Buscar

Cópia de Saviani 2003 chamou de teorias críticas da educação e Libâneo 1985 as denominou de educação como transformação da sociedade ou progressistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saviani 2003 chamou de teorias críticas da educação e Libâneo 1985 as denominou de educação como transformação da sociedade ou progressistas. O que elas são exatamente?
 
Resposta Selecionada:
d.
Uma espécie de junção das concepções anteriores a ela, por serem críticas, mas não reprodutivistas por que apresentam uma proposta efetiva; como também práticas, como as liberais, sem serem ingênuas como tais.
Respostas:
a. 
São formas de estabelecer o que as crianças deveriam aprender.
b. 
São tudo o que indica os inúmeros passos a serem percorridos pela educação, dentre eles a retórica.
c.
São todas as maneiras pelas quais se diz como os quatro passos devem ser seguidos: clareza (apresentação), associação, sistematização e o método (aplicação e exercícios).
d.
Uma espécie de junção das concepções anteriores a ela, por serem críticas, mas não reprodutivistas por que apresentam uma proposta efetiva; como também práticas, como as liberais, sem serem ingênuas como tais.
e. 
São absolutamente tudo que indica sobre quais as maneiras de trabalhar psicologicamente com os alunos.
 
Feedback da resposta:
Resposta correta:
d) Uma espécie de junção das concepções anteriores a ela, por serem críticas, mas não reprodutivistas por que apresentam uma proposta efetiva; como também práticas, como as liberais, sem serem ingênuas como tais.
 
Comentário: Saviani (2003) chamou de teorias críticas da educação e Libâneo (1985) as denominou de educação como transformação da sociedade ou progressistas. Essas, como uma espécie de junção das duas primeiras, são críticas, como as crítico-reprodutivistas, por acreditarem nos determinantes sociais a que a escola se submete como fatores de reprodução da desigualdade existente na sociedade atual e na falta de uma democracia real e batalhadora de condições mais justas e igualitárias de vida; também são propostas práticas, como as liberais, por apresentarem uma forma de trabalho pedagógico que visa atuar dentro das escolas, mas não de forma ingênua, como as liberais, e sim buscando uma transformação da sociedade em algo mais justo e democrático, combatendo a reprodução da desigualdade social.

Continue navegando