Buscar

av2 Direito Ambiental 2015

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2015 08:19:29
	 1a Questão (Ref.: 201309255493)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diferencie o Princípio da Prevenção e o Princípio da Precaução no Direito Ambiental.
		
	
Resposta: O Princípio da Prevenção, consiste em atos e ações prévias para que sejam evitadas as ações lesivas ao meio ambiente, como por exemplo uma campanha de prevenção de queimadas ou ainda que não sejam lançadaos resíduos nos rios. Com a prevenção pode ser evitado possível dano futuro ao meio ambiente. No Pincípio na precaução, devem ser notados de modo a previnir a implatação dos atos contra o meio ambiente, como por explemplo uma empresa que intalara um usina, deverá fazer a preveção para evitar o dano, como polição do ar, e logo após em sua implantação vir a utlizar os meios de precaução para que as direizes já pré estabelecidas, não venham a ser deixadas de lado e venham a trazer danos ao meio ambiente.
	
Gabarito: O princípio da prevenção traz a ideia de agir antecipadamente ao dano. É preferível prevenir a mitigar o dano ambiental, ou seja, o conhecido ditado popular "prevenir para não remediar". O princípio da precaução não se confunde com o da prevenção. O princípio da prevenção tem lugar nas hipóteses em que há certeza da possível ocorrência de dano ambiental, ou seja, há um juízo de probabilidade. A ocorrência do dano é esperada e previsível. No que diz respeito ao princípio da precaução há incerteza da ocorrência do dano ambiental. O dano ambiental não é esperado nem admitido como previsível. Porém, sua ocorrência não está descartada, a par da baixa probabilidade. Ainda assim as medidas de precaução devem ser adotadas, uma vez que se aplica a máxima in dubio pro ambiente. A ação de se precaver é anterior à menor manifestação de perigo. O princípio da precaução foi o décimo quinto enunciado da Declaração do Rio (1992): ..."a ausência de absoluta certeza cientifica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental".
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Reveja o gabarito.
	
	 2a Questão (Ref.: 201309168505)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em março de 2003 a Indústria Cataguazes de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, causou o maior impacto ambiental de que se tem notícia no Brasil. Com o rompimento de um dos tanques onde estavam armazenados 1,2 milhões de litros de resíduos químicos contaminou o Rio Pomba e, consequentemente, a parte média da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul até seu estuário. O acidente atingiu diversos municípios da Zona da Mata e 8 cidades fluminenses, causando um rastro de devastação e prejuízos. Responda: o que significa bacia hidrográfica e qual as consequências da contaminação de um recurso hídrico?
		
	
Resposta: A bacia hidrográfica, consiste na parte hídrica que que atende determinada região, ela é parte onde está a maior reserva de água, onde pode ser ligada aos afluente e aos estuários. As consequências não só nesse caso em específico como em outros, pode ser não só a contaminação das águas dos rios, o dano irreversível da vida aquatica, como também atingir o solo e a vida humana que possa ser atingida por esse contaminação. Uma vez que as plantações serão irrigadas com a água contaminada, gerando asim alimentos contaminados e ao ingerir esses alimentos a pessoa, também sera contamina. Ou ainda o simples falto de ingerir a água contaminada, pode vir a sofrer os danos irreparáveis ou mesmo a morte, dependendo do nível de contaminação da água.
	
Gabarito: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorre e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
	
	 3a Questão (Ref.: 201309587203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Relativamente ao Meio Ambiente Artificial, análise as afirmações que seguem: I - É constituído pelo espaço urbano construído o conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral) (espaço urbano aberto). II - De acordo com a Constituição, a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei. III - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de duzentos mil habitantes. IV - As disposições legais que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental, são normas de ordem pública e interesse social.
		
	
	Estão certas as I, II e III.
	
	Estão certas as II, III e IV.
	
	Estão certas as I, III e IV.
	
	Todas estão certas.
	 
	Estão certas as I, II e IV.
	
	 4a Questão (Ref.: 201309632101)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual princípio está inscrito no item 17 da Declaração de Estocolmo de 1972 e conceitua-se por: "Deve ser confiada, às instituições nacionais competentes, a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente".
		
	
	Princípio Democrático ou da Participação e da Informação.
	
	Princípio das Instituições Nacionais.
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	Princípio do Limite.
	 
	Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal na Defesa do Meio Ambiente.
	
	 5a Questão (Ref.: 201309075556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
		
	
	Solidária entre a União e os Municípios.
	
	Residual dos Estados.
	
	Privativa da União, que poderá delegar esta competência aos Estados.
	
	Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
	 
	Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	 6a Questão (Ref.: 201309581204)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
		
	
	É um sistema criado pelo artigo 225 da pátria Constituição da República Federativa do Brasil que cuida especificamente da proteção e preservação ambiental.
	
	Criado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é o órgão municipal responsável pela fiscalização do meio ambiente.
	
	É um instrumento presente em todos os Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	 
	É uma diretriz criada pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	 
	Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
	
	 7a Questão (Ref.: 201309075287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de:
		
	
	contrato administrativo;
	 
	procedimento administrativo;
	
	ato administrativo complexo;
	
	ato administrativo composto;
	
	ato administrativo simples;
	
	 8a Questão (Ref.: 201309622528)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
	
	É permitido o registro,o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidas por pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	
	 9a Questão (Ref.: 201309074563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A compensação ambiental significa:
		
	
	A restauração do bem ambiental lesado.
	
	O pagamento de multa por dano ao meio ambiente.
	
	A obrigatoriedade de prestar serviços à comunidade.
	
	A reparação do dano ambiental.
	 
	Uma obrigação de fazer, em virtude de danos ambientais de difícil reparação ou reparação impossível.
	
	 10a Questão (Ref.: 201309196852)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a efetivação da proteção normativa ao meio ambiente e o papel do Ministério Público na defesa dos interesses coletivos, marque a ação que este deverá propor.
		
	
	Ação Popular.
	 
	Mandado de Segurança Coletivo
	
	Ação de Reparação por danos patrimoniais.
	
	Mandado de Segurança.
	 
	Ação Civil Pública

Continue navegando