Buscar

Ética e Conduta Profissional na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A concepção de que presenciar maus-tratos, abusos ou comportamentos degradantes e não os denunciar ou evitar transforma o profissional de saúde em cúmplice de crime contra o outro é:
		
	
	Uma conduta ética desejável, mas que não pode ser exigida obrigatoriamente do profissional.
	 
	Um princípio definido pela Resolução 37/194 da ONU.
	
	Uma orientação do Ministério da Saúde para os profissionais que atuam em hospitais públicos.
	
	Uma jurisprudência que vem sendo contestada pelo Supremo Tributal Federal.
	
	Um equívoco, uma vez que o profissional de saúde não tem poder de polícia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A inversão de valores verificada com o desenvolvimento científico marcou posturas diferentes dos profissionais de saúde, que:
		
	
	passaram a valorizar somente os sintomas das doenças;
	
	passaram a se interessar unicamente pela evolução dos fármacos para o tratamento dos doentes.
	
	passaram a se interessar por uma conduta unicamente assistencialista;
	 
	passaram a observar os pacientes de maneira holística;
	
	passaram a desconsiderar aspectos emocionais na avaliação de seus pacientes;
	
Explicação:
Na medida em que o desenvolvimento promovido pelas pesquisas em doenças adentra aos hospitais públicos, só utilizado à época pelos pobres, houve uma priorização de aspectos concretos das doenças. A posteriore, verificou-se que a parte emocional não podia ser deixada de lado e os profissionais passaram a ter uma percepção holística de seus pacientes.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um profissional de saúde, no exercício de sua profissão, presenciou a negligência de um colega de trabalho em relação a alguns pacientes, levando o caso ao conhecimento do gestor do setor. Este profissional:
		
	 
	Agiu corretamente, pois não pode compactuar com práticas de negligência, abusos ou desrespeito.
	
	Agiu corretamente, contudo deveria ter exposto o caso para todos, provocando humilhação e constrangimento para o profissional que praticou negligência.
	
	Agiu equivocadamente, pois a negligência é algo comum na saúde e deve ser valorizada.
	
	Agiu equivocadamente, pois prejudicou um colega de trabalho.
	
	Agiu equivocadamente, uma vez que negligência não gera prejuízos aos pacientes.
	
Explicação:
Uma vez presenciada a negligência e o descaso de profissionais de saúde em relação aos pacientes, o correto a se fazer é levar o caso ao gestor. este deverá, então, tomar as atitudes cabíveis no sentido de corrigir as atuações do profissional ou mesmo substituí-lo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em um hospital da rede pública de saúde, um psicólogo em atuação, presencia um ato de violência verbal contra um idoso por parte de um membro da equipe atuante em determinada enfermaria. Não sendo a primeira vez que presencia o ocorrido. Ao questionar, recebe como argumento que a atitude tomada, foi em função de muito estresse. Informa ainda que o paciente é muito teimoso e não colabora. Considerando tal descrição, marque dentre as alternativas abaixo, aquela que expressa qual atitude o psicólogo deve tomar frente ao caso.
		
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional equilibrando as normas existentes e a realidade que se apresenta. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional. Devido às más condições do serviço público de saúde o psicólogo deve ser empático e reconhecer o estresse diário pelo qual passam as equipes de saúde. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	 
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. Não precisam investigar os responsáveis pelos maus tratos ou descobrir qualquer motivação, cabendo a eles, exclusivamente o ato de comunicar o fato à autoridade legal e desenvolver as ações de sua especialidade para o tratamento e recuperação da vítima.
	
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. O psicólogo deve investigar os responsáveis pelos maus tratos e principalmente descobrir as motivações para informar à autoridade legal o maior número de detalhes possíveis para intervenção.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, devem se preocupar com o seu campo de atuação. Não é de responsabilidade do psicólogo, assuntos não relacionados à sua pratica profissional como o manejo de um paciente na enfermaria.
	
Explicação:
Desde 2006, o dia 15 de junho é lembrado como dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma mobilização mundial tanto no âmbito social como no político, para que as pessoas não aceitem esse tipo de violência e não se esqueçam da importância do tema.(BRASIL, 2016)
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Hoje é notório que um trabalho bem sucedido em saúde depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. A partir desta afirmativa é correto afirmar que:
		
	 
	Há uma profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes e com isso conseguem também minimizar resistências, otimizar relatos e adesões aos tratamentos.
	
	A qualidade técnica do profissional pode e deve ser complementada por uma postura mais humanizada, no entanto, se esta não ocorrer, não compromete o trabalho terapêutico se este for tecnicamente bem executado.
	
	Um bom processo relacional entre profissional e paciente é mais determinante de um processo terapêutico bem sucedido do que a utilização de técnicas e procedimentos modernos.
	
	Nenhuma técnica ou procedimento profissional pode ser considerado eficaz sem que seja acompanhado de uma postura relacional positiva.
	
	A qualidade interacional da relação entre profissional e paciente não tem qualquer valor terapêutico por si só e sempre deve ser acompanhado de procedimentos técnicos para que possa surtir algum tipo de efeito sobre os pacientes.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito da ética aplicável à função do profissional de saúde, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - Os profissionais de saúde devem participar ativamente dos atos de tortura e tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes de presos ou pessoas em restrição de liberdade. II - Presenciar maus-tratos, abusos ou comportamentos degradantes é normal e cotidiano, devendo o profissional de saúde se manter em silêncio para não se prejudicar. III - O profissional de saúde pode ser transformado em cúmplice de crime contra o outro ao não denunciar os maus tratos que presenciar. Está correto o que se afirma em:
		
	
	II
	
	II e III
	 
	III
	
	I e II
	
	I
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A abordagem contemporânea de saúde, impregnada de uma perspectiva mais holística, entende que as patologias:precisam ser analisadas sob uma concepção parcial do ser humano, privilegiando a doença em si.
	 
	 não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem.
	
	devem ser interpretadas como sempre o foram, desde a  criação das primeiras escolas de medicina.
	
	devem ser interpretadas tomando como referência a doença e não o doente.
	
	devem respeitar, exclusivamente, os protocolos terapêuticos já estabelecidos, que valem igualmente para todos.
	
Explicação:
A abordagem contemporânea de saúde, impregnada de uma perspectiva mais holística, entende que as patologias  não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano, deixando de lado a percepção dualista e compreendendo a pessoa como uma unidade. Assim, por definição, esta nova abordagem assume um caráter mais humanístico e a atenção aos componentes subjetivos da doença, seus aspectos emocionais, componentes mórbidos, além da fisiopatologia e demais aspectos das dimensões sociais e psíquicas passam a ser valorizados. Busca-se hoje dosar novas tecnologias e medicamentos de última geração com o relacionamento entre as pessoas, procurando equilibrar ciência e ética através da noção de valores humanos.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A humanização do ambiente hospitalar demanda,em relação aos profissionais de saúde:
		
	 
	de capacitação técnica e humanização nas relações interpessoais no trabalho;
	
	de oferecer melhores salários;
	
	de prover atendimento psicológico aos profissionais de saúde;
	
	de uma boa administração de material para que não faltem insumos para o trabalho.
	
	de capacitação exclusivamente técnica;
	
Explicação:
Para que os profissionais de saúde tenham relações mais humanizadas com os pacientes é necessário que o seu ambiente de relações seja saudável e, portanto, humanizado.

Outros materiais