Buscar

Corpo e Movimento na Educação Física

Prévia do material em texto

CORPOREIDADE E MOTRICIDADE
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE3533_EX_A2_201708329935_V4 
	04/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): VANDERLEA CONSTANTINO DA SILVA
	2019.1 - F
	Disciplina: SDE3533 - CORPOREIDADE E MOTRICIDADE 
	201708329935
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O corpo é uma casa, uma morada localizada em um quarteirão infinito, construída com partes interligadas por substâncias vitais, habitada por sentidos e segredos, envolta por janelas perspectivais, circunvizinhada por outras casas, com as quais mantém uma relação de dependência e ao mesmo tempo de individualidade... (Merleau-Ponty 1994 ). Analise o texto e em seguida assinale a alternativa que contemple a melhor caracterização do corpo para Merlau-Ponty (1,0).
		
	
	canal de acesso liberado
	
	canal voltagem ¿dependente
	
	o corpo está sempre inacessível.
	
	o corpo não deve ser respeitado e construído com diversas
	 
	o corpo deve ser respeitado e construído com diversas experiências
	
Explicação: corporeidade aplicabilidade
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em nossas aulas estudamos diferentes teorias relacionadas a história do corpo. Ainda que sejam diferentes as abordagens e os olhares sobre essas temáticas, uma certeza permanece: a de que o corpo é, acima de tudo, histórico. Essas reflexões têm permitido que o estudante e o profissional de educação física possam compreender o corpo para além das definições biológicas e fisiológicas, sendo assim ao estudarmos o as atividades corporais precisamos considerar que o movimento humano:
		
	
	É desconstruído social, cultural e filosoficamente.
	
	É destruído social, cultural e economicamente.
	 
	É reconstruído social, cultural e filosoficamente.
	
	É desconstruído social, cultural e biologicamente.
	 
	É construído social, cultural e historicamente.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O ponto de partida para que se possa entender melhor o conceito de corpo presente nas ideias do homem contemporâneo está na Grécia, berço da cultura e da civilização Ocidental. Por isso, é fundamental compreender o pensamento grego do período Clássico que, por meio da filosofia, procurava entender o homem e fez isso de forma racional, colocando o Homem como oposição a todas as coisas. ¿De um lado o homem, do outro, a natureza.¿ (CARMO JR., 2005, p. 15) Assinale, dentre as alternativas abaixo, a proposta de educação física de acordo com a concepção grega:
		
	
	Desenvolver a paz, a empatia, a tolerância, o diálogo, a cooperação, a capacidade de ser solidário, numa palavra, a ética.
	 
	Desenvolver o conhecimento sobre o corpo do indivíduo e o corpo do outro, a capacidade de agir no mundo, numa palavra, a corporeidade.
	
	Desenvolver o conhecer, a compreensão, o corpo, o equilíbrio, a expressividade, a capacidade de sentir, numa palavra, a motricidade.
	 
	Desenvolver a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade.
	
	Desenvolver o pensar, o controle, a repetição de movimentos, a mecanização, a capacidade de reproduzir, numa palavra, a docilização.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Maurice Merleau-Ponty foi influenciado pela fenomenologia de Husserl, sobretudo pela possibilidade de se refletir sobre a vida cotidiana. Segundo Medina (1987, p.52) para Merleau Ponty ¿Quer se trate do corpo de outrem, ou quer se trate do meu, não tenho outro modo de conhecer o corpo humano senão o de vivê-lo, isto é, de assumir por minha conta o drama que me atravessa, e confundir-me com ele.¿ Partindo desse pressuposto ao analisar uma aula de educação física que seja desenvolvida com base nas ideias de Maurice Merleau-Ponty observaremos que:
		
	
	O professor prioriza o controle motor
	
	O professor prioriza a performance esportiva
	
	O professor prioriza o gesto mecânico
	
	O professor prioriza a docilização do corpo
	 
	O professor prioriza a cultura corporal
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que podemos destacar como perspectiva de estudo da disciplina Corporeidade e motricidade humana na visão de Merleau Ponty?
		
	 
	Apresentar aos alunos o esporte como principal exercício de índice de qualidade de vida.
	
	O estudo das brincadeiras no decorrer da educação básica.
	
	Estuda especificamente a cultura corporal de movimento que é objetivo da educação física escolar.
	
	Apresentar a ludicidade como forma de ensino aprendizagem apenas na educação infantil.
	 
	Compreender o corpo humano como lugar de aprendizagem e integrar o corpo nesse mundo de exigências e de possibilidades.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Merleau-ponty (1996): "não reúno as partes de meu corpo uma a uma; essa tradução e essa reunião estão feitas de uma vez por todas em mim: elas são meu próprio corpo (...). Mas eu não estou diante de meu corpo, estou em meu corpo, ou antes, sou meu corpo". Esta ideia é fundamental para a Educação Física, uma vez que
		
	 
	trabalha com o movimento corporal e, portanto, trabalha com o homem em sua totalidade.
	
	considera apenas os aspectos cognitivos, uma vez que o mais importante para compreender o homem é a sua racionalidade.
	
	considera somente os estágios de desenvolvimento motor dos indivíduos para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados.
	
	privilegia o movimento, e portanto, considera apenas os aspectos anatômicos e fisiológicos.
	
	o mais importante em sua prática é a aprendizagem e repetição de gestos técnicos e esportivos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Merleau Ponty (1969) as aulas de Educação Física Escolar devem estimular a presença do corpo encarnado, ou seja, do "corpo que olha todas as coisas e que também é capaz de olhar a si, que se vê vidente, toca-se tateante... Corpo que se move não pela reunião de partes e na ignorância de si, mas irradiando de um si, captado no pano de fundo do mundo, com a coesão de uma coisa; de um anexo ou um prolongamento dele mesmo, incrustadas na sua carne, pois o corpo é o lugar de todo o diálogo que envolve o eu e o mundo".
No que se refere ao assunto Corporeidade e Educação Física podemos afirmar que:
		
	 
	Um professor de educação física escolar que oportuniza situações de reflexão entre os alunos sobre o próprio corpo e o corpo do outro trabalha na pesrpectiva da corporeidade.
	
	A construção da Corporeidade nas aulas de Educação Física escolar deve se orientar pela valorização da aptidão física e a padronização de gestos.
	
	Um professor de educação física escolar que demonstra respeito as diferenças físicas e culturais dos alunos revela uma prática pedagógica voltada para concepção de homem dualista.
	
	O grande desafio do professor de educação física escolar, nos anos iniciais, é promover uma prática pedagógica que privilegie o corpo-objeto.
	
	O que caracteriza uma prática pedagógica comprometida com a corporeidade é a promoção do comportamento disciplinado e padronizado dos alunos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"A Motricidade Humana, por sua vez, consistiria no estudo das inter-relações culturais e biológicas (ontogenéticas e filogenéticas) no Movimento Humano [...] (GALVÃO e outros in DARIDO e RANGEL, 2005, p. 27)".
Relacionado ao significado dos termos Ciência da Motricidade Humana com as afirmativas abaixo marque a alternativa correta:
I - Uma ambiguidade entre as influências biológicas e culturais no movimento dos seres humanos.
II - A valorização das questões do meio ambiente e da subjetividade de quem se movimenta.
III - Uma áreatemática de estudos, uma profissão ou um componente do currículo escolar.
IV - Um entendimento único da mecânica do movimento
		
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas;
	
	As alternativas II e IV estão corretas;
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas;
	
	As alternativas III e IV estão corretas.

Continue navegando