Buscar

Portfólio 5º GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
lICENCIATURA EM Geografia
Diego do carmo
Marines APARECIDA DE BONA CARNEVALLI
RAFAEL augusto cararo
 UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRAÇA DO MIGRANTE EM CASCAVEL - PR: POR MEIO DO ESPAÇO E AMBIENTE
CASCAVEL
2017
 UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA PRAÇA DO MIGRANTE EM CASCAVEL- PR: POR MEIO DO ESPAÇO E AMBIENTE
Elaboração textual, 5º semestre do Curso de Licenciatura em Geografia apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina de Geografia Urbana; Geografia da População; Geografia Econômica e Política; Geografia Cultural; Seminário da Prática VI.
CASCAVEL
2017
intrudução
	Neste trabalho, será realizada uma análise reflexiva da parte histórico-geográfica da Praça do Migrante da Cidade de Cascavel – PR. Queremos aqui ressaltar alguns pontos da construção deste espaço e o meio em que está inserido.
	Queremos também compreender as relações entre comunidade e o espaço público, por meio, deste centro social aqui escolhido. Objetivaremos levantar síntese histórica e remetendo a contemporaneidade do local através de fotos e historicidade.
Apresentaremos o perfil do município e do espaço social analisado. Realizaremos uma avaliação do espaço público escolhido de forma ampla na qual será avaliados dez pontos principais. Elaboraremos um diagrama de avaliação de dados geográfico da Praça do Migrante. E por fim, compor tal relatório de pesquisa.
	Além disso, vamos trabalhar com uma nova ferramenta deste trabalho o Gráfico Radar que nos irá proporcionar a uma análise mediante ao espeço social escolhido para a construção deste.
1 PERFIL DO MUNICÍPIO E DO ESPAÇO PÚBLICO ANALISADO:
As variáveis aqui apresentadas da cidade de Cascavel têm com base nos dados no CENSO, buscaremos fazer uma reflexão de algumas características do perfil do Município aqui escolhido para esta análise.
O objetivo deste estudo é compreender como os espaços públicos são apropriados pela comunidade e como se dá a relação desta comunidade com esses espaços, assim como a gestão dos mesmos.
Para a elaboração deste relatório de pesquisa, queremos compreender as relações entre a comunidade e os espaços públicos. Assim será construído um conjunto de informação a respeito de cidade de Cascavel.
1.1 População
Cascavel é um município brasileiro localizado na parte oeste do Paraná eu relação a sua dimensão tem uma grande área, sendo o quinto mais populoso, com 319 608 habitantes, conforme estimativa do IBGE, publicada em agosto de 2017. A distância rodoviária até Curitiba, capital administrativa estadual, é de 491 quilômetros. 
Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.
Com área de 2.100,831 km², conta com a décima segunda maior população da Região Sul, é sede da Região Metropolitana de Cascavel, capital regional do Oeste do Paraná e polo estratégico do Mercosul
1.2 Trabalho e Rendimento
Em 2015, o salário médio mensal era de 2.5 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 38.2%. 
Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 27 de 399 e 25 de 399, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 580 de 5570 e 227 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 28.6% da população nessas condições, o que o colocava na posição 330 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 4949 de 5570 dentre as cidades do Brasil.
1.2 Educação
Em 2015, os alunos dos anos inicias da rede pública da cidade tiveram nota média de 6.3 no IDEB. Para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 4.7. Na comparação com cidades do mesmo estado, a nota dos alunos dos anos iniciais colocava esta cidade na posição 89 de 399. 
Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passava a 75 de 399. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 98.1 em 2010. Isso posicionava o município na posição 187 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 1909 de 5570 dentre as cidades do Brasil.
1.3 Economia
Em 2014, tinha um PIB per capita de R$ 29761.21. Na comparação com os demais municípios do estado, sua posição era de 87 de 399. Já na comparação com cidades do Brasil toda sua colocação era de 802 de 5570. 
Em 2015, tinha 51.2% do seu orçamento proveniente de fontes externas. Em comparação às outras cidades do estado, estava na posição 372 de 399 e, quando comparado a cidades do Brasil todo, ficava em 4935 de 5570.
1.4 Saúde
A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 10 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.1 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 227 de 399 e 371 de 399, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 3234 de 5570 e 4734 de 5570, respectivamente.
1.5 Território e Ambiente
Apresenta 59.8% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 95.1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 55.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). 
Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 75 de 399, 145 de 399 e 78 de 399, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 1820 de 5570, 890 de 5570 e 308 de 5570, respectivamente.
2 SÍNTESE DESCRITIVAS DO ESPAÇO ESCOLHIDO PARA ANÁLISE: PRAÇA DO IMIGRANTE 
O Espaço social escolhido para este trabalho, intitulada como Praça do Migrante - Florêncio Galafassi sua inauguração foi em setembro de 1997  é um espaço público do município paranaense de Cascavel, no Brasil. Com 9.530 metros quadrados, tem como destaque o Monumento ao Migrante e as bandeiras de todas as unidades federativas brasileiras.
