Buscar

AV2 POLÍTICAS PÚBLICAS 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 POLÍTICAS PÚBLICAS 2015.1
	
	Professor:
	JOSE VEIGA DE CARVALHO FILHO
	Turma: 9004/AT
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/06/2015 16:29:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201202980891)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 fala dos Princípios e Fins da Educação Nacional e o Art. 3º. expressa que O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Comente este artigo, pontuando três indicativos de ações no interior das escolas, para cumprimento destes incisos apontados acima.
		
	
Resposta: Para que Lei de Diretrizes de Base 9394/96 seja cumprida é neessário que a escola esteja preparada para receber seus alunos, tanto no quesito estrutural do prédio em si, como também na preparação e qualificação de seus profissionais. É importante ter acesso como, rampas, escadas com corrimãos, banheiros para deficiêntes, como também uma equipe de docente, auxiliar e a parte pedagógica para que esses alunos sejam bem assistidos e amparandos no ambiente escolar.
	
Gabarito: Os alunos podem encaminhar seus argumentos para avanços no interior da Escola. Podem abordar diferentes temas, desde que apresentem coerência. Alguns exemplos de abordagens: Cidadania é vivência no dia a dia, maior participação dos alunos nas decisões da escola. Melhorar as condições do ensino. Qualidade da educação. Respeito à diversidade. Tanto do aluno quanto do professor. O respeito às ideias de todos e a forma de trabalhar de cada um. Respeito à liberdade e apreço à tolerância. Valorização do profissional da educação escolar. Criar espaços diferenciados de aprendizagem: bibliotecas, videotecas, espaços esportivos, salas de informática e outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202443011)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cite duas diretrizes que foram planejadas e admitidas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994 para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
Resposta: Duas diretrizes que foram citadas na Declaração de Salamanca, em 1994 foram: *O direito educacional especializadado e gratuito, de preferência na rede regular de ensino; *Que esses alunos pudessem ter igualdade de acesso e permanência na escola; Entre outros como, serem respeitados como cidadão, que tem suas individualidades, ter liberdade de aprender, ensinar e divulgar a cultura, ser incluso ao ambiente social sem nenhum preconceito que possa lhe trazer constragimento.
	
Gabarito:
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais;
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los;
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado;
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202439426)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil. Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202439567)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estabelecimento de um taxa mensal cobrada nas escolas, a partir do que ficou estabelecido pela Constituição de 1937, ficou conhecida como ¿Caixa Escolar¿. Essa é uma ação que pode ser caracterizada como:
		
	
	
	 
	Retrocesso da legislação que culmina na ideia de que ensino primário deixa de ser direito de todos, sendo obrigatório e gratuito
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202439597)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação FALSA com relação á Lei 5540/68
		
	
	
	
	
	 
	Oficializou a criação dos grêmios estudantis impulsionando a organização estudantil
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203014801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se o Estado do Bem-Estar Social surgiu em oposição às ideias liberais, podemos afirmar que em oposição ao Estado do Bem Estar Social foi proposto outro modelo de estado que é o:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Neoliberalista
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202439607)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	F V F V V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202439689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. Das opções abaixo qual NÃO CORRESPONDE a um Direito assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Decidir sanções e ações corretivas para comportamentos indisciplinados
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202439785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção neoliberal que passou a orientar a política educacional tratou a educação como:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	mercadoria de produção
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202439820)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(ENADE/2001). Leia a situação abaixo para responder à questão seguinte: "Paulo é uma criança atualmente com sete anos, portadora de deficiência auditiva média. Seus pais, que trabalham fora, estão preocupados porque as escolas próximas à sua residência não aceitam a matrícula de Paulo, alegando não possuírem turmas especiais". De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96), essas escolas agiram corretamente?
		
	
	
	 
	Não, porque Paulo tem direito a atendimento educacional especializado gratuito, de preferência na rede regularde ensino.

Outros materiais