Buscar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR 2019

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
OSASCO
Administração
Trabalho Interdisciplinar – Enchentes em Osasco
DANILO AUGUSTO DOS SANTOS
 GUILHERME DA SILVA
 IVAN AUGUSTO JACINTO RODRIGUES 
JEFFERSON GUSTAVO DA SILVA MANDU
MARIA DANILA MOURA DA CRUZ
NICOLAS GUSTAVO URBANO DE OLIVEIRA RODRIGUES
PATRICK SOUZA PINTO
 RAFHAEL PEREIRA DE SOUZA
 
Osasco, 2019
Administração
Trabalho Interdisciplinar – Enchentes em Osasco
Trabalho interdisciplinar do Terceiro Semestre de Administração, 2019. 
Professores: Adriana – Fernando – Kleber – Sandra - Paulo
Osasco, 2019
Resumo
Este trabalho apresenta um novo plano estratégico para a prefeitura de Osasco, que tem como principal objetivo minimizar os impactos das chuvas por toda a cidade. Os habitantes de Osasco sofrem muito com as enchentes decorrentes das fortes chuvas que assolam a cidade durante o verão, diante deste problema foi pensado um plano estratégico que prevê a construções de novos piscinões e a limpeza regular dos rios/córregos que passam pela cidade, também está prevista uma revisão nos planos de contingência para auxiliar as pessoas afetadas pelas enchentes e deslizamentos. O novo plano tem como pilares a segurança da população e a redução dos gastos da prefeitura de Osasco.
 