Um local aberto a todos da população, todos podem fazer uso do local, sendo agradável estar no local, geralmente é utilizado como forma de passeio familiar, escolares, passeatas comemorativas entre outros eventos.
Praça do Migrante volta a ser ponto turístico de Cascavel, conta com mais um belo local de lazer para toda a família. Desde a sua inauguração, dia 3 de setembro, as obras de remodelação da Praça Florêncio Galafassi, conhecida como “Praça do Migrante”, restauraram um dos principais cartões postais do município, que recebe uma grande quantidade de visitantes de todas as regiões de Cascavel e de cidades vizinhas.
 A praça foi “resgatado o maior símbolo do município e dos pioneiros de Cascavel”. Outro importante ponto a ser destacado é que a revitalização da praça demonstra que os pioneiros ainda têm valor, não só quando chegaram e iniciaram a cidade. “Esta obra deve ser respeitada, pois é um memorial e patrimônio a ser usufruído pelos cascavelenses e visitantes”, afirma o prefeito. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carlesso, a remodelação da praça foi um “gesto encontrado para abraçar e homenagear os pioneiros”, além de recuperar a praça para toda a população, que antes era utilizada como “reduto para vândalos e desocupados”. 
Hoje a situação é outra e a praça é até local para realização de aulas práticas sobre meio ambiente das escolas, já que foi transformada em um lugar de “lazer e confraternização”, salienta o secretário. Estrutura Uma das grandes atrações da praça é o espelho d’água, com área de 986 metros quadrados e um moderno chafariz com dois anéis, sendo que cada um contém 60 bicos. 
 Foram afixados também mastros para as bandeiras do Brasil e de Cascavel, além de 26 mastros que correspondem às bandeiras dos 26 estados brasileiros, homenageando os migrantes que vieram de todas partes do Brasil, como um refletor para cada bandeira, cumprindo lei federal de regulamentação na exposição de bandeiras.
 MonumentoNominado de Migrante, o monumento instalado sobre o espelho d’água é constituído de cinco rampas de concreto e representa um gráfico, como se fosse o volume de migrantes que Cascavel recebeu de cada região brasileira. O primeiro da esquerda representa a região Norte, o segundo da esquerda para a direita a região Nordeste, o central a região Sudeste, sendo que o maior deles - o segundo da direita para a esquerda - representa a região Sul, e o primeiro à direita a região Centro-Oeste.
2.1 Fotos do Espaço Social escolhido
	
	
	
	
Fonte: Disponível Em Portal Cascavel. Acessado 11/09/2017.
2.2 Avaliação do Espaço Público - Tabela com pontuação de espaços públicos
	Metodologia de Avaliação de Espaços Públicos de acordo com metodologia proposta por YAMAKI (2008)
	Item a
analisar
	Pontuação
(de 1 a 3)
	Descrição (sucinta)
	1- Primeira
Impressão/ impressão final
	2
	Primeira impressão de um local calmo, onde se pode ter um deleite juntamente com a família. A impressão final e de que de fato é um totalmente convidativo para realização de amplas atividades.
	2- Relevo
	2
	Relevo com um desnível perceptível, porém com melhoras no decorrer do tempo.
	3- Acesso
	3
	Acesso rápido, fácil e aberto a todos da sociedade a qualquer momento.
	4- Escala.
	3
	Um espaço ótimo, com uma grande dimensão em relação aos seus arredores.
	5- Vegetação
	2
	Vegetação de grande valia de forma decorativa com várias plantas e árvores de múltiplas espécies. Nada artificial.
	6- Mobiliário
	3
	A Praça conta uma grande dimensão de bancos com fortes luminárias coloridas, chafariz, mastros com todas as bandeiras estaduais do Brasil.
	7- Visuais
	2
	A visão é clara, limpa, mostra ser um local grande e que é frequentado por integrantes da comunidades.
	8- Outras Paisagens
	1
	A praça esta inserida na avenida principal da cidade, conta com uma livraria a sua frente e esta localizada em uma dimensão central.
	9- História e significado do espaço público e do entorno
	3
	Um contexto histórico muito importante em relação ao processo e crescimento da cidade.
	10- Apropriação pela comunidade
	2
	Apropriação da comunidade de forma continua, nos três períodos do dia.
	Referências: 
YAMAKI, H. Praças históricas: avaliação do caráter. Londrina: Edições Humanidades, 2008.
3 DIAGRAMAÇÃO DE AVALIAÇÃO/GRÁFICO RADAR 
	Usamos para construção deste trabalho, uma forma avaliativa, por meio, do gráfico radar, onde por meio deste, podemos coletar grande dados para a conclusão de nosso trabalho. Ressaltando que nosso espaço social escolhido é uma praça com localidade no centro da região de Cascavel-PR.
	Avaliamos aqui diversos fatores propostos para este trabalho. Neste sentido, o método geométrico desenvolvido por Masaaki Miyamoto e divulgado por Albach [1987], mais que um procedimento original de expressar e comparar o desempenho de empresas e entidades econômicas, representa um notável avanço no ferramental disponível para o controle gerencial.	 
O Gráfico Radar foi descrito no trabalho de Ornstein (1989), que o apresenta como um procedimento original de expressar e comparar o desempenho de entidades econômicas.
