Buscar

Atividade 2 EAD - Legislação e Prática Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 – Legislação e Prática Profissional
 Pergunta 1 0,2 em 0,2 pontosA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a entidade brasileira, reconhecida pordiversos instrumentos, habilitada a editar Normas Técnicas em todos os campos deconhecimento. É uma entidade privada sem fins lucrativos. Quanto a ABNT podemos concluirque:
RespostaSelecionada: b.Apesar da não obrigatoriedade, as normas da ABNT são mencionadas emlegislações, especificações de contratos e obras e utilizadas como parâmetrode arbitragens em litígios variados, o que confere a elas valor legal.RespostaCorreta: b.Apesar da não obrigatoriedade, as normas da ABNT são mencionadas emlegislações, especificações de contratos e obras e utilizadas como parâmetrode arbitragens em litígios variados, o que confere a elas valor legal.
 Pergunta 2 0,2 em 0,2 pontosSobre o profissional liberal, segundo CALDEIRA (2009), é aquele que possui:
RespostaSelecionada: c.I. Conhecimento técnico (científico e/ou manual) sobre certa profissão; II.Conhecimento atestado por meio de um diploma, conferido por uma escolacapacitada; III. Profissão regulamentada; IV. Livre exercício da atividade, e; V.Relação intuito personae.RespostaCorreta: c.I. Conhecimento técnico (científico e/ou manual) sobre certa profissão; II.Conhecimento atestado por meio de um diploma, conferido por uma escolacapacitada; III. Profissão regulamentada; IV. Livre exercício da atividade, e; V.Relação intuito personae.
 Pergunta 3 0,2 em 0,2 pontosToda contratação por órgão público deve passar obrigatoriamente por um processo licitatório,salvo exceções previstas em lei. Isso ocorre para que exista a segurança jurídica. Dentre asmodalidades de licitação, assinale aquela que NÃO está de acordo com a legislação.
RespostaSelecionada: c.Pregão eletrônico: é a forma mais comum de licitação para a aquisição debens pelo poder público. Porém, todos os dados são sigilosos, tendo em vistaque é realizado totalmente por meio eletrônico, evitando assim a invasão nosistema.RespostaCorreta: c.Pregão eletrônico: é a forma mais comum de licitação para a aquisição debens pelo poder público. Porém, todos os dados são sigilosos, tendo em vistaque é realizado totalmente por meio eletrônico, evitando assim a invasão nosistema.
 Pergunta 4 0,2 em 0,2 pontos
O principal instrumento de regulamentação da profissão é a Lei n. 12.378, de 31/12/2010, queregulamenta o exercício profissional e criou o CAU (CAU/BR). É INCORRETA a seguinteafirmação:
RespostaSelecionada: a.Esta lei diz respeito somente às penalidades do arquiteto e urbanista, nafalta de cumprimento da ética profissional.Resposta Correta: a.Esta lei diz respeito somente às penalidades do arquiteto e urbanista, nafalta de cumprimento da ética profissional.
 Pergunta 5 0,2 em 0,2 pontosA legislação é, por vezes, determinante para a definição do ponto de partida do projeto, oumesmo da viabilidade desse projeto em determinado local. Antes mesmo de fechar um contrato,é necessário verificar preliminarmente essa viabilidade para evitar frustrar a expectativa docliente. Nesse caso, quais são as legislações pertinentes?
RespostaSelecionada: b.Plano Diretor, Zoneamento, Código de Obras, Códigos Sanitários e dePosturas, Lei de Parcelamento do Solo, Estatuto das Cidades.RespostaCorreta: b.Plano Diretor, Zoneamento, Código de Obras, Códigos Sanitários e dePosturas, Lei de Parcelamento do Solo, Estatuto das Cidades.
 Pergunta 6 0,2 em 0,2 pontosComunicar é informar, transmitir uma mensagem. A Comunicação visual é a transmissão dessamensagem por meio de uma imagem. Quanto a comunicação visual, é correto afirmar:
RespostaSelecionada: c.Atividades como sinalização ambiental e urbana e programação visual deedifícios fazem parte do escopo desse trabalho.Resposta Correta: c.Atividades como sinalização ambiental e urbana e programação visual deedifícios fazem parte do escopo desse trabalho.