Palavras-chave: Osasco, plano, estratégico, prefeitura, chuvas, enchentes, impacto
ABSTRACT
This job presents a new strategic plan for the Osasco city hall, whose main objective is to minimize the impacts of rainfall throughout the city. The inhabitants of Osasco suffer greatly from the floods caused by the heavy rains that devastate the city during the summer. As a result, a strategic plan was foreseen for the construction of new swimming pools and the regular cleaning of the rivers / streams that pass through the city, a contingency plan is also planned to assist people affected by floods and landslides. The new plan has as pillars the security of the population and the reduction of the expenses of the municipality of Osasco.
Keywords: Osasco, plan, strategic, city hall, rains, floods, impact
Introdução
As enchentes são consideradas fenômenos naturais, porém podem ser controladas e até mesmo previstas, uma vez que ocorrem em uma época bem específica do ano (entre os meses de dezembro e março, meses com alta incidência de chuvas). Este fenômeno vem afetando a cada dia mais a vida dos osasquenses, basta ameaçar chover que a preocupação da população é instantânea. Os noticiários quase sempre são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderiam ser evitadas. Este cenário repleto de incertezas e inseguranças levou a necessidade de se analisar as ações adotadas pela prefeitura e que fossem buscadas novas soluções afim de evitar essas tragédias. Há muito dinheiro investido em obras públicas, porém o resultado de melhora é mínimo uma vez que demora algum tempo para a conclusão das mesmas, por isso há a necessidade de se buscar uma solução menos custosa e com um resultado emergencial. 
O problema é que nos últimos anos com o aumento da produção e no descarte inapropriado do lixo, aumentou também o número de enchentes, não só na cidade de Osasco, como em todo o estado de São Paulo. Claro que este não é o único motivo, além da falta de conscientização dos cidadãos, há também falta de investimentos na construção de piscinões (locais que facilitam o escoamento das águas da chuva) e nem na limpeza das margens dos rios e do próprio centro da cidade, o que seriam facilitadores para a diminuição do impacto das chuvas.
O novo plano estratégico foi desenvolvido justamente para auxiliar neste processo, uma vez que nele está previsto uma forma mais eficiente da prevenção e controle das enchentes, com a readequação dos locais de escoamento das águas da chuva, planos de coleta seletiva para impedir que o lixo impeça a circulação natural das águas, com isso visamos diminuir os gastos da prefeitura com indenizações futuras, além de garantir a segurança da população osasquense, minimizar os impactos das chuvas e das enchentes na cidade. É esperado que com a adoção deste novo plano possa se reduzir drasticamente os impactos gerados na população.
Desenvolvimento
Enchentes são, geralmente, uma situação natural onde ocorre o transbordamento do leito natural dos córregos, lagos, rios, esse transbordamento é provocado por chuvas intensas e contínuas.
Tendo a compreensão básica do que é uma enchente, devemos saber que existem 2 tipos delas, a enchente/inundações de áreas ribeirinhas, margem de rios e lagoas, onde se possuem dois leitos, o menor onde por maior tempo a água escoa e o maior que se inunda em média a cada dois anos. Outro tipo de enchente é devido a urbanização, que ocorrem nas grandes cidades devido a poluição, solo e onde os sistemas de drenagem tem uma menor eficácia.
As grandes cidades relativamente enfrentam muitos problemas durante o período de chuvas mais fortes (dezembro a março), como é o caso de Osasco uma das cidades do Estado de São Paulo que encaram numerosos problemas com enchentes no período em questão.
A Cidade localizada na Zona Oeste, região metropolitana de São Paulo, possui quase 700 mil habitantes e aproximadamente 65 mil km², enfrenta duas adversidades nos períodos de cheia. A Zona Norte da cidade é a mais afetada devido à falta de investimentos com a pavimentação de ruas e limpeza dos córregos, em Osasco também há a área onde se passa parte do Braço Morto do Rio Tiete. A falta de investimentos tanto nessa área quanto no restando da cidade acarreta enchentes e alagamentos quando fortes chuvas caem sobre o município.
Um dos bairros mais afetados pelas cheias é o Rochdale, localizado na Zona Norte da cidade, a prefeitura realiza todos os anos manutenções básicas para se minimizar o risco de enchentes, e isso ao longo dos anos tem reduzido parcialmente o problema tendo uma diminuição nos alagamentos, porém a atitude não é o suficiente, uma vez que não é aplicada constantemente.
Entre as principais consequências das enchentes, destacam-se: a ameaça à saúde pública, uma vez que as águas provenientes das enchentes são contaminadas, devido ao lixo e resíduos materiais que nela se encontram, o contato com ela pode transmitir as mais diversas doenças, são registradas também muitas mortes por afogamento, com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água ficam contaminados e inadequados para consumo, há também muito prejuízo financeiro, já que os habitantes das moradas perdem os seus móveis, eletrodomésticos, roupas, isso quando suas casas não são derrubadas ou interditadas.
Umas das soluções propostas para minimizar as enchentes em Osasco, é a limpeza contínua dos Piscinões Rochdale e Bonança. Atualmente a varredura ocorre uma vez ao ano sempre nos meses de junho ou julho, pois são nesses meses que ocorre menor incidência de chuvas, mas o ideal seria que a mesma fosse feita duas vezes ao ano sendo assim semestral, porém como o custo é muito alto a sugestão é que a limpeza continue sendo anual, entretanto ocorrendo no mês de setembro por ser mais próximo do período de maior incidência de chuvas.
Outra das soluções seria dar continuidade as campanhas que já ocorrem na cidade, como por exemplo o “Mutirão Amor por Osasco” e a “Operação Amanhecer Seguro”, que promovem a limpeza dos bairros de Osasco. Esses mutirões começaram pela Zona Sul do município e vão ocorrer ao longo do ano por toda a cidade, a sugestão seria que esses mutirões ocorressem pelo menos uma vez ao mês, com o objetivo de conscientizar a população de que é necessário manter a cidade limpa para diminuir o risco de alagamentos.Figura 1 -Índice de Temperatura e Chuvas em Osasco no ano de 2018, https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/sao-paulo/osasco-747/
Considerações Finais
Tendo em vista os desafios que foram identificadospode-se concluir que existem ótimas oportunidades do novo plano estratégico ser adotado. A nova proposta vem, sem dúvidas, com soluções inovadoras e condizentes com o orçamento previsto pela prefeitura de Osasco.
Figura 2 - Orçamento 2018-2021
Referências
http://portalregiaooeste.com.br/limpeza-tira-130-toneladas-de-lixo-por-dia-do-piscinao-do-rochdale/
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/principais-causas-das-enchentes-e-suas-consequencias/
 http://www.osasco.sp.gov.br/defesa-civil-areas-de-alagamento
https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/mundo-estranho/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades/amp/ 
www.osasco.sp.gov.br 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/enchentes.htm)(http://www.impactounesp.com.br/2017/05/7-maneiras-de-combater-as-enchentes-nas.html
http://g1.globo.com/sao-paulo/vc-no-g1-sp/noticia/2013/07/entulho-e-lixo-se-acumulam-em-area-de-risco-de-osasco-sp-diz-leitor.html

Continue navegando