Buscar

Citologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Citologia
Homeostasia
E processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio. 			[Termo criado pelo fisiologista americano Walter Cannon 1871-1945.]
O termo Homeostase é usado pelos fisiologistas para designar a Manutenção de condições estáticas (ou constantes) no meio interno.
 (p.ex., temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue etc.)
Relação entre os meios de um organismo
Meio Extracelular: Meio aquoso dos animas multicelulares, o “mar” do corpo que circunda as células. Ele atua entre o meio externo do organismo e o líquido intracelular.
Meio Intracelular: Meio aquoso dentro das células na qual circundam as organelas.
Glândulas
Feedback ou Retroalimentação
Feedback negativo ele provoca uma mudança negativa em relação à alteração inicial, ou seja, um estímulo contrário àquele que levou ao desequilíbrio.
Ex: A respiração também é um bom exemplo de feedback negativo. Quando as concentrações de dióxido de carbono aumentam no sangue, o centro respiratório aumenta sua atividade, provocando aumento da frequência de respiração. Com o aumento da atividade respiratória, ocorre um aumento da remoção de dióxido de carbono no corpo. Percebe-se, portanto, que o aumento da concentração causa um aumento na remoção.
Feedback positivo diferentemente do negativo, aumenta o estímulo que gera desequilíbrio, fazendo com que os valores estejam cada vez mais diferentes do padrão.
Ex: O feedback positivo pode causar danos ao corpo, uma vez que não programa o organismo para voltar ao estado de estabilidade. Um exemplo de ação nociva desse mecanismo ocorre quando uma pessoa perde uma grande quantidade de sangue. A perda do sangue faz com que o coração pare de bombeá-lo de forma eficiente e, consequentemente, ocasiona a queda de pressão e diminuição do fluxo sangue para o músculo do coração. Isso faz com que o coração diminua ainda mais o bombeamento, o que ocasiona uma maior diminuição do fluxo sanguíneo, enfraquecendo ainda mais o órgão. Esse processo persiste até levar o organismo ao óbito.
As contrações uterinas no momento do parto são um exemplo de feedback positivo útil. Quando chega o momento da criança nascer, ocorre um aumento contínuo da contração da musculatura uterina em razão da produção do hormônio ocitocina. Quanto mais contrações, mais ocitocina é produzida e mais contrações são realizadas, o que garante, assim, a expulsão do bebê.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando