Buscar

Gestão de Custos2

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos do processo de fabricação, explicitamo-o com a finalidade de demonstrar os elementos que compõem o custo dos materiais. O processo de fabricação compreende as atividades, tarefas, etapas ou fases necessárias para a obtenção dos produtos, incluindo todas as atividades operacionais através dos equipamentos e dos utensílios necessários à execução das atividades e tarefas. Por exemplo, ao fazer um bolo, a estrutura do produto estará representada pelos ingredientes e o processo de fabricação é o modo de preparar. O processo de Fabricação também pode ser denominado de outra maneira, como seria?
Escolha uma:
a. Protótipo de fabricação, que representa em primeiro momento o aprimoramento de uma peça, para posterior fabricação dos produtos ou parte do produto.
b. Roteiro de fabricação, que representa o processo de fabricação de um produto ou parte do produto.
c. Checklist de fabricação, que representa a checagem da fabricação de um produto ou parte do produto.
d. Triagem de fabricação, que representa o caminho que a fabricação sofre, tanto de um produto ou parte do produto.
e. Desempenho de fabricação, que representa a qualidade do processo de fabricação de um produto ou parte do produto.
Feedback
A resposta correta é: Roteiro de fabricação, que representa o processo de fabricação de um produto ou parte do produto..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo". Podemos, dessa forma, dizer que o sistema Just-in-Time tem como principal objetivo a melhoria contínua do processo produtivo, através de um mecanismo de redução de stocks, os quais tendem, muitas vezes, a camuflar problemas. Dessa forma, marque as alternativas correta com relação as metas colocadas pelo Just-in-Time em relação aos vários da produção:
( ) zero stock.
( ) zero acumulo de trabalhadores por setor.
( ) zero defeitos.
( ) zero tempo de preparação (setup) e movimentação.
( ) zero falta de papéis.
Escolha uma:
a. V,V,V,F,V.
b. V,F,F,V,F.
c. F,F,V,V,F.
d. V,V,V,V,F.
e. V,F,V,V,F.
Feedback
A resposta correta é: V,F,V,V,F..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em métodos de avaliação dos estoques, há três métodos que são os mais analisados pela literatura contábil-financeira, sendo que o PEPS e o CMP são os mais utilizados pelas empresas brasileiras. Porém, existem outros métodos para a avaliação de materiais. Dentro deste contexto, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual. Depois marque a sequencia correta.
1 Preço de venda.
2. Valor de mercado – NIFO.
3. Custo específico.
4. Custo arbitrado.
( ) Significa valorizar cada unidade do estoque ao preço efetivamente pago para cada item especificamente determinado. É usado quando for possível identificar o preço específico de cada unidade, mediante identificação física. Esse critério só é aplicável em alguns casos, em que a quantidade, o valor ou a própria característica da mercadoria ou material o permitam, como no caso de revenda de automóveis.
( ) É uma avaliação pelos valores de entrada, na mesma linha de custo pela média ponderada móvel, apesar de os controles serem a preços de venda. O método também chamado de “valor de mercado”, consiste na apuração do total do estoque a preços de venda, quer através de contagem física ou de controle permanente, valorizando os preços unitários de venda, que são convertidos a valores de entrada mediante a sua multiplicação por quociente médio do custo com relação aos preços de venda a varejo para o período corrente.
( ) o valor do próximo produto a ser adquirido é aquele que servirá de base para a avaliação dos estoques. Esse método já está sendo amplamente utilizado pelas empresas pecuárias, de produção agrícola e de extração mineral. Como a prática já era corrente, a Lei das Sociedades Anônimas (art. 183 §4.º), previu essa possibilidade ao dispor que “os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil3”.
( ) Esse critério é arbitrário e sua imposição, pelo Fisco, objetiva penalizar as empresas que não possuem Contabilidade de Custos adequada, levando-as a supervalorizar os estoques, gerando maior lucro e maior incidência de Imposto de Renda.
