Buscar

APOL 01 Gestão da Sustentabilidade / Legislação Comercial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 01
Legislação Comercial / Gestão da Sustentabilidade
100 Pontos
Questão 1/8 - Legislação Comercial
“(...)O Ministério Público de São Paulo decidiu nesta sexta (3) investigar os ataques racistas feitos na internet à jornalista Maju Coutinho, do "Jornal Nacional".
A instituição abriu um procedimento investigatório criminal para tentar apurar quem são os autores dos comentários feitos na página oficial do telejornal da TV Globo no Facebook.
A TV Globo entrará na Justiça com notícia de crime por injúria racial cometido por pessoas que atacaram a apresentadora.
Internautas xingaram a "moça do tempo", que é negra, e fizeram piadas com a cor da pele dela. Em reação, outros usuários se revoltaram e defenderam Maju.
"Vamos tentar rastrear de onde vêm os xingamentos e identificar os autores", diz o promotor de Justiça responsável pelo caso, Christiano Jorge Santos, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da capital.
Segundo ele, como o conceito de territorialidade na internet é difuso, a investigação pode ser iniciada em qualquer parte do país. O Ministério Público decidiu abrir o inquérito por conta própria, após a repercussão do caso.” (Mônia Bergamo. Folha de São Paulo, dia 03/07/2015)
 
A Constituição de 1988 prevê no artigo 5º, inciso XLII, que a prática do crime de racismo é inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão nos termos da lei”. Ao mesmo tempo, a Constituição também prevê a liberdade de expressão, no mesmo artigo 5º, inciso IX, independente de censura ou licença. Considerando estas informações e o conteúdo do texto de Mônica Bergano, escolha a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O direito constitucional à livre expressão, independente de censura ou limitação, impede que os autores das mensagens ofensivas proferidas em desfavor da jornalista Maju sejam condenados pelo crime de racismo;
	
	B
	A Constituição de 1988 prevê algumas proibições, dentre elas está a prática de racismo. Contudo, a prática deste delito, quando cometido pela internet, impede a investigação, ante a dificuldade de encontrar as autoras das mensagens.
	
	C
	Os autores das mensagens ofensivas à jornalista Maju, além de cometerem crime previsto na lei brasileira (injúria racial) também violaram a norma moral de não prejudicar o outro.
Você acertou!
Nas sociedades, além das normas legais, também vigem as normas morais, que visa a honestidade da conduta humana.
 
	
	D
	A opinião dos internautas em relação à raça e cor da jornalista Maju não poderia ser considerada crime se eles tivessem exercido seu direito a expressão somente no seu meio social, pois o que configura o crime é o grande alcance que a internet proporciona.
	
	E
	O racismo é cultural no Brasil e sendo conduta constantemente cometida é um exagero ser considerada crime inafiançável
Questão 2/8 - Gestão da Sustentabilidade
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Mais conhecido como ECO 92 teve grande repercussão no país. A Rio+20, conferência que ocorreu 20 anos mais tarde teve como principal desafio dar prosseguimento à conscientização global iniciada na conferência antecessora.
As normativas propostas por essas duas reuniões tiveram por fim o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de:
Nota: 20.0
	
	A
	consumo que vise atender o desenvolvimento social e econômico com o objetivo final da satisfação financeira e cultural das diferentes classes sociais.
	
	B
	desenvolvimento que coligue às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
Você acertou!
Trata-se do principal pressuposto do Desenvolvimento sustentável: Uso dos recursos pela geração atual sem comprometer as gerações futuras em relação ao seu uso. Premissa relatada no Relatório de Brundtland.
	
	C
	consumo em excesso dos recursos ambientais, objetivando a preservação para as gerações futuras.
	
	D
	Desenvolvimento que se utilize dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.
Questão 3/8 - Legislação Comercial
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um organismo internacional que edita normas relacionadas aos mais diversos temas relacionados ao trabalho por meio de suas Convenções. O Brasil, ainda que seja membro da OIT, não é obrigado à ratificação de todas as Convenções expedidas pelo órgão internacional, pois é soberano em relação às normas de direito que vigem no seu território. Caso haja a ratificação de norma de direito internacional que seja contrária ao disposto no direito interno é possível denunciar àquela e suspender a sua aplicação ou adequar a norma interna a respeito do tema.
Sobre a aplicação das normas internacionais no território brasileiro assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O Direito Nacional é aquele criado e aplicado dentro das fronteiras de determinado país e que podem ser impostas a outros Estados, configurando norma de direito interacional;
	
	B
	Aos organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho, por exemplo, é permita a criação de convenções e tratados, e os países membros de tais organismos são obrigados a ratificar estas normas;
	
	C
	Quando os Estados ratificam um tratado internacional ou uma convenção deixam de lado a sua soberania e devem ser subordinados ao texto legal internacional incorporado ao seu ordenamento jurídico;
	
	D
	As Convenções da OIT ratificadas pelo Brasil, quando versarem sobre direitos humanos, adquirem status de norma constitucional e nenhuma lei infraconstitucional pode estar em desacordo;
Você acertou!
As normas internacionais, sejam convenções ou tratados internacionais, quando tiverem conteúdo protetor aos direitos humanos, adquirem status constitucional ao integrarem o ordenamento jurídico pátrio, de modo que se alguma norma infraconstitucional estiver em desacordo passa a ser considerada inconstitucional.
	
