Buscar

Geografia Urbana

Prévia do material em texto

Cemitério 
A origem do cemitério,vamos partir do significado dado à palavra cemitérioque se origina do grego koumetérion,que se referia ao local onde se dormia.A utilização se deu pela Igreja católica (descanse em paz).
Este mesmo espaço onde as pessoas demonstram afeto e carinho pelos entes queridos através de ações como a construção de uma capela, jardins,lápides e frases comprovando a gratidão.
O nome do cemitério de Rosário do Sul é SÃO SEBASTIÃO,não existe nem registro data de origem do cemitério por parte da prefeitura:os arquivos começam a partir de 1904 sem nenhum dado conservado do século 19.
O CEMITÉRIO É DIVIDIDO EM 3 PARTES:Velho,o do meio e o novo,com a quantidade de mortos da cidade foram obrigados a expandir, estátisticascas do ano de 2011 mostram que o cemitério tem cerca de 47,000 defuntos ,conforme o supervisor nos falou cerca de 1,06% de pessoas morrem por dia em nossa cidade neste mês passado morreu cerca de 127 pessoas.
O cemitério São Sebastião é horizontal e vertical,podemos ver a diferença de classe social através de seus Jazidos Capelas e Túmulos monumental,Túmulos porte médio,quando eles apresentam peças de requinte,arte elaboradas como imagens,estatuetas e acabamentos em mármore. O cemitério São Sebastião tema as 3 categorias: Túmulos,Ossários, Mausoléu.
Temos enterrados no Cemitério como vários combatentes da Revolução de 1923,o mais inlustre,o tropeiro e General federalista Honório Lemes (O leão do Caverá),Queixinho da Merência moça que foi assassinada tragicamente, Oliveira Silveira poeta brasileiro um dos fundadores do Grupo dos Palmares,um dos lideres da campanha pelo reconhecimento do dia da consciência negra 20 de novembro.
O que sabemos sobre este lugar é que será nossa ultima morada, depositamos lá corpos alem de lembranças de quem já se foi ,onde podemos relembrar e matar a saudade de entes queridos,representa a cidade dos mortos .

Continue navegando