Buscar

Prévia do material em texto

Disc.: GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL   
	Aluno(a): ALLISSON PEREIRA COTTA
	Matrícula: 201501257978
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Início: 06/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502306731)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CONSESP/2015 - DAE-Bauru - Eng. Ambiental) - Segundo a Organização das Nações Unidas  ONU, o conceito de desenvolvimento sustentável é:
		
	
	o de diminuir o ritmo de desenvolvimento tecnológico e industrial para que o meio ambiente volte a crescer mais que a produção.
	
	o de aumentar a produção agropecuária e industrial num ritmo mais acelerado para que a produção seja maior que o consumo.
	
	o de desenvolver de forma acelerada a industrialização do planeta para diminuir o uso do solo com agropecuária e com isso acabar com o desmatamento.
	 
	modelo de desenvolvimento econômico que não prejudique as gerações futuras, isto é, a busca do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
	
	o de trocar as formas de produção atual por outras formas que não provoquem nenhum tipo de interferência no meio ambiente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501899937)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qualquer espaço de interação e suas consequências entre a sociedade (elementos sociais, recursos humanos) e a natureza (elementos ou recursos naturais)(Queiroz e Tréllez, 1992). Pode-se afirmar que a frase está associada a definição de:
		
	
	Sustentabilidade
	
	Ecossistema
	 
	Meio Ambiente
	
	Biosfera
	
	Gestão Ambiental
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502004421)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a resposta incorreta:
		
	
	Á imposição, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	
	Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	
	Á preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	 
	A compatibilização do desenvolvimento econômico-político e tecnológico com a preservação da qualidade do meio ambiente e do desequilíbrio ecológico
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502050930)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama foi instituído pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 06 de junho de 1990, sendo constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. Relacione as instâncias de atuação do Sisnama com os respectivos órgãos de sua estrutura. I - Conselho de Governo II - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ¿ Ibama III - Ministério do Meio Ambiente ¿ MMA IV - Conselho Nacional do Meio Ambiente ¿ Conama P - órgão central Q - órgão consultivo e deliberativo R - órgão superior S - órgão mediador T - órgão executor
		
	
	I ¿ T , II ¿ P , III ¿ Q , IV ¿ S
	
	I ¿ P , II ¿ Q , III ¿ R , IV ¿ T
	
	I ¿ S , II ¿ R , III ¿ T , IV ¿ P
	
	I ¿ Q , II ¿ S , III ¿ P , IV ¿ R
	 
	I ¿ R , II ¿ T , III ¿ P , IV ¿ Q
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501512129)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.
		
	
	receptivos; doativos
	
	inoperantes; operantes
	 
	ativos; passivos
	
	controladores; controlados
	
	acionistas; protagonistas
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502262540)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Poluição é:
		
	
	A liberação irregular de poluentes.
	
	A liberação irregular de resíduos.
	 
	O acréscimo de qualquer elemento de maneira sistemática a um local do qual ele não é próprio.
	
	O lixo industrial.
	
	O lixo doméstico.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201501964164)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pichar ou grafitar o Museu Histórico Nacional é considerado:
		
	 
	Crime ambiental contra o ordenamento urbano e o patrimônio Cultural
	
	Crime ambiental contra a administração ambiental
	
	Crime ambiental de poluição ambiental
	
	Crime ambiental contra a fauna
	
	Crime ambiental contra a flora
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201501964161)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como destaque da Lei de Crimes Ambientais estão:
		
	
	A não possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, somente da pessoa física autora.
	 
	A possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, e também da pessoa física autora e co-autora da infração, e as medidas de controle da atuação de funcionários de órgãos de controle ambiental.
	
	A responsabilidade das pessoas jurídicas, podendo excluir a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou participes do mesmo fato.
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera penal e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera civil.
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera civil e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera penal.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504270784)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A resolução n. 01 do CONAMA, em seu artigo 1º, considera impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Dentre as alternativas, assinale a que não corresponde a um impacto ambiental.
		
	 
	preservação da biodiversidade ambiental
	
	lixo a céu aberto
	
	degradação da cobertura vegetal
	
	exploração de recursos naturais
	
	o uso e descarte sem tratamento adequado de material não reciclável
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201501964265)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a resolução n. 01 de 1986 do CONAMA, a construção de estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; ferrovias, portos e terminais de minério, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e do IBAMA, em caráter supletivo. O estudo e relatório são chamados respectivamente de:
		
	
	EIA/RAP
	
	AIA/RIMA
	
	EIA/AIA
	 
	EIA/RIMA
	
	RIMA/RAP

Mais conteúdos dessa disciplina