Escolha uma:
a. 3,1,2,4.
b. 4,1,3,2.
c. 1,2,3,4.
d. 2,4,1,3.
e. 3,2,4,1.
Feedback
A resposta correta é: 3,1,2,4..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo alguns autores a contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos. Assim sendo, quais outras funções podemos atribuir a contabilidade de custos?
Escolha uma:
a. O aspecto gerencial também tem implicação na contabilidade de custo, uma vez que se ocupa da observação desses aspectos com relação aos gerentes, enquanto a Contabilidade Financeira apenas observa questões orçamentárias de forma secundária, dando ênfase aos fenômenos econômicos.
b. Pode-se afirmar, em relação à contabilidade de custos, que esta controla apenas as pequenas operações contábeis e auxilia o administrador no processo de controle da parte estrutural da empresa.
c. É o ramo da função financeira responsável pela acumulação, organização, análise e interpretação dos custos dos produtos e serviços, bem como componentes da organização, do plano operacional e das atividades necessárias para a determinação do lucro.
d. Utiliza os aspectos da Contabilidade de básica, que se favorece de vários tipos de ciências para sua plena atuação, com o uso de disciplinas de economia, ciências da decisão e outras, contrastando com a Contabilidade Financeira.
e. No que diz respeito aos objetivos, a contabilidade de custo, auxilia mediante informações fornecidas pela contabilidade de financeira, permite o planejamento e auxilia no processo de tomada de decisão dos usuários internos representados pelos gestores.
Feedback
A resposta correta é: É o ramo da função financeira responsável pela acumulação, organização, análise e interpretação dos custos dos produtos e serviços, bem como componentes da organização, do plano operacional e das atividades necessárias para a determinação do lucro..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os custos indiretos, segundo Padoveze (2003), têm como característica básica o caráter genérico e não específico aos produtos finais, sendo que sua relação com os produtos finais existe, mas de forma indireta, sobre algumas dessas fases relacione:
A. Materiais Indiretos.
B. Mão de Obra Indireta.
C. Outros custos indiretos.
1. (__) é aquela que não trabalha diretamente na transformação da matéria-prima, ou que não pode ser identificada a determinado produto;
2. (__) são materiais auxiliares empregados no processo produtivo, podem ser aqueles que não integram fisicamente os produtos ou que não têm medição de consumo nos produtos;
3. (__) todo e qualquer outro custo indireto ocorrido na fábrica e que não possam ser identificados aos produtos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A+1; B+2 ; C+3.
b. A+3; B+2; C+1.
c. B+1; C+2; A+1.
d. A+3; B+1; C+2.
e. B+1; C+3; A+2.
Feedback
A resposta correta é: B+1; C+3; A+2..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o trabalho como sendo um produto do esforço humano, fica fácil compreender o que representa na atividade de produção, bem como a natural complexidade de suas implicações que tornam a administração salarial e a administração do pessoal doisassuntos de elevada importância na organização e no funcionamento da empresa e, assim, no processo de controle e apropriação do respectivo custo, neste contexto indique a alternativa correta:
I – A preparação da folha de pagamento faz parte do trabalho da administração de pessoal;
II – As relações humanas, a segurança e a higiene do trabalho;
III- Cálculo dos estoque tanto quantidade quanto valor.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. Apenas I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O controle dos estoques pode ser feito por meio da classificação dos itens armazenados, destacando os de elevado valor em relação aos demais, aplicando-se, em decorrência, a classificação ABC, identifique as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__)A classificação, ou gráfico de Paretto5, é uma teoria amplamente utilizada na administração.
(__) Na curva ABC no caso da administração dos estoques temos o giro dos estoques.
(__) Temos na Curva ABC como identificar a Margem de lucro com base nas saídas do estoque.
(__) A curva ABC classifica 20% do valor ou quantidade total dos estoques com sendo a parte “A” da curva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Escolha uma:
a. V– F – V – F.
b. V – V – F – V.
c. F – V – V – F.
d. V – F – F – V.
e. V – F – V – V.
