Buscar

ADG1 CS4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADG1 CONTRADIÇÕES SOCIAIS 
A Sociologia das Contradições Sociais fundamenta-se especialmente no pensamento sociológico clássico de Karl Marx.
Quais são os principais conceitos e noções elaborados pela teoria marxista que permitem vinculá-la à Sociologia das Contradições Sociais?
Alternativas:
a)Contradição, equilíbrio social e solidariedade.
b)Conflito, divisão do trabalho e ordem social.
c)Luta de Classes, individualismo e coesão social.
d)Antagonismo social, desequilíbrio social e anomia.
e)Contradição, conflito e luta de classes.
2)A divisão do trabalho é um conceito presente na obra de Émile Durkheim e Karl Marx.
Sobre este tema assinale qual alternativa é correta.
Alternativas:
a)A divisão do trabalho é, para Marx, a solução para a eliminação das desigualdades sociais.
b)A divisão do trabalho é considerada o elemento fundamental da solidariedade entre os indivíduos na concepção de Marx.
c)A divisão do trabalho possibilita, na visão durkheimiana, uma maior especialização de funções e, desse modo, o fim das relações de solidariedade.
d)A origem das classes sociais está relacionada à divisão do trabalho na concepção marxista.
e)Por incentivar a competição e o individualismo, a divisão do trabalho é a causa dos desequilíbrios sociais, na concepção de Durkheim.
3)Logo após a defesa da sua tese de doutorado, em 1841, Karl Marx encontrou no exercício do jornalismo uma alternativa de trabalho. Um dos temas tratado por ele no jornal Gazeta Renana e que teve muita repercussão, foi sobre a liberdade de imprensa.
No que consistia a liberdade de imprensa para Marx? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)A principal liberdade para a imprensa consiste na sua capacidade de tratar de forma parcial e sem objetividade, impedindo, assim, o fim da liberdade de expressão.
b)A principal liberdade para a imprensa consiste nela não se tornar uma indústria, isto é, não se deixar ser comercializada, comprometendo, com isso, a sua independência e objetividade.
c)A principal liberdade para a imprensa consiste na sua capacidade de se tornar comercializada e obter junto ao Estado os recursos necessários para o seu funcionamento.
d)A liberdade de imprensa consiste nela funcionar segundo o modo de organização de uma indústria, assegurando, assim, os rendimentos necessários para a sua independência financeira e para sua liberdade de expressão.
e)A liberdade de imprensa consiste nela não se tornar uma indústria, isto é, não se deixar ser comercializada, mas assegurar a sua liberdade de expressão, objetividade e independência por meio do financiamento do Estado e de empresários.
4)“O marxismo foi a primeira corrente a colocar o problema do condicionamento histórico e social do pensamento e a “desmascarar” as ideologias de classe por detrás do discurso pretensamente neutro e objetivo dos economistas e outros cientistas sociais”.
O que o trecho acima pretende ressaltar a respeito do marxismo? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)O marxismo foi a primeira corrente teórica a contestar o condicionamento histórico na produção do conhecimento e das ideologias de classe dos economistas e cientistas sociais.
b)O marxismo foi a primeira corrente a demonstrar a influência do condicionamento histórico e as ideologias de classe dos cientistas sociais e economistas sobre a produção do conhecimento científico.
c)O marxismo foi a única corrente do pensamento que discutiu o problema da neutralidade e da objetividade na produção do conhecimento científico.
d)O marxismo correspondeu à primeira corrente teórica a revelar o discurso neutro e objetivo dos economistas e cientistas sociais, bem como a influência do condicionamento histórico sobre o pensamento.
e)O marxismo foi a primeira corrente a questionar o problema do condicionamento histórico e social do pensamento e a desmascarar a importância das ideologias de classe para o discurso neutro e objetivo dos economistas e cientistas sociais.
GABARITO: 
E
D
B
B

Outros materiais