	E
	Um tratado internacional ou convenção nunca poderá estar em desacordo com o direito interno, hipóteses em que não poderão ser ratificados pelo Brasil.
Questão 4/8 - Gestão da Sustentabilidade
Comumente vemos em muitos livros a evolução da espécie humana como uma sucessão progressiva de conversões como podemos notar na figura baixo.
Em geral, a primeira espécie à esquerda seria a figura mais antiga – um tipo de primata curvado, com braços longos e muito semelhantes fisicamente aos macacos. Ao final vemos uma espécie muito parecida com a as espécies mais recentes: sendo os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno.
Assim, a partir dessas informações é possível afirmar que a figura é:
Nota: 0.0
	
	A
	Totalmente correta, pois podemos notar que o homem se desenvolveu de uma forma contínua e progressiva.
	
	B
	Totalmente correta, pois pela figura podemos notar que o homem descende diretamente do macaco.
	
	C
	Inadequada, pois as espécies que já estão extintas nada têm a ver com a evolução humana e por isso não podem ser colocadas na figura.
	
	D
	Inadequada, pois as espécies que estão na figura podem não ser exatamente ancestrais das espécies que vêm em seguida.
De fato, vimos em nossa aula que as espécies se desenvolvem concomitantemente, e algumas delas se extinguem antes de outras surgirem. Nesse caso, uma linha reta e contínua não é adequada. O mais correto seriam várias ramificações ao longo da evolução.
Questão 5/8 - Legislação Comercial
“ - Distinção entre direitos, garantias e remédios constitucionais. Rui Barbosa, analisando a Constituição de 1891, foi um dos primeiros estudiosos a enfrentar a distinção entre os direitos e as garantias fundamentais. Ele distinguiu “as disposições meramente declaratórias, que são as que imprimem existência legal aos direitos reconhecidos, e as disposições assecuratórias, que são as que, em defesa dos direitos, limitam o poder. Aquelas instituem os direitos, estas as garantias; ocorrendo não raro juntar-se, na mesma disposição constitucional,
ou legal, a fixação da garantia, com a declaração do direito.” Assim, os direitos são bens e vantagens prescritos na norma constitucional, enquanto as garantias são os instrumentos através dos quais se assegura o exercício dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados. - Resta diferenciar as garantias fundamentais dos remédios constitucionais. Estes últimos constituem espécies do gênero garantia. Isso porque, uma vez consagrado o direito, a sua garantia nem sempre estará nas regras definidas constitucionalmente como remédios constitucionais (ex: habeas corpus, habeas data, etc.).  (...)” (ÁVILA, Luciano. Curso de remédios constitucionais. Aulas exibidas 17, 18 e 19 de setembro de 2008 – Saber Direito – TV Justiça)
Sobre os remédios constitucionais e suas competências é possível afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O mandado de segurança se destina a proteção de direito líquido e certo contra atos de ilegalidade de autoridades públicas ou de pessoa física no exercício de atribuições do Poder Público. É um meio constitucional que permite instrução probatória, não sendo necessária a comprovação do direito já na petição inicial.
	
	B
	A ação popular visa a invalidação de atos ou contratos administrativos, ilegais ou lesivos ao patrimônio público, em todas as suas esferas. Esta ação pode ser proposta por qualquer pessoa, ainda que não ostente a qualidade de eleitor.
	
	C
	O habeas data é o remédio constitucional que permite ao cidadão ter acesso a todas as suas informações disponíveis a seu respeito junto ao Poder Público ou entidades públicas. O acesso a estas informações deve ser justificado e também é possível requerer a sua retificação.
Você acertou!
além de ter acesso às informações constantes nos seus registros, o cidadão tem direito de requerer a retificação dos mesmos caso estejam incorretos e o habeas data é o remédio constitucional aplicável para o caso.
	
	D
	A Constituição de 1988 prevê como instrumento de proteção da liberdade o habeas corpus, que pode ser interposto quando a pessoa estiver privada da liberdade em iminente ameaça de perde-la. É um remédio constitucional que deve ser interposto por meio de advogado, assim como qualquer outra ação perante o Judiciário.
	
	E
	O mandado de segurança, a ação popular, o habeas data e o habeas corpus são remédios constitucionais, mas não podem ser considerados instrumentos para a efetivação dos direitos previstos na legislação brasileira.
Questão 6/8 - Legislação Comercial (questão opcional)
Sobre os direitos sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O trabalho é um dos direitos sociais do cidadão, conforme previsão da Constituição de 1988, e é lícito ao trabalhador buscar por melhores condições de trabalho e salário por meio do exercício do direito greve, hipótese em que não poderá sofrer sanção pelo exercício deste direito.
Você acertou!
o direito de greve também é previsto da Constituição de 1988 e o trabalhador pode se valer desta prática para reivindicar melhores condições de trabalho.
	
