Buscar

enfermagem saude ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A preocupação mundial com a preservação da vida tem provocado várias reuniões mundiais para se tentar propor medidas em termos globais. Uma delas reuniu representantes de grande parte dos países do mundo e nela foi elaborada a Agenda-21, definida como um plano de ação global para o século XXI. Essa reunião ficou conhecida como
	
	
	
	ONU-97
	
	
	Rio-2002
	
	
	África do Sul-2002
	
	
	Eco-92
	
	
	Kyoto- 97
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Várias áreas são de interesse da Saúde Ambiental de acordo com OMS, EXCETO:
	
	
	
	Água, Saneamento e Saúde
	
	
	Mudanças do Clima e Saúde
	
	
	Manifestações culturais e políticas
	
	
	Avaliação de Impacto em Saúde Ambiental
	
	
	Segurança Química
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92. As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de:
	
	
	
	Desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.
	
	
	Consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.
	
	
	Consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
	
	
	Desenvolvimento global que incorpore e priorize os aspectos do desenvolvimento econômico.
	
	
	Desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.
	
Explicação: O desenvolvimento sustentável visa garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para a geração atual e para as gerações futuras.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São afirmativas corretas no que se refere ao meio ambiente, EXCETO:
	
	
	
	É o sistema de elementos físicos, biológicos e sociais com os quais o homem interage para adaptar-se a ele, para transformá-lo e utilizá-lo para satisfazer suas necessidades vitais.
	
	
	O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	Refere-se a todos os aspectos do entorno.
	
	
	O meio ambiente se divide em seres bióticos e abióticos.
	
	
	Espaço definido geograficamente, composto apenas pelo ar, água, solo e pedras.
	
Explicação:
Opção falsa é:  espaço definido geograficamente, composto apenas pelo ar, a água, o solo e as pedras.
Pois o meio ambiente é o sistema de elementos físicos, biológicos e sociais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, é correto afirmar, EXCETO:
	
	
	
	Com o fim de proteger o meio ambiente, o princípio da precaução será observado pelos países mais ricos, pois possuem maiores recursos financeiros.
	
	
	A melhor maneira de tratar as questões ambientais é assegurar a participação, no nível apropriado, de todos os cidadãos interessados.
	
	
	O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das gerações presentes e futuras.
	
	
	Para alcançar o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental constituirá parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste.
	
	
	Os seres humanos estão no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável.
	
Explicação:
De acordo com o princípio 15  - Com o fim de proteger o meio ambiente, o princípio da precaução deverá ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
	
	
	
	A ideia era de que o meio ambiente é uma fonte inesgotável.
	
	
	A necessidade de preservar o meio ambiente e ampliar os espaços para a industrialização a qualquer preço.
	
	
	A importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando evitar atender as necessidades da sociedade atual, visando comprometer as gerações futuras com os problemas ambientais.
	
	
	A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
	
	
	O conceito de promoção da saúde apontando, dentre os condicionantes do processo saúde-doença, o ecossistema instável, os recursos sustentáveis e a desigualdade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
	
	
	
	rural; urbano e natural.
	
	
	natural; artificial e cultural.
	
	
	natural; social e artificial.
	
	
	cultural; econômico e urbano.
	
	
	urbano; cultural e social.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
	
	
	
	É necessário criar um critério e de princípios comuns que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
	
	
	Os recursos não renováveis da terra devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento e se assegure que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização
	
	
	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
	
	
	Os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
	
	
	O desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.

Outros materiais