Buscar

exame objetivo CONTABILIDADE BÁSICA

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE BÁSICA
	Data de início:
	18/06/2015 14:49
	Prazo máximo entrega:
	18/06/2015 15:49
	Data de entrega:
	18/06/2015 15:30
Questão 1/10
Realize a abertura dos razonetes com os saldos indicados abaixo e contabilize os fatos selecionados. Ao final, estruture o balancete de verificação simplificado e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
 Saldos de Abertura:
Fatos:
 
Pagamento de duplicata, em dinheiro, no valor de $ 500.
Recebimento de duplicatas no valor de $ 3.200, com depósito no Banco.
Recolhimento de Impostos através do cheque nº 0015, no valor de $ 800.
Compra de móveis no valor de $ 1.500. Obs.: Esta compra já havia sido paga no mês anterior conforme a conta de Adiantamento a Fornecedores.
Venda à vista, pelo preço de custo, de um computador no valor de $ 2.300. O recebimento do valor da venda foi depositado no caixa da empresa.
 
Com base nas informações acima marque a opção que apresenta o saldo atualizado das origens e aplicações de recursos respectivamente.
	
	A
	38.700 e 39.700
	
	B
	38.700 e 38.700
Você acertou!
passivo representa a origem dos recursos e o ativo as aplicações dos recursos. Razonete – controle individual das contas.
Total de Origens= 38.700,00
Total de Aplicações = 38.700,00 (veja cap. 4).
	
	C
	39.200 e 39.200
	
	D
	39.200 e 38.700
Questão 2/10
O sistema tributário nacional congrega um conjunto de leis e regulamentações que o tornam muito complexo.
 
Em relação ao sistema tributário, analise as proposições abaixo, em seguida marque a alternativa correta:
 
I – O ISS é de competência estadual e é tributação sobre o lucro.
II – Tributação das empresas pode ser dividida ou classificada em: tributação sobre faturamento, tributação sobre lucro e tributação de obrigações sociais.
III – O IRPJ, a CSLL e o FGTS, são exemplos de tributação sobre faturamento.
 
Das alternativas acima, quais delas estão corretas?
	
	A
	As alternativas I – II – III estão corretas.
	
	B
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	C
	As alternativas I – III estão corretas.
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta.
Você acertou!
I – Incorreta: o ISS é de competência municipal e é tributação sobre faturamento. II – correta. III – Incorreta: O IRPJ e a CSLL são tributação sobre o lucro e o FGTS é tributação de obrigações sociais (veja cap. 6).
Questão 3/10
O sistema tributário nacional congrega um conjunto de leis e regulamentações que o tornam muito complexo. No que se refere ao sistema tributário é correto afirmar.
	
	A
	A Lei Complementar 123/2006, instituiu o simples federal e revogou a Lei 9.317/96 que tratava do simples nacional.
	
	B
	A Lei Complementar 123/2006, instituiu o simples nacional e revogou a Lei 9.317/96 que tratava do simples federal.
Você acertou!
A Redação correta é: A Lei Complementar 123/2006, instituiu o Simples Nacional e revogou a Lei 9.317/96 que tratava do Simples Federal. A Lei Complementar 123/2006 tornou a apuração dos impostos e das contribuições das empresas mais simples, mas não as desobrigou de continuarem atentas a outras variáveis que podem ser mensuradas pela escrituração contábil (veja cap. 6).
	
	C
	A Lei Complementar 123/2006 tornou a apuração dos impostos e das contribuições das empresas mais complexas, porém desobrigou o acompanhamento de outras variáveis que podem ser mensuradas pela escrituração contábil.
	
	D
	A Lei Complementar 123/2006 tornou a apuração dos impostos e das contribuições das empresas mais simples, e também desobrigou o acompanhamento de outras variáveis que podem ser mensuradas pela escrituração contábil.
Questão 4/10
O passivo, de acordo com a Lei 6.404/1976 que regulamenta as divisões do balanço patrimonial, e é classificado como: passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
 
De acordo com essa divisão, enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira e, em seguida marque a sequência correta de resposta.
	(C) PASSIVO CIRCULANTE
	( ) Financiamentos a Longo Prazo
	(N) PASSIVO NÃO CIRCULANTE
	( ) Ações em Tesouraria
	(L) PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	( ) Obrigações Tributárias
	 
	( ) Ajustes de Avaliação Patrimonial
	 
	( ) Obrigações Trabalhistas
	
	A
	C – L – L – N – C
	
	B
	N – C – C – L – C
	
	C
	C – L – L – N - C
	
	D
	N – L – C – L – C
Você acertou!
PASSIVO CIRCULANTE: Obrigações Diversas, Obrigações Trabalhistas, Obrigações Tributárias. PASSIVO NÃO CIRCULANTE: Financiamentos a Longo Prazo. PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Ajustes de avaliação patrimonial, Ações em Tesouraria e Lucro ou Prejuízo Acumulado (veja cap. 3).
Questão 5/10
A demonstração do resultado do exercício, regulamentado pelo art. 187 da Lei 6.404/1976, visa à apuração do resultado econômico no exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração.
 
