Buscar

Contabilidade Internacional Aula 7_1

Prévia do material em texto

Exercício: GST1684_EX_A7_201604000651_V1 
	01/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): SAVIO TRINDADE FREIRE
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1684 - CONTABILIDADE INTERNACIONAL 
	201604000651
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Observe as afirmativas a seguir sobre o IFRS 3 Combinações de Negócios: I. Consideramos como combinação de negócios o processo jurídico de incorporação, de fusão ou de cisão. II. A combinação de negócios inclui as chamadas ¿fusões entre iguais¿; III. Pode ocorrer por diversas formas distintas, como a aquisição de um conjunto de ativos líquidos de outra empresa que constituem um negócio; Com base nas afirmativas, está correta a alternativa:
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	 
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Empresa Costa Azul adquire uma máquina através de um leasing financeiro. O valor da máquina é de $ 240.000 e será pago em 12 parcelas de $ 25.000. De acordo como o CPC 06 / IAS 17 - Operações de Arrendamento Mercantil, o lançamento contábil deverá ser:
		
	
	D - Máquinas e Equipamentos (Imobilizado)          300.000
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PC)             150.000
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PNC)          150.000
	
	D - Despesas c/ Arrendamento Mercantil
C - Caixa                                                                      240.000
	
	D - Máquinas e Equipamentos (Imobilizado)          240.000
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PC)             120.000
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PNC)          120.000
	
	D - Máquinas e Equipamentos (Imobilizado)                     
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PC)              300.000
	 
	D - Máquinas e Equipamentos (Imobilizado)              
C - Arrendamento Mercantil a Pagar (PC)              240.000
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao parecer da auditoria, as demonstrações consolidadas são consideradas obrigatórias nas seguintes situações:
		
	
	para as empresas que seguem, exclusivamente, as normas internacionais de contabilidade aplicáveis às pequenas e médias empresas.
	 
	para entidade com determinado tamanho, com títulos ou valores mobiliados negociados ou que utilizem as normas internacionais de contabilidade.
	
	apenas para entidades com ações negociadas em bolsa, sem necessariamente estarem seguindo as normas internacionais de contabilidade.
	
	apenas para entidades que seguem as normas internacionais de contabilidade e para aquelas que, regularmente, emitem debêntures conversíveis.
	
	para as entidades que utilizam as normas internacionais de contabilidade e para aquelas que são consideradas médias pela legislação brasileira.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um ativo que tenha custado $ 500 está com o valor contábil de $ 200, por ter sido depreciado contabilmente em $ 300. Mas a depreciação acumulada para fins fiscais é $ 400 e a alíquota do tributo sobre o lucro é de 25%. A entidade deverá reconhecer de acordo com a IAS 12 - Tributos sobre o Lucro:
		
	
	um ativo fiscal diferido de $ 500
	
	um ativo fiscal diferido de $ 200
	 
	um passivo fiscal diferido de $ 25
	
	um passivo fiscal diferido de $ 100
	
	um ativo fiscal diferido de $ 25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(PAC 2014 BANPARÁ - AUDITOR) O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) é adotado pela atual legislação societária para avaliar e contabilizar as aplicações em participações societárias em coligadas e controladas. Sobre a aplicação do método é correto afirmar que:
		
	
	as mudanças decorrentes de outros resultados abrangentes na investida serão reconhecidas no resultado do período na investidora.
	
	para a aplicação do MEP, as demonstrações contábeis da investidora devem ser modificadas para apresentar práticas contábeis uniformes, de acordo com as utilizadas pelo investidor.
	
	a mudança no valor do investimento decorrente de lucro/prejuízo do período na investida deve ser reconhecida como ajuste de avaliação patrimonial.
	 
	quando a investida deixar de se qualificar como coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto, o uso do método de equivalência patrimonial deve ser descontinuado.
	
	as distribuições de dividendos recebidas da investida aumentam o valor contábil do investimento.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A  Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia :
		
	
	As modificações ocorridas nas indisponibilidades da empresa, em determinado período, por meio da exposição dos fluxos de recebimentos.
	
	As modificações ocorridas nas intangibilidades da empresa, por meio da exposição dos fluxos de pagamentos.
	
	As modificações ocorridas na empresa, em determinado período, por meio da exposição dos fluxos de imobilização e intangiveis.
	
	As modificações ocorridas nas indisponibilidades da empresa, por meio da exposição dos fluxos de pagamentos.
	 
	As modificações ocorridas nas disponibilidades da empresa, em determinado período, por meio da exposição dos fluxos de recebimentos e pagamentos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um ativo que tenha custado $ 150 está com o valor contábil de $ 60, por ter sido depreciado contabilmente em $ 90. Mas a depreciação acumulada para fins fiscais é $ 50 e a alíquota do tributo sobre o lucro é de 25%. A entidade deverá reconhecer de acordo com a IAS 12 - Tributos sobre o Lucro:
		
	 
	um ativo fiscal diferido de $ 10
	
	um ativo fiscal diferido de $ 40
	
	um passivo fiscal diferido de $ 40
	
	um passivo fiscal diferido de $ 10
	
	um ativo fiscal diferido de $ 50
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(FCC 2011 - TRF 1ª Região. Prova: Analista Judiciário - Contadoria). Considere as afirmações a seguir: I. As companhias abertas estão obrigadas a apresentar, desde o exercício social de 2009, suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com o padrão contábil internacional, emitido pelo International Accounting Standards Board - IASB, em substituição ao padrão contábil brasileiro. II. No primeiro exercício de adoção das Normas Internacionais (2009), a apresentação, para fins de comparação, das demonstrações consolidadas do exercício anterior devem ser obrigatoriamente elaboradas no padrão internacional. III. As companhias abertas deverão apresentar, em nota explicativa às demonstrações financeiras consolidadas, uma declaração explícita e sem reservas de que as demonstrações relativas a 2008 estão em conformidade com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB e com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III.
	
	I e II, somente.
	
	I, somente.
	
	II e III, somente.
	
	II, somente.

Continue navegando