	B
	A Constituição de 1988 prevê como direito social a educação, mas trata-se de liberalidade dos pais enviar os filhos à escola, pois há alternativa de ensiná-los em casa, pois não se trata de obrigação exclusiva do Estado.
	
	C
	A saúde, enquanto direito social, somente obriga ao Estado a garantia de assistência básica de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficando a cargo da filantropia dos Hospitais Universitários a realização de procedimentos complexos para manutenção e recuperação da saúde.
	
	D
	O lazer, ainda que previsto como direito social na Constituição de 1988, é considerado supérfluo, pois o que a sociedade precisa mesmo para se desenvolver é alimentação, trabalho e moradia.
	
	E
	O fato de os direitos sociais dos cidadãos estarem previstos na Constituição de 1988 não significa que é dever do Estado em promove-los, cabendo a cada um lutar pelos seus a partir do seu trabalho.
Questão 7/8 - Legislação Comercial (questão opcional)
O artigo 442 da CLT prevê que o contrato individual de trabalho pode ser acordado de forma tácita ou expressa, de forma escrita ou verbal, mas a sua anotação na CTPS é sempre obrigatória, pois é o que irá comprovar o tempo de serviço do trabalhador para todos os fins.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas sobre Contrato de trabalho, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
( ) O contrato de trabalho pode ser por prazo indeterminado ou determinado. O contrato de trabalho por prazo indeterminado refere-se ao que não possui o termo fixado para término. Nestes casos, se uma das partes quiser rescindi-lo deverá dar o aviso prévio à outra.
( ) O contrato de trabalho por prazo determinado não pode ultrapassar a quatro anos de vigência. Exceto o contrato de experiencia que deve ser no máximo um ano.
( ) O contrato de experiência é considerado um contrato determinado, sendo que seu prazo máximo de vigência deve ser de 90 dias, podendo ser prorrogada apenas uma vez dentro deste lapso temporal.
( ) Quando o prazo do contrato de experiência termina, não ocorrendo a rescisão, o contrato passa a ser considerado por prazo indeterminado.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V.
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, V, V
Você acertou!
Rota 2 - Aspectos Trabalhistas - Tema 1: Empregado, Empregador e Contrato de trabalho
Letra C
Correta: O contrato de trabalho, segundo o mesmo artigo da CLT, pode ser por prazo indeterminado ou determinado. O contrato de trabalho por prazo indeterminado é o mais comum, o qual não tem termo fixado para término (data ou condição), sendo que se uma das partes quiser rescindi-lo deverá dar o aviso prévio à outra (mínimo de 30 dias).
Errada: O contrato por prazo determinado está previsto no artigo 445 da CLT, o qual aduz que este tipo de contrato não poderá ser superior a dois anos (salvo o contrato de experiência, que não pode ultrapassar a 90 dias)
Correta: O contrato de experiência, por sua vez, poderá ser de, no máximo, 90 dias, também sendo permitida uma prorrogação dentro deste período.
Correta: Findo o prazo do contrato de experiência, se o empregado ou o empregador não o rescindir, o mesmo passa a ser por prazo indeterminado, caso contrário, rescinde-se o contrato, não sendo devido o pagamento de aviso prévio.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 8/8 - Gestão da Sustentabilidade (questão opcional)
Ao longo da nossa aula, estudamos sobre a teoria Malthusiana que aborda uma perspectiva alarmante sobre o crescimento populacional e produção de alimentos no mundo.
Assim, analise o gráfico abaixo e responda o que se pede.
Figura retirada de http://andergeo2012.blogspot.com.br/2013/10/questoes-populacao.html. Acesso em 10/09/2015
Após a análise do gráfico, com o seu conhecimento sobre a população no mundo e a produção de alimentos, os dados permitem afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Embora haja um aumento considerável na produção de alimentos, esse aumento não é suficiente para eliminar a fome da população mundial, pois esse alimento não é distribuído igualitariamente ao redor do mundo.
Você acertou!
Embora haja bastante alimento podemos constatar que ainda há fome pelo mundo, mesmo no Brasil, um grande produtor de alimentos. Embora isso não reflita diretamente o que disse a teoria Malthusiana, a fome ainda continua presente em muitas populações mundiais.
	
	B
	Os alimentos produzidos no mundo atual são suficientes para reduzir consideravelmente o problema da fome no mundo, sobretudo nos países que tem uma grande produção agrícola, como no Brasil.
	
	C
	Os dados permitem afirmar que a teoria malthusiana está definitivamente ultrapassada, o que permite dizer que o crescimento populacional não interfere sobre a produção e o consumo de alimentos.
	
	D
	Os dados mostram o grande avanço tecnológico dos países desenvolvidos em garantir a produção de
alimentos no mundo. Assim, o controle de natalidade não deve ser levado em consideração, pois haverá alimento suficiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando