Buscar

SAÚDE COLETIVA

Prévia do material em texto

AÇÕES DE ENFERMAGEM SAÚDE COLETIVA
Professor Antonio Coutinho
OBJETIVO DA DISCIPLINA: 
-Trabalhar de forma coletiva ações de Saúde na Comunidade
-Desenvolver ações de prevenção, promoção e educação em saúde relacionadas problemas e necessidades em saúde 
-Elaborar projetos de intervenção em saúde coletiva num determinado território, tendo como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando os conhecimentos e práticas da Educação e Promoção da Saúde
OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS DE TAIS FORMAS: CUMPRIR HORÁRIOS, ASSIDUIDADE NAS AULAS, PARTICIPAÇÃO,COMPORTAMENTO, DISPONIBILIDADE EM APRENDER E A FAZER AS ATIVIDADES EM CONJUNTO COM A EQUIPE
EMENTA DA DISCIPLINA
• SAÚDE COLETIVA: - Conceito, objetivo, como surgiu - Articulação e proposta da saúde coletiva 
Articulação de projetos de intervenção na comunidade – montagem do projeto NATAL
• SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE(SUS): - O direito a saúde na Constituição Federal do Brasil: Art. 196 a 200 - Princípios e Diretrizes 
AVALIAÇÃO
(1º AVALIAÇÃO)
ASSIDUIDADE; (1,5)
PONTUALIDADE; (1,5)
ORGANIZAÇÃO NAS ATIVIDADES; (1,0)
PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES; (6,0)
REALIZAÇÃO DO PROJETO (10,0)
O QUE É SAÚDE?
É um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS 1948).
“É um direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (Art. 196 da Constituição Brasileira, 1988)
O QUE É SAÚDE COLETIVA?
Coletivo: “Que abrange ou compreende muitas coisas ou pessoas” (Aurélio).
Atenção a Saúde Coletiva: “É um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, situadas em todos os níveis de atenção do sistema de saúde voltadas para promoção da saúde, prevenção de agravos tratamento e reabilitação, centrado na qualidade de vida das pessoas e do seu meio ambiente, levando em consideração o contexto histórico /estrutural da sociedade”
NA SAÚDE COLETIVA, TRABALHA-SE COM ... 
As técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Diferença entre Saúde Coletiva e Saúde Pública
Apesar de terem nomes semelhantes, há uma diferença no que diz respeito aos termos “Saúde Coletiva” e “Saúde Pública”. O primeiro termo refere-se a um movimento sanitário de caráter social que surgiu no SUS e que integra questões sociais junto ao trabalho de políticas de saúde pública. 
Já o segundo tem como característica o conjunto de ações e demais serviços de caráter sanitário que visam combater e prevenir patologias que possam colocar em risco a saúde de determinado grupo. Deve-se reforçar que toda saúde pública é coletiva, no entanto, nem toda saúde coletiva é realmente pública.
O QUE É O SUS?
SUS é a sigla para Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde público brasileiro, um dos maiores do mundo.
O SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira em 1988 e segundo o artigo 4º da Lei Orgânica da Saúde 080 de 1990 é constituído pelo "conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público".

Continue navegando