de tudo para ter uma boa aparência. Já o sociopata, são aquelas pessoas que gostam de se aventurar. Antigamente se tinha distinção entre ambas. Ex.: fulano é sociopata, na verdade é um transtorno que no diagnostico é chamado de antissociais. Hoje não dizemos, mas sociopata ou psicopata, pois quem é psicopata é sociopata, e quem sociopata é psicopata também.

Outros materiais