Buscar

Atividade Estruturada 2 Roteamento e comutação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCT0093 - ROTEAMENTO E COMUTAÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA 2
ERICO DOS SANTOS SILVA - 201307260802
EIGRP
 
O EIGRP é um protocolo do tipo classless, de vetor de distância porém, com algumas características também de estado de enlace. O EIGRP é uma versão melhorada do antigo IGRP. da mesma forma como o OSPF, o EIGRP usa o conceito de sistema autônomo para descrever um grupo de roteadores que rodam um mesmo tipo de protocolo de roteamento, com isso, compartilhando informações referentes à rede. Quem definiu esse protocolo foi a Cisco, ou seja, o mesmo só roda em equipamentos de tal fabricante (FILIPPETTI, 2008).
 
O EIGRP é capaz de lidar com máscaras de rede, diferentemente do seu antecessor, o IGRP. Com isso, é possível aplicar práticas como VLSM, CIDR e sumarização de rotas. Também possui funções como autenticação, tornando-o mais seguro.
 
Devido ao fato de o EIGRP manter tanto qualidades de um protocolo de estado de enlace, quanto de um vetor de distância, algumas literaturas o tratam como híbrido, erroneamente. Como o EIGRP tenta trazer o melhor de cada algoritmo, o mesmo é recomendando para redes de grande porte. As principais vantagens que estão na utilização do EIGRP são: é um protocolo classless, suporte VLSM, CIDR, também consegue realizar a sumarização em redes não-contíguas. É eficiente em sua operação, possuindo uma convergência rápida, comparando-se com o RIP. E faz uso do algoritmo DUAL (diffusionupdate algorithm), que inibe a criação de loops. Entretanto, é um protocolo proprietário Cisco, ou seja, só funciona em equipamentos deste fabricante. E na atualidade, com a diversidade de fabricantes, torna-se muito particular sua utilização (FILIPPETTI, 2008).
 
Para que o EIGRP troque informações entre vizinhos, primeiramente os mesmos devem se tornar vizinhos. Assim, três condições devem ser executadas.
Pacotes Hello ou ack são recebidos;
Ambos os roteadores encontram-se dentro do mesmo sistema autônomo;
Ambos possuem os parâmetros usados para cálculo de métricas idênticas.
 
Protocolos que se encaixam dentro da classificação de estado de enlace, tendem a enviar datagramashello para estabelecer a relação de vizinhança, já que normalmente não enviam atualizações periódicas, a não ser quando acontece alguma alteração de topologia na rede. Também há um envio da tabela de roteamento completa quando um novo roteador é adicionado à topologia (CISCO, 2011).
 
Na Tabela 5 seguem alguns temos intrínsecos ao EIGRP.
 
Tabela 5: Termologias principais EIGRP
	TERMO
	DESCRIÇÃO
	Feasible distance (FD)
	Esta seria a melhor distância métrica para uma rede remota, incluindo a métrica até o vizinho que a está propagando.
	Reported distance ou advertised distance (AD)
	Métrica de uma rede remota, de modo como o router vizinho a enxerga. Trata-se da métrica para a rede remota existente na tabela de roteamento do router vizinho.
	Neighbor table
	Uma lista de todos os roteadores vizinhos, incluindo o endereço IP dos mesmos, interface de saída, valores dos timers e tempo que o vizinho encontra-se na tabela.
	Topology table
	Tabela contendo todos os caminhos propagados pelos roteadores vizinhos para todas as redes conhecidas. Nessa tabela encontram-se o FD e o AD.
	Sucessor
	Roteador de próximo ponto que satisfaz a FC. Ele é escolhido entre os FSs como tendo a menor métrica para a rede remota.
	Feasible sucessor FS
	Um roteador vizinho que reporte uma AD menor que a FD do router, torna-se um FS
	Feasible condition FC
	Quando um vizinho reporta um caminho AD com uma métrica menor que a FD do router em questão, a condição FC é alcançada.
	Reliable trasport protocol (RTP)
	Requerimento de que todos os datagramas devem ser entregues com garantia e sequência.
Fonte: (FILIPPETTI, 2008, p. 282, adaptado)
 
O EIGRP usa um protocolo, também proprietário da CISCO, denominado de RTP para gerenciar o fluxo de informações entre roteadores. O RTP garante a integridade das informações. Quando o EIGRP envia tráfego multicast, ele usa um endereço 224.0.0.10. Quando um vizinho não responder ao envio multicast, é trocado para unicast para o vizinho especifico que não respondeu. Isso é feito 16 vezes, se não houver resposta, o roteador é tido como morto (FILIPPETTI, 2008).
 
Algoritmo Dual - Diffusing Upadate Algorithm
 
O EIGRP faz uso do algoritmo dual para selecionar e manter em sua tabela de roteamento a melhor rota para uma rede. As principais ações que tal algoritmo faz são:
Determinação de uma rota alternativa, se possível;
Suporte a VLSM e CIDR;
Identificação dinâmica das rotas;
Procurar identificar uma rota alternativa, caso nenhuma seja encontrada.
 
O algoritmo dual provê ao EIGRP um dos tempos mais rápidos para realizar a convergência dos protocolos existentes. O que faz com que seja possível este tempo rápido de convergência são basicamente dois pontos:
 
Os roteadores que estão rodando o EIGRP mantêm uma cópia de todas as rotas conhecidas por outros vizinhos que, assim, são usados para o cálculo do melhor custo para cada uma das redes. Se por algum motivo uma rota se tornar inativa, basta fazer uma consulta à tabela topológica, em busca da melhor rota alternativa.
 
Outro ponto é que se não houver uma rota alternativa na tabela topológica local, o EIGRP contatará seus vizinhos, perguntando se algum deles possui uma rota alternativa para a rede em questão.
 
Métricas do EIGRP
 
Diferentemente do RIP, o EIGRP leva em consideração mais que um parâmetro para fazer a escolha da melhor rota. Dessa forma, tal protocolo traz as seguintes métricas:
Largura de banda;
Carga;
Atraso;
Confiança.
 
Entretanto, por configuração padrão, usam-se apenas duas métricas na configuração do EIGRP, largura de banda e atraso. A utilização dos outros parâmetros só é necessária em casos específicos e muito particulares. É importante mencionar que as métricas largura de banda e atraso possuem valores fixos, de acordo com as interfaces e tipos de meios (CISCO, 2011)

Outros materiais