Assinale a seguir, as contas que obrigatoriamente serão encerradas quando da apuração do resultado do exercício:
	
	A
	Salários a pagar e IPI a recuperar;
	
	B
	Encargos com depreciação e juros ativos.
As contas: Salários a Pagar e IPI à Recuperar; Seguros a Vencer e Depreciação acumulada de veículos, Bancos conta Movimento e Capital a integralizar, são contas Patrimoniais que poderão apresentar saldos no encerramento do exercício. Encargos com depreciação e Juros Ativos – são contas de despesas que devem ser encerradas na apuração do DRE (veja cap. 6).
	
	C
	Seguros a vencer e depreciação acumulada de veículos.
	
	D
	Bancos, conta movimento e capital a integralizar.
Questão 6/10
No que se refere aos demonstrativos de fluxos de caixa regulamentada pelo art. 188 da Lei 6.404/1976, marque V(verdadeira) e F(falsa) para as afirmativas abaixo e em seguida marque a opção com a sequência correta de resposta.
 
( )   A DFC visa a apuração do resultado econômico do exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração.
( ) O fluxo das atividades operacionais tem por objetivo demonstrar as movimentações ocorridas com o resultado, ou seja, ligadas à produção e à entrega de bens.
( ) O fluxo das atividades de financiamento demonstra as variações relacionadas com o ativo não circulante, mais especificamente dos grupos de investimentos e imobilizados.
( ) O método indireto de elaboração das DFC, é também conhecido como método da conciliação.
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – V
Falsa - A DFC visa a apuração do resultado econômico do exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração. (refere-se a demonstração do resultado do exercício). As demais são todas verdadeiras (veja cap. 6).
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V
Questão 7/10
Das alternativas abaixo qual representa uma operação que constitui alteração patrimonial modificativa aumentativa?
	
	A
	Pagamento de título descontado.
	
	B
	Recebimento de crédito em conta corrente.
	
	C
	Compra de mercadoria com preço superior ao de mercado.
	
	D
	Recebimento de juros.
fato modificativo provoca a alteração do patrimônio da empresa implicando diretamente a alteração do patrimônio líquido. Podem desenvolver da seguinte maneira: modificando o patrimônio total e o patrimônio líquido, provocando aumento (modificativo aumentativo). A conta que representa este fato é: recebimento de juros (veja cap. 4).
Questão 8/10
No que se refere a apuração do ICMS, sabe-se que este deve seguir o regime de competência mensal, ou seja, deve ser elaborado todos os meses.
Quanto a conta de ICMS a recuperar, analise as assertivas abaixo e marque V para as alternativas corretas e F para as erradas e, em seguida, marque a sequencia correta de resposta.
(   ) É debitada em contrapartida de uma conta do patrimônio líquido.
(   ) Apresenta saldo devedor e indica um crédito da empresaperante o fisco.
(   ) Será classificada no balanço patrimonial, no grupo do passivo circulante.
(   ) Será classificada no balanço patrimonial, no grupo do ativo circulante.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
a conta ICMS a recuperar é classificada no ativo circulante, apresenta saldo devedor e indica um crédito da empresa perante o fisco (veja cap. 5).
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – F
Questão 9/10
Apesar da exigência da legislação, o encerramento do exercício financeiro é de vital importância para a evolução patrimonial, pois, com base nas informações apuradas, poderão ser tomadas as decisões necessárias para o sucesso da empresa.
 
A demonstração contábil que revela o dividendo por ação do capital realizado é:
	
	A
	Balanço patrimonial.
	
	B
	Demonstração do resultado do exercício.
	
	C
	Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados.
Você acertou!
demonstração dos lucros e prejuízos acumulados- regulamentada pelo art. 186 da Lei 6.404/1976 visa a demonstração da evolução da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados revelando os eventos que influenciaram a modificação do seu saldo e revela o dividendo por ação do capital realizado (veja cap. 3).
	
	D
	Demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Questão 10/10
As receitas representam os valores auferidos no momento das vendas das mercadorias ou dos outros bens da empresa ou no momento da prestação de serviços a terceiros.
 
Sobre as receitas, analise as afirmativas abaixo e marque V para as respostas corretas e F para as erradas, em seguida marque a opção com a sequência correta de resposta.
 
( ) A principal característica da receita é que quando elas ocorrem diminuem uma conta do ativo.
( ) As receitas de comissões é um tipo de receita que é gerada pelas empresas de representação comercial.
( ) A receita não operacional é caracterizada por atividade que não faz parte dos negócios comuns e rotineiros da empresa,
( ) As receitas não operacionais, passaram a figurar no DRE em um grupo chamado outras receitas.
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
opção falsa - A principal característica da Receita é que quando ocorrem diminuem uma conta do ativo. – correto é: aumentam a conta do ativo. As demais estão todas corretas (veja cap. 3).
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F

Continue navegando