 Pergunta 7 0,2 em 0,2 pontosO restauro e a conservação de edifícios de valor histórico são o objeto de atuação de muitosArquitetos. A graduação em Arquitetura dá ênfase ao estudo da História da Arquitetura, porémraramente forma os estudantes para o exercício da atividade de restauro. Quanto a estaatividade, é correto afirmar:
RespostaSelecionada: c.No Brasil, o SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,órgão do Governo Federal, é a referência teórica e prática no setor.RespostaCorreta: c.No Brasil, o SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,órgão do Governo Federal, é a referência teórica e prática no setor.
 Pergunta 8 0,2 em 0,2 pontos
Quanto ao objeto, é vasta a possibilidade do arquiteto urbanista. Nesse sentido, segundo o autorJaime de Carvalho Almeida Filho e Frederick (2004, p.):
RespostaSelecionada: c.“um arquiteto sabe alguma coisa sobre tudo”, enquanto “um engenheiro sabetudo sobre alguma coisa”. Também afirma que “arquitetos são diretamentepreocupados com a interface humana com as coisas físicas”. Para além dedistinguir a atuação desses dois profissionais que muitas vezes trabalham deforma complementar, essas definições são fortes no sentido de pensar oArquiteto como um profissional mais generalista do que especialista, queentretanto pode até ser especialista em qualquer aspecto concernente àprofissão, sem perder a visão geral dos processos e das relações entre partes etodo.RespostaCorreta: c.“um arquiteto sabe alguma coisa sobre tudo”, enquanto “um engenheiro sabetudo sobre alguma coisa”. Também afirma que “arquitetos são diretamentepreocupados com a interface humana com as coisas físicas”. Para além dedistinguir a atuação desses dois profissionais que muitas vezes trabalham deforma complementar, essas definições são fortes no sentido de pensar oArquiteto como um profissional mais generalista do que especialista, queentretanto pode até ser especialista em qualquer aspecto concernente àprofissão, sem perder a visão geral dos processos e das relações entre partes etodo.
 Pergunta 9 0,2 em 0,2 pontosComo profissional você terá responsabilidade legal por tudo o que executar, assim como portudo aquilo que seus clientes ou subordinados executarem sob sua orientação. Nesse sentido, épreciso ser proativo: estar atento a todas as legislações aplicáveis a cada situação, preverproblemas que poderão surgir no futuro e certificar-se da correção jurídica de seus atos. Sendoassim, sobre responsabilidade legal e responsabilidade técnica do arquiteto e urbanista:
RespostaSelecionada: d.Responsabilidade técnica: o profissional assume perante o CAU/BR e os órgãosde Controle Urbano sobre os projetos, passando a responder pela obra ouserviço por toda a sua execução e, depois dela, em relação ao atendimento dasexigências legais, Normas Técnicas e de segurança. Responsabilidade legal:inclui todos os aspectos civis, previdenciários, tributários, trabalhistas e dequalquer natureza sobre a obra, serviço ou funcionamento de uma empresa.RespostaCorreta: d.Responsabilidade técnica: o profissional assume perante o CAU/BR e os órgãosde Controle Urbano sobre os projetos, passando a responder pela obra ouserviço por toda a sua execução e, depois dela, em relação ao atendimento dasexigências legais, Normas Técnicas e de segurança. Responsabilidade legal:inclui todos os aspectos civis, previdenciários, tributários, trabalhistas e dequalquer natureza sobre a obra, serviço ou funcionamento de uma empresa.
 Pergunta 10 0,2 em 0,2 pontosO projeto de Arquitetura e Urbanismo é uma obra intelectual, portanto autoral. Sendo assim,podemos afirmar que:
RespostaSelecionada: e.O profissional que quiser registrar sua propriedade pode fazê-lo juntoao CAU.
Resposta Correta: e. O profissional que quiser registrar sua propriedade pode fazê-lojunto ao CAU.

Outros materiais