Buscar

Educação em Saúde, Princípios do SUS e LDB

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Levando em consideração o que estudamos nas aulas, qual a melhor definição para o conceito de Educação em Saúde.
		
	
	Método usado para organizar e direcionar as ações do enfermeiro, como instrumento sistematizado para toda equipe de enfermagem;
	
	Ações realizadas em sequência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir.
	 
	Método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado, satisfazendo as necessidades das pessoas de forma global e eficaz. (IYER; TAPTICH & BERNOCCHI-LOSEY, 1993)
	 
	A educação está presente a todo o momento na vida do ser humano. Ela prevê interação entre as pessoas envolvidas dentro do contexto educativo e destas com o mundo que as cerca, visando a modificação de ambas as partes. Porém, é processo complexo e não existe uma definição única.
	
	Pode ser entendida como qualquer tipo de prática pós-ensino secundário. Com o desígnio de obter as denominações promovidas pelo mercado de trabalho que sempre se encontra em constante variação.
	
Explicação:
Educação em saúde é uma temática complexa em sua exequibilidade, devido às diversas dimensões que a compreendem: política, filosó- fica, social, religiosa, cultural, além de envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A educação é um processo que se dá através da:
		
	
	exclusão de pessoas com menor poder aquisitivo.
	
	luta diária por melhores condições de vida.
	
	transformação das pessoas com maior poder aquisitivo.
	
	inclusão de apenas um grupo populacional.
	 
	interação entre as pessoas e o mundo que as cerca.
	
Explicação:
Nada mais verdadeiro do que afirmar que o processo educacional tem um significado imprescindível para o desenvolvimento do ser humano, tanto no passado, como no mundo atual.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre os princípios do SUS encontra-se a integralidade que significa:
		
	 
	a oferta de atenção necessária à saúde da população, promovendo ações contínuas de prevenção e tratamento aos indivíduos e as comunidades, em quaisquer níveis de complexidade
	
	a disponibilidade de recursos com justiça, de acordo com as necessidades de cada um,canalizando maior atenção aos que precisam mais.
	
	a definição das competências específicas e as atribuições comuns à União, Estados, Municípios e o Distrito Federal.
	
	o SUS deve atender a todos sem distinções ou restrições, oferecendo toda atenção necessária, sem qualquer custo.
	
	ao fomento e estímulo a participação da sociedade nas decisões políticas e de financiamento do sistema público de saúde.
	
Explicação:
A 'integralidade' é um dos princípios doutrinários da política do Sistema Único de Saúde (SUS) ¿, que se destina a conjugar as ações direcionadas à materialização da saúde como direito e como serviço.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais ¿ DCN (Brasil, 1996) - para os Cursos da Área da Saúde, proporcionaram a possibilidade de novas práticas, relacionadas à promoção e prevenção da saúde. Na perspectiva da LDB a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, preparo para o exercício da cidadania e para a qualificação para o trabalho. Com isso, em seu Artigo 3º são apresentados princípios que devem nortear o ensino no país.
		
	
	Valorização da experiência intra¿escolar; desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
	
	Valorização do profissional da educação escolar; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
	
	Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
	
	Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
	 
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço a tolerância etc.
	
Explicação:
A atual LDB não se preocupa apenas em garantir o acesso ao aluno na escola, mas também sua permanência. É possível entender este dispositivo se nos reportarmos às altas taxas de evasão e repetência indicadas pelas pesquisas realizadas na década de 1990. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É correto afirmar sobre os princípios do SUS:
		
	
	a participação social significa o apoio da indústria e comércio nas decisões políticas governamentais
	
	a integralidade significa que o SUS deve disponibilizar recursos e serviços com justiça, oferecendo maior atenção aos que mais necessitam
	
	a descentralização significa que o SUS deve garantir a participação da população na gestão da saúde pública
	 
	a universalidade significa que o SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária e sem custos
	
	a equidade significa que o SUS deve oferecer a atenção necessária à saúde da população promovendo ações contínuas de cuidado em qualquer nível de complexidade
	
Explicação:
Assim, universalidade, segundo definição da Organização Mundial de Saúde, significa que todos os cidadãos de determinado país tem acesso a serviços de saúde, que podem ser públicos ou privados sem que, para isso, sofram dificuldades financeiras. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com nossa leitura histórica, percebemos que a Educação em Enfermagem sofreu e vem sofrendo mudanças de acordo com o cenário político , social e econômico do nosso país . Portanto, o marco na trajetória da saúde e reflexo desta no Ensino da Enfermagem na década de 80 foi:
		
	 
	A VIII Conferência Nacional de Saúde , Promulgação da Constituição Brasileira, Criação do SUS e aprovação da Lei Orgânica
	
	O cenário político problemático da época , principalmente no referente à Saúde Pública, impulsionou a fundação da Escola de Enfermeira , ,com a Departamento Nacional de Saúde Pública .
	 
	A VII Conferência Mundial de Saúde, A criação da OMS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde e do SUS .
	
	Mudanças no currículo do curso de Enfermagem através da persistência da ABEN, aprovação da Lei Orgânica e SUS
	
	A Ciência da Enfermagem volta a fazer parte do currículo da formação do Enfermeiro ,através das novas matrizes curriculares ,
	
Explicação:
A preocupação com a formação do enfermeiro no contexto da realidade brasileira pode ser percebida desde a realização do levantamento sobre os recursos e necessidades de Enfermagem no Brasil.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São considerados princípios do SUS:
		
	
	participação social e distribuição de renda
	
	centralização e universalidade
	
	democratização e liberdade
	 
	integralidade e universalidade
	
	equidade e centralização
	
Explicação:
Princípios que regem e norteiam as ações de saúde:
Universalidade: Todo cidadão tem direito a todos os serviços públicos de saúde. E o Governo tem o dever de prover a assistência à saúdeigualitária para todos.
Integralidade:  Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. A integralidade trabalha em todo o ciclo vital do ser humano, do nascimento até a morte. Esse princípio foca na prevenção e reabilitação da saúde. É preciso ter ações preventivas antes do ser humano adquirir a doença.
Equidade: Toda pessoa é igual perante o SUS. Porém esse princípio não significa prover os mesmos serviços de saúde para todos, pois o atendimento deve ser realizado de acordo com a necessidade de cada um. É influenciada pelas características, particularidades, perfil epidemiológico, agravantes de saúde de cada região. Os municípios, Estados e/ou Governo Federal devem trabalhar de acordo as necessidades de cada região, para que seja contemplada com os serviços de saúde que realmente precisa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao considerarmos o grau de interação e intencionalidade para provocar mudanças por meio da educação, podemos classificar os processos educativos de duas formas:
		
	
	acadêmica e domiciliar.
	
	clássica e moderna.
	 
	formal e não formal.
	
	ética e moral.
	
	potencial e intencional.
	
Explicação:
A educação formal tem um espaço próprio para ocorrer, ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos, enquanto a educação informal pode ocorrer em vários espaços, envolve valores e a cultura própria de cada lugar.

Continue navegando