Buscar

av sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0487_AV_201301166911 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANDRE LUIS SOARES SMARRA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 6,7        Nota de Partic.: 1        Data: 12/06/2015 17:59:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201301415207)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Educar para a sustentabilidade é uma proposta desafiadora, pois implica em criar condições para que as iniciativas educacionais sejam estratégicas na realização das mudanças necessárias para motivar os alunos-cidadãos a agir com responsabilidade em direção às metas de sustentabilidade. Sobretudo, requer do professor o rompimento:
		
	
Resposta: O Professor precisa romper com o padrão já existente de insustentabilidade. Deve levar seus alunos a refletir sobre suas ações, refletindo sobre o futuro a curto prazo e longo prazo , pois nossas atuais ações tem levado a degradação do nosso planeta. Muito se foi feito, mas ainda há muito a se fazer, e algo de extrema importância é que cada um, cada indivíduo faça sua parte, e juntos unidos podemos mais. O Professor precisa fragmentar o saber em busca de um planejamento didático que viabilize o diálogo, a cooperação e a troca entre o acadêmico e o social.
	
Gabarito: Com velhos paradigmas sociais e acadêmicos da linearidade do conhecimento, da fragmentação do saber em busca de um planejamento didático que viabilize o diálogo, a cooperação e a troca entre o acadêmico e o social.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Com velhos paradigmas sociais e acadêmicos da linearidade do conhecimento, da fragmentação do saber em busca de um planejamento didático que viabilize o diálogo, a cooperação e a troca entre o acadêmico e o social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301279224)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade. Os especialistas, corporações e governos já tem informações de que estamos utilizando muito mais recursos que a terra pode repor. Além disto uma grande parte do que compramos são coisas inúteis, adquiridas muitas vezes por impulso ou pela propaganda/moda e que irão parar no lixo rapidamente. Diante destes fatos, uma prática de consumo consciente é denominada de "três R's". Os três R's são um conceito muito importante, tanto para termos em mente quanto para exercitarmos. Explique os princípios desta prática.
		
	
Resposta: OS três "R" Reduzir, Reutilizar e reciclar. Reduzir significa avaliar tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante o que é absolutamete superfluo e procurar reduzir estes ultimos. Reutilizar significa dar um novo uso para as coisas , evitando que estas virem lixo. Reciclar - É a solução para aquilo que não podia ser reutiliziado e mesmo dependendo do tipo de material a reciclagem ainda não é solução. Precisa da conscientização das pessoas para recolherem, separarem e levarem até os postos o lixo que pode ser reciclável.
	
Gabarito: O primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R, de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R, de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301285522)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
		
	 
	Clube de Roma
	
	Desenvolvimento Sustentável
	
	Clube do Petróleo
	
	Passivo Ambiental
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301808888)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também das leis criadas pelo homem. Está relacionado:
		
	 
	A tecnosfera e a sociosfera
	
	A ecologia e ao meio ambiente
	 
	A hidrosfera e a litosfera
	
	A biosfera e a hidrosfera
	
	Às leis da física e química
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301421734)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O aumento da população e o conseqüente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais. Qual alternativa abaixo NÃO representa um desses estresses AMBIENTAIS?
		
	
	desmatamento de florestas tropicais
	 
	doenças infecciosas
	
	poluição dos mares
	 
	Melhoria do desenvolvimento social
	
	danos na biodiversidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301286569)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual foi o evento, em Paris, que deu continuidade ao tema da cooperação internacional em pesquisas científicas sobre o meio ambiente, que havia sido inicialmente abordado, em 1949, na Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos?
		
	
	Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
	
	Comissão de Bruntland
	
	Rio -92
	
	Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
	 
	Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301286578)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gestão ambiental é, portanto, um processo político _________________ de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	criminal
	
	civil
	 
	administrativo
	
	penal
	
	legislativo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301286976)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando falamos em política pública, que representa a organização da ação do Estado para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade, sabemos que existem 3 modalidades:
		
	
	intervenção indireta, planejamento e fiscalização
	 
	intervenção direta, por regulamentação, ou contratualismo
	
	intervenção direta, mão-de-obra, intervencionismo
	
	contratação, fiscalização e remediação
	
	acompanhamento, fiscalização e penalidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301433523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns acreditam que devemos ir além de focar nas espécies: Uma das visões de mundo centradas na Terra é chamada visão de mundo de sabedoria ambiental. Em muitos aspectos, ela é o oposto da visão de mundo de gestão planetária. Porque: De acordo com essa visão de mundo, não fazemos parte e por isso estamos isolados da comunidade de vida e dos processos ecológicos que sustentam todas as formas vivas.
		
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e não justifica a segunda afirmativa.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301808667)Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as AFIRMATIVAS abaixo:
 I - É possível encorajar inovações ambientais transferindo os subsídios governamentais de atividades que degradam a Terra para atividades sustentáveis e transferindo impostos que recaem sobre a renda e bens para a poluição e desperdício de recursos.
II - Para superação dos problemas ambientais atuais, ambientalistas e líderes de corporações poderiam se tornar parceiros em uma busca conjunta da sustentabilidade ambiental e econômica.
 III - Ocorreu mudança na ênfase em lidar com os problemas ambientais depois do surgimento da ênfase em sua prevenção e minimização.
 Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I, II, III
	
	I, III
	
	II, III
	
	I, II
	
	III

Outros materiais