Buscar

Av2 Ética na Saúde 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV2_201307297307 (AG) » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9014/AO
	Nota da Prova: 7,2 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 11:19:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201307364210)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Ecologia Social integra os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura. Ofereça argumentos que relacionem o homem, a natureza e a ética.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: As analogias do homem com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. Muitos autores têm ressaltado a importância de estabelecer uma relação ética com os recursos sociais, humanos e naturais que reponha uma hierarquia de valores morais e filosóficos como parâmetros do desenvolvimento. Não há desenvolvimento social sem antes a formação de uma ética que baseie os pressupostos fundamentais de uma sociedade e, todo o problema do desenvolvimento reside justamente na ausência desta ética por parte, não apenas dos governos, mas também do próprio modelo de ciência que arbitra o sistema teórico de sustentação das políticas governamentais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307507228)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	A eutanásia tem sido uma das questões da bioética e do biodireito mais complexas e discutidas, na medida em que, se a proteção da vida é um princípio básico do Estado, também são direitos básicos da pessoa o respeito à autonomia e à vontade próprias. Ofereça argumentos que esclareçam a ortotanásia.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Eutanásia passiva ou ortotanásia, se caracteriza pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida. na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento. A eutanásia passiva e a de duplo efeito, têm recebido maior condescendência tanto pela maioria das sociedades médicas quanto por correntes religiosas em função do princípio de ¿morte com dignidade¿. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Eutanásia passiva ou ortotanásia, se caracteriza pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida. na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento. A eutanásia passiva e a de duplo efeito, têm recebido maior condescendência tanto pela maioria das sociedades médicas quanto por correntes religiosas em função do princípio de ¿morte com dignidade¿. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307500380)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Asha é uma indiana e chegou ao Rio de janeiro para passar férias. Ela está chocada com as roupas que as mulheres usam e o modo como as pessoas namoram nas ruas. Ela afirma que na Índia uma mulher se agarrar com um homem na rua seria totalmente proibido. Isso ocorre porque:
		
	
	A ética de Asha é permissiva para a cultura brasileira, mas não é permissiva para a cultura indiana.
	 
	A moral é um conjunto de regras que diz respeito a uma determinada sociedade e cultura. Brasil e Índia tem culturas diferentes.
	
	A moral diz respeito às leis vigentes em um país e todos os países têm as mesmas leis.
	
	Asha é uma pessoal imoral e antiética e não deve ser levada à sério.
	
	Asha é uma pessoa antiética e amoral e por isso está sacrificando a cultura do seu país.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308004131)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito das bases filosóficas da bioética, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta: I ¿ As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. II ¿ A ideia de que a ciência, ou qualquer outra forma de progresso, deve ser mais importante que o homem é fortalecida. III ¿ Tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	III
	
	II
	 
	I e III
	
	II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307413085)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Resolução 196/196 do Conselho nacional de Saúde foi criada com o intuito de:
		
	 
	Normatizar pesquisas com seres humanos
	
	Moralizar os efeitos colaterais de medicamentos
	
	Oferecer diretrizes de gestão hospitalar
	
	Investigar e punir distorções em ciência
	
	Avaliar riscos de pesquisas com animais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307377589)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações. Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
		
	
	oriunda de assassinato para obtenção de órgãos
	 
	Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
	
	oriunda de tráfico de órgãos
	
	Doação involuntária, não consentimento presumido, não manifestação compulsória ou falta de abordagem de mercado.
	
	apenas oriunda de acidentes de trânsito
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307500403)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307945458)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ramón Sampedro ficou tetraplégico quando tinha apenas 26 anos, permanecendo neste estado durante 29 anos. Solicitou, em 1993, a autorização para recorrer a pratica da eutanásia, no entanto não lhe foi concedida. Contra a justiça espanhola, Ramón planeou a sua morte com o auxílio dos seus amigos. Em 1998 foi encontrado morto NA Galiza. Ele gravou um vídeo com os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidenciado que os amigos colaboraram colocando o copocom uma palhinha ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a ação de colocar a palha na boca e sugar o conteúdo do copo. . Analisando este caso, como podemos classificar esse tipo de eutanásia?
		
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	Eutanásia involuntária
	 
	Suicídio assistido
	
	Ortotanásia
	
	Eutanásia não-voluntária
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307507242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um hospital foi diagnosticada morte cerebral de um paciente e a família decidiu pela doação de órgãos para transplantes. Alguns pacientes da fila nacional de transplantes foram beneficiados: um paciente recebeu um rim, outro paciente as córneas, outro o fígado, outro o coração. No que diz respeito a alocação de recursos em saúde, é correto afirmar que um órgão a ser implantado em um paciente é um recurso indivisível e heterogêneo, por que:
		
	 
	Cada órgão atenderá a apenas um paciente e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá até cinco pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá apenas até três pacientes, mas todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá até quatro pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Todos os órgãos atenderão a todos os pacientes, que serão diretamente beneficiados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307377643)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Luma é paciente do hospital público de sua cidade. Sua mãe quer que ela receba tratamento especial porque Luma é paciente psiquiátrica. Segundo o que a mãe de Luma estudou no campo da ética sobre atendimento a pacientes especiais, a definição de paciente especial, diz respeito a:
		
	
	todo indivíduo que não possui alteração física, intelectual, social ou emocional.
	
	toda gestante e mulheres com crianças de colo.
	
	todo indivíduo que desejar ser especial.
	 
	todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente.
	
	todo indivíduo sadio

Outros materiais