 Referido autor observa que, como instrumento de visualização do desempenho para comparações entre situações diferentes, o Gráfico Radar apresenta grandes vantagens, quando comparado com outros instrumentos semelhantes, entre os quais se incluem a Matriz de Ansoff, o Gráfico BCG e o Gráfico GE/McKinsey. 
Em sua forma original, o Gráfico Radar é materializado em um polígono cujas diagonais constituem coordenadas nas quais se registram os índices de balanço, do mercado, etc., considerados como relevantes para criar uma imagem do desempenho. 
Segundo Ornstein (1989), a área do polígono assim gerado mede o desempenho da entidade através de uma comparação com os gráficos obtidos por empresas do mesmo ramo ou até de um universo maior de entidades com características econômicas semelhantes. 
Entretanto, referido autor reconhece três aspectos problemáticos no modelo original do Gráfico Radar: A.– determinar uma escala racional de valor para as coordenadas; B.– a escolha dos índices de avaliação e, C.– uma clara conceituação do étimo “desempenho”.
Em sua versão original, o Gráfico Radar é constituído por polígonos de forma triangular, aglutinados frouxamente ao redor de um ponto central, o que levou Mosley & Mayer (1999) a defini-lo como “Gráfico da Teia de Aranha” (Spider Web Chart). O Gráfico Radar ganha muito em clareza e utilidade, quando ficar centralizado em torno de um Círculo de Eventos.
 Fonte: Gráfico criando pelo autor: CARARO, Rafael, aluno/integrante deste grupo.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Foi um trabalho muito prazeroso por natureza, pois através dele pudemos voltar ao passado e relembrar daqueles que há algum tempo lançaram as sementes do que hoje é a pujante cidade de Cascavel. Nada mais justo do que homenagear valentes famílias pioneiras que fizeram de um lugar ermo e sem condições adequadas um lugar agradável e desenvolvido cultural e socialmente, lógico que a cidade ainda tem muitos desafios nos quesitos de elevação do IDH, mas dada a pouca idade da referida cidade acreditamos que estamos no caminho certo.
	Escolhemos esta praça devido ao que foi dito acima e também por ser um local agradável de estar seja pela herança cultural ou pela beleza, pois é uma praça muito bem construída e bem localizada, estando colocada no centro da cidade onde há tempos atrás se iniciou o comércio e como consequência expansão territorial cascavelense.
	Por fim acreditamos que esta praça será sempre um dos mais importantes cartões postais da cidade, e que os filhos, netos e bisnetos dos valentes desbravadores destas terras terão nela sempre um local bonito e inspirador, local este que vela e protege a memória dos antepassados queridos e inspira e ensina aos descendentes e vindouros, valores que só o tempo é capaz de guardar e transmitir.
5 ANÁLISE DE RELATÓRIO DE PESQUISA 
A pesquisa que deu origem à este trabalho, foi sobre a Praça do Migrante, localizada na cidade de Cascavel, Paraná. Pudemos analisar com este estudo, que a praça do Migrante é de suma importância não apenas para o cidadão Cascavelense, mas também, para todos os que migraram para esta cidade, pois a mesma os representa. 
Local de fácil acesso, pois encontra-se localizada na avenida principal da cidade, agradável e com muita beleza a praça do Migrante tornou-se um local turístico para visitantes forasteiros e locais. É propício à confraternizações, aulas práticas, entre outras recreações para os cidadãos locais. 	
A praça representa os Migrantes de Cascavel, cada rampa nela contida representa uma região do Brasil, como se fosse um gráfico representando a quantidade de pessoas que vieram de cada região. Também nela existem todas as bandeiras dos Estados do Brasil, representando em sua totalidade, o Migrante. 	
O local atualmente é preservado pelos órgãos munícipes, pois é considerado um patrimônio publico de Cascavel.
Por fim, podemos perceber que o Gráfico Radar, construído segundo os procedimentos detalhados neste trabalho, oferece aos gestores uma visão ampla e realista do desempenho de uma entidade. É fácil de construir, apresenta resultados claros, e explica perfeitamente os fenômenos que se pretende demonstrar, discutir e analisar.
REFERÊNCIAS 
ALBACH, Horst & MOERKE, Andreas. Die Überlegenheit der japanischen Unternehmen im globalen Wettbewerb. Berlin, Wissenschaftszentrum Berlin
für Sozialforschung, Discussion Paper FS IV 96-4, Mai 1996.
MOSLEY, Hugh & MAYER, Antje. Benchmarking National Labour Market Performance: a Radar Chart Approach. Berlin, Wissenschaftszentrum Berlin
für Sozialforschung Discussion Paper March 1999 ISSN Nr. 1011-9523, March
1999.
ORNSTEIN, Rudolf. Gráfico RADAR: uma forma alternativa de medir o desempenho econômico-financeiro. Porto Alegre, Revista do CRCRS, [18]2:8,
jul. 1989.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS 
http://www.cascavel.pr.gov.br/Acessado as 02h00min do dia 15/09/2017

Continue navegando