Buscar

Avaliação 1 Prova 9299065 Redação Uniasselvi - Disciplina - Direito em Engenharia (EPR31) - Aplicada em 29/04/19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Direito em Engenharia (EPR31)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:447790) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9299065
	Nota da Prova:
	10,00
Parte superior do formulário
	1.
	?As contradições dos países que estão na condição periférica são enormes, notadamente, além da situação imposta pela dependência são dotados de profundas desigualdades sociais. No Brasil não é diferente. Ao passo que hoje é a 6ª maior economia do mundo, consolidou uma poderosa classe trabalhadora, a classe C, descobriu o pré-sal e, na última década, executou uma agenda política ?desenvolvimentista?, o que garantiu o Brasil fora da agenda de recessão mundial; apenas 19% das residências possuem saneamento básico, ainda existem 14 milhões de analfabetos e cerca de 49 mil pessoas por ano morrem vítimas de assassinato, o que se equipara a países em conflito? (WERTHEIN, 2012).
Os países da periferia são aqueles que fornecem recursos naturais e industrializados para os países centrais, o que configura a sua dependência a esses países. A Constituição Federal de 1988 prevê aos cidadãos direitos e garantias do seu desenvolvimento. No entanto, de acordo com uma pesquisa da entidade americana ?The Conference Board?, o Brasil se encontra na 75ª posição no ranking mundial de produtividade, o que é justificado pela falta de investimento público no ensino básico e na queda da qualidade da educação nas últimas décadas.
Considerando o que preconiza a Constituição, frente à atual situação do país, escreva uma redação com o tema: O ARTIGO 218 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E O SETOR PRODUTIVO BRASILEIRO.
FONTE: WERTHEIN, Jorge. Brasil: A miragem do crescimento. Carta Capital. 21/04/2012. Disponível em: <http://jorgewerthein.blogspot.com.br/2012/04/brasil-miragem-do-crescimento-carta.html>. Acesso em: 25 nov. 2013.
	Resposta Esperada:
Em se tratando do que se apresenta na Constituição Federal de 1988, especificamente no que trata das questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, o Brasil vive um cenário contraditório. Ao passo que as recentes descobertas de fontes de riquezas, como é o caso do pré-sal, convive com uma crônica desigualdade social. 
A Constituição destaca o vínculo do desenvolvimento do país ao fomento da pesquisa científica e tecnológica, sendo imperativo ao Estado promover investimentos direcionados à pesquisa e desenvolvimento, com vista a promover o progresso da ciência. Na prática, o Brasil ainda detém o rótulo de país de baixa produtividade, com uma baixa competitividade no mercado globalizado. O foco no extrativismo e exportação de matérias-primas consolida a dependência do Brasil frente a outros países. Como resultado, torna-se necessário importar muitos insumos para a produção dos bens de consumo.
O investimento do governo no âmbito de pesquisa e tecnologia compreende o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que se responsabiliza pela Política Nacional de Ciência e Tecnologia. A pesquisa tecnológica deve ter, de acordo com a Constituição, o objetivo de resolver os problemas do Brasil, através do desenvolvimento de métodos que busquem o aumento da produtividade nacional e localmente.
Em se tratando dos problemas do país, existem grandes desafios para o desenvolvimento do Brasil: questões crônicas e de nível básico. Verifica-se nos últimos anos um aumento da classe C, provendo mão de obra para auxiliar no crescimento do país. No entanto, é necessário capacitar esses trabalhadores para aumentar a produtividade, e dar condições para que estes tenham atendidas suas necessidades, levando assim o desenvolvimento a todas as classes. Ao contrário, torna-se necessário importar, além dos insumos, a mão de obra capacitada, como se tem notadamente observado na área da saúde.
Parte inferior do formulário

Continue navegando