Feedback
A resposta correta é: V – V – F – V..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Um sistema de Gestão de Estoque que tem por filosofia e meta chegar a zero de estoque, zero defeitos, zero de tempo de preparação e zero papéis, poderia influenciar positivamente uma produção em busca da melhoria contínua.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito a Logística Moderna.
b. A afirmação diz respeito a Quatro forças de Porter.
c. A afirmação diz respeito a Sistema Kanban.
d. A afirmação diz respeito a Sistema dos Quatro Zeros.
e. A afirmação diz respeito a Sistema Just in Time.
Feedback
A resposta correta é: A afirmação diz respeito a Sistema Just in Time..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Martins (1998) produzir é transformar os meios econômicos em produtos ou serviços possíveis de serem consumidos ou utilizados. O custo dessa transformação ou de produção é o total de custos incorridos em determinado período, esteja ou não inteiramente acabada. Da sua obra é possível extrair, sumariamente, diversas definições de custos. Dentro deste contexto, marque como V para as definições de custo que considerar verdadeiras e F para as falsas, depois assinale a sequencia correta:
( )Custos primários: são os custos elementares ou diretos, ou seja, o valor da mão de obra direta e do material direto empregado na fabricação.
( )Custo de armazenamento – são os custos que não podem ser apropriados diretamente ao produto que ficam parados em locais apropriados, aguardando a distribuição logística ou venda.
( )Custo de transformação: é o total dos custos de produção exceto os de matéria-prima, material secundário e de embalagem. São custos necessários à transformação dos produtos (mão de obra indireta, material de consumo, energia elétrica, combustível etc.).
( )Custo de direção – são os custos que podem ser facilmente identificados indiretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um rateio.
( )Custo da produção acabada: é o total dos custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período e foram concluídos dentro do período.
Escolha uma:
a. V,V,V,F,V.
b. V,F,F,F,V.
c. V,F,V,V,F.
d. V,F,V,F,V.
e. F,F,V,F,V.
Feedback
A resposta correta é: V,F,V,F,V..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Cada ciência tem sua própria terminologia, e com a finalidade de padronizar a linguagem entre os estudiosos e usuários da Contabilidade, há necessidade de expor uma terminologia básica. Assim sendo, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual:
1. Custo.
2. Despesa.
3. Perda.
4. Ganho.
5. Desembolso.
( ) é um gasto ocorrido em um determinado período e que é lançado pela Contabilidade nesse mesmo período, para fins de apuração do resultado da empresa, obtenção de receitas. Assim, a despesa é lançada diretamente na demonstração de resultados de um período e significa, no momento de sua ocorrência, uma redução da riqueza da empresa.
( ) é um gasto relativo à aquisição de um bem ou serviço utilizado (consumido) na produção de outros bens ou serviços, por exemplo, a depreciação de uma máquina que é utilizada no processo de fabricação de bens ou serviços. É o reconhecimento do custo de desgaste dessa máquina que está classificada como investimento.
( ) é um lucro não relacionado à atividade operacional da empresa, como, a venda de um bem por valor superior ao saldo registrado na Contabilidade (chamado ganho de capital), ganhos com a variação cambial etc.
( ) decorre de um bem ou serviço que foi consumido de forma anormal e involuntária. São exemplos de perdas: desfalque no caixa, perdas por inundações, greves ou incêndios, perda de veículos em desastre etc. A perda difere da despesa porque enquanto na despesa ocorre o consumo para obtenção de receita, a perda não está relacionada à geração de receita.
( ) é o pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços e pode ocorrer antes, durante ou depois da entrega dos bens ou serviços comprados, portanto, pode haver ou não defasagem em relação ao momento do gasto (MARTINS, 1998, p. 25).
Escolha uma:
a. 2,3,4,5,1.
b. 2,1,4,3,5.
c. 1,3,4,2,5.
d. 3,1,4,2,5.
e. 1,3,2,4,5.
Feedback
A resposta correta é: 2,1,4,3,5..

Continue navegando

Outros materiais