A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
2ªACQF(10) Estruturas Especiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

01)O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
 ( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
	
	F, V, V, F, V, F, V
	
	V, V, F, V, V, F, F
	
	F, V, V, F, V, V, V
	
	F, V, F, F, V, F, V
	
	V, F, V, F, F, F, V
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
02)Parte inferior do formulário
De acordo com os tipos de aderência que podem ser utilizados para a aplicação de protensão, marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
 ( ) na protensão com aderência posterior, as cordoalhas são aplicadas na peça de concreto dentro de bainhas de aço.
( ) na protensão com aderência posterior, a injeção de calda de cimento acontece antes do tensionamento das cordoalhas.
( ) na protensão não aderente, as cordoalhas são aplicadas diretamente em contato com o concreto para que possam transmitir os esforços para a peça.
( ) na protensão não aderente, as bainhas são plásticas e preenchidas com graxa a fim de proteger a cordoalha e garantir que ela possa se alongar.
( ) na protensão com aderência inicial, os cabos fazem um traçado curvilíneo com concavidade virada para cima sendo o ponto mais baixo no centro do vão.
( ) na protensão com aderência inicial, as cordoalhas são aplicadas sem a utilização de bainhas, elas são tensionadas antes da concretagem e só são desconectadas das ancoragens após o concreto atingir certa resistência.
 Assinale a alternativa correta
	
	F, F, F, V, F, V
	
	V, V, F, V, F, V
	
	F, V, V, F, V, F
	
	V, F, F, V, V, F
	
	V, F, F, V, F, V
	03)De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	
	
	Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
	04)O aço para protensão recebe um nome específico. Ao invés de CA (Concreto Armado) ele recebe o nome de CP (Concreto Protendido) seguido da sua resistência e, então, pela indicação sobre sua relaxação, RN (Relaxação Normal) ou RB (Baixa Relaxação). Um aço do tipo "CP 190 RB" de diâmetro nominal igual a 6 mm, resiste até qual intensidade de força até sua ruptura por tração?
Desprezar quaisquer coeficientes de segurança. Utilizar a tensão nominal resistente do aço.
	
	
	F = 112,52 KN
	
	
	F = 38,12 KN
	
	
	F = 75,75 KN
	
	
	F = 190,00 KN
	
	
	F = 53,72 KN
	05)O concreto protendido é uma tecnologia que exige maior cuidado do engenheiro pois insere novos carregamentos nos elementos estruturais, carregamentos esses que podem vir a ser mais críticos do que aqueles que o são para estruturas convencionais. Qual é esse tipo de carregamento que necessita de atenção especial do Engenheiro para execução e projetos de estruturas protendidas?
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos quase permanente.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos onde a força de protensão atua sem carregamentos, estado em vazio.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos devido à sobrecarga de utilização.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos devido ao recalque das estruturas.
	
	
	Devem ser verificados o estado de carregamentos que inclui a ação do vento.
	06)Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
	
	
	A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
07)De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão com a descrição correta da execução: 
a)Na protensão sem aderência, a protensão costuma ser realizada em campo, no método as cordoalhas são posicionadas com bainhas nas formas para concretagem, após o endurecimento do concreto, essas cordoalhas são tensionadas e então é injetada a calda de concreto que garante a aderência entre cordoalhas e o elemento de concreto.
b)Na protensão com aderência posterior,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.