Buscar

Av Seminários Integrados em Gestão Pública 06-2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0837_AV_201403332762 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  ELAINE 
	Professor:
	JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 19/06/2015 11:04:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201403570429)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao se Planejar um Curso Superior, deve-se fazer constar de seu Projeto Pedagógico, os objetivos Gerais e Específicos que norteiam a convergência e Complementaridade das disciplinas e saberes contidos na sua estrutura curricular. Descreva o objetivo geral e cite pelo menos dois objetivos específicos do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.
		
	
Resposta: Integrar nas organizações um profissional de alto padrão que vai aprimorar e buscar o crecimentodo pais. No curso Superior de Gestão Pública , formar um profissional apto a atuar com eficiência, competencia e transparencia nas administrações públicas do país. Um profissional que vai aprimorar a administração pública .
	
Gabarito: Objetivo Geral do Curso em Gestão Pública Contribuir para o aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública, de forma a propiciar o correspondente desenvolvimento do país no contexto da defesa da cidadania e da qualidade dos serviços públicos. Objetivos Específicos do Curso CST Gestão PúblicaCompreender o papel do Estado Brasileiro, no desenvolvimento do País;Reconhecer os mecanismos legais e as dimensões institucionais da organização do Estado no Brasil; Analisar criticamente a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação;Reconhecer as diferentes formas de atuação estatal;Saber aplicar as principais ferramentas de gestão; Atuar nas diferentes organizações do setor público;Saber usar os mecanismos de planejamento, controle e execução das políticas públicas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública, de forma a propiciar o correspondente desenvolvimento do país no contexto da defesa da cidadania e da qualidade dos serviços públicos. Objetivos Específicos do Curso CST Gestão PúblicaCompreender o papel do Estado Brasileiro, no desenvolvimento do País;Reconhecer os mecanismos legais e as dimensões institucionais da organização do Estado no Brasil;Analisar criticamente a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação;Reconhecer as diferentes formas de atuação estatal;Saber aplicar as principais ferramentas de gestão; Atuar nas diferentes organizações do setor público;Saber usar os mecanismos de planejamento, controle e execução das políticas públicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403570430)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Descreva o perfil profissional previsto e desejado no Projeto Pedagógico do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública. Em outras palavras, quais as competências que se deseja dotar os alunos ao término do seu curso?
		
	
Resposta: Um profissional que possui visão crítica, que saiba utilizar as ferramentas de gestão, age dentro da legalidade , responsabilidadde e transparencia . Um profissional que busca a melhoria da administração publica do país.
	
Gabarito: O tecnólogo em gestão pública é um profissional apto a atuar com ética e competência, em qualquer organização do setor público brasileiro, seja na administração direta, indireta, autárquica, fundacional ou nas empresas públicas. São gestores dotados de visão crítica da realidade brasileira e do papel do Estado no desenvolvimento do país, envolvidos com a defesa da cidadania, da eficiência e eficácia dos serviços públicos, assim como a efetividade das políticas públicas. Este profissional poderá atuar em assessoria ou consultoria aos setores públicos e privados sobre temas da gestão pública.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403569841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
		
	
	redução do custo de produção.
	
	aceleração da fertilização natural
	
	compactação do material do solo
	
	agravamento da poluição hídrica.
	 
	redirecionamento dos cursos fluviais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403569816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir. I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o públicoalvo de possíveis ações de inclusão digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I, II e IV
	
	I,II e III
	
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403569730)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é:
		
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Auguste Rodin
	
	Pablo Picasso
	
	Henri Matisse
	
	Paul Gauguin
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403570277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atmosfera terrestre é composta pelos gasesnitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
		
	
	promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
	
	reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada
	
	emover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	 
	reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403569839)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A moderna ¿conquista da Amazônia inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de:
		
	
	centros agrícolas modernos no interior
	
	faixas de povoamento ao longo das estradas.
	
	vias férreas entre espaços de mineração.
	
	núcleos urbanos em áreas litorâneas.
	 
	povoados interligados próximos a grandes rios.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403544290)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que são tipologias de políticas públicas?
		
	
	São formas de interpretar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	 
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	
	São formas de identificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	São formas de modificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403578717)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste o critério de economicidade na avaliação de uma política pública?
		
	 
	Economicidade refere-se ao nível de utilização de recursos.
	
	Economicidade refere-se ao nível de redução de despesas.
	
	Economicidade refere-se ao nível de controle da Economia.
	
	Economicidade refere-se ao nível de utilização de finanças.
	
	Economicidade refere-se ao nível de acúmulo de recursos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403569213)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Siafi, o subsistema em que, especificamente, no registro do ato do empenho são inseridas informações relacionadas ao objeto ( descrição , quantidades, valores, referencias de enquadramento legal e da licitação ou processo de afastamento que está relacionado), incluem-se dados financeiros e de CNPJ do contratado. é denominado:
		
	
	patrimonial;
	 
	orçamentário;
	 
	financeiro;
	
	de gestão;
	
	integrador;

Continue navegando