Prova Online SOCIOLOGIA GERAL (Pedro)
6 pág.

Prova Online SOCIOLOGIA GERAL (Pedro)


DisciplinaSociologia Geral1.412 materiais14.880 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100777 - SOCIOLOGIA GERAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O fato de tal desenvolvimento haver se verificado no Ocidente, deve-se aos traços característicos de cultura, peculiares a esta parte da Terra. Só o Ocidente conhece o Estado, no sentido moderno da palavra, com administração orgânica e relativamente estável, funcionários especializados e direitos políticos. Os indícios destas instituições na Antiguidade e no Oriente, não alcançaram pleno desenvolvimento. Só o Ocidente reconhece um direito racional, criado pelos juristas, interpretado e empregado racionalmente. Só no Ocidente se encontra um conceito de cidadão (civis romanus, citoyen, bourgeois), porque, só no Ocidente, se deu uma cidade no sentido específico da palavra. Além disso, só o Ocidente possui uma ciência no sentido atual. Teologia, filosofia, meditação sobre os problemas da vida foram conhecidas pelos chineses e indianos, aliás, com uma profundidade como nunca foi sentida pelo povo europeu.
O texto de Max Weber extraído da obra História Geral da Economia, refere-se a qual elemento que para o autor é característico da sociedade moderna?
a )
 Liderança
b )
 Direito
c )
 Religião
 
d )
 Racionalidade
e )
 Tradição
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Sobre os princípios norteadores das relações sociais e da organização das diferentes dimensões da vida social, marque a opção correta:
a )
 Economia de mercado - que consiste em uma estrutura econômica organizada para a produção de mercadorias, ou seja, a produção em larga escala de bens e prestação de serviços para a troca por dinheiro no mercado de bens e serviços, com fundamento na livre iniciativa e na livre competição, posto que o Estado não regulamenta essa situação.
b )
 Divisão racional do trabalho - cujo critério a identidade pessoal do trabalhador, a capacitação técnica dos trabalhadores e divisão tecnológica do trabalho no interior das empresas.
c )
 Instituição da propriedade privada dos meios de produção - acessível juridicamente e na prática a todos.
d )
 Estado Moderno - fundado na autoridade legal-racional, cuja legitimidade advém da crença na superioridade da lei racionalmente elaborada pelo poder executivo que representante da vontade do povo e que governa a sociedade em nome da lei para fazer cumpri-la.
 
e )
 Desigualdade de fato - expressada na formação de classes sociais, que consiste na formação de grupos de pessoas que ocupam diferentes posições no processo de produção da riqueza.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A promessa das Ciências Sociais é possibilitar o desenvolvimento da ____________________. Para cumpri-la, é preciso investigar, analisar e explicar, por meio de procedimentos metodológicos e teóricos definidores do conhecimento científico, a estrutura social, demonstrando os princípios que a constituem, os mecanismos de sua manutenção e mudança e a psicologia de homens e mulheres que dela surge. A compreensão da estrutura social é uma condição necessária para situar historicamente o objeto de estudo de cada uma das Ciências Sociais, por mais específicos que sejam os problemas e as perspectivas teóricas que definem o eixo de suas preocupações particulares. O estudioso __________________________ considera que a tarefa mais importante desse conceito é tornar os valores sociais aceitos claros e transparentes, pois os problemas ou questões sociais resultam de sua transgressão, cuja origem deve ser buscada nas contradições da estrutura social.
Marque a opção que preencha corretamente as duas lacunas no texto acima.
a )
 História. Émile Durkheim.
b )
 Sociologia, Max Weber.
c )
 Sociologia Karl Marx.
d )
 Imaginação política, Wright Mills.
 
e )
 Imaginação sociológica, Wright Mills.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Sobre o novo modelo de organização do trabalho e seus reflexos no mundo do trabalho, marque a opção correta
I. O capital passa a se concentrar nas grandes organizações.
II. Passa a haver o pleno emprego, em decorrência da ampliação do processo produtivo industrial e do setor de serviços.
III. A flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterou as configurações do trabalho e reduziu os direitos trabalhistas.
IV. Passa a ocorrer a liberalização dos fluxos financeiros e o capital passa a circular no mundo de forma mais livre.
É correto apenas o que se afirma em
 
a )
 I, II e III.
b )
 II e IV.
c )
 III e IV.
d )
 I e II
e )
 I, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Sobre as etapas na transformação do trabalho industrial ao longo dos séculos XX e XXI, marque a opção correta.
I - Fase A do processo de organização e de qualificação do trabalho, dada a inexistência de uma programação da produção, predominava a organização autônoma do trabalho do operário profissional.
II - Fase B é marcada pela centralização da organização e do controle da produção que permite e aprofunda a fragmentação e a especialização das atividades industriais, fazendo surgir o operário especializado ou semiqualificado, simples condutor de máquinas e executor de tarefas preestabelecidas, embora não elimine o trabalho qualificado, concentrado, agora, nas oficinas de manutenção e ferramentarias.
III - Fase C é resultado da autonomia do trabalhador no espaço de trabalho, tendo total independência em relação ao sistema produtivo.
a )
 Todas estão incorretas
b )
 II, III
c )
 Todas estão corretas
 
d )
 I, II
e )
 I, III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Sobre as transformações no mundo do trabalho a partir da reestruturação produtiva, quando se afirma que: os trabalhadores "devem ter um grande repertório de respostas, pois a natureza das intervenções necessárias não é conhecida" e "não podem depender da hierarquia (supervisores), pois devem responder imediatamente aos acontecimentos que intervêm de modo irregular e repentino". Qual a principal característica que está sendo apontada:
 
a )
 Flexibilidade
b )
 Conhecimento
c )
 Habilidade
d )
 Técnica
e )
 Competência
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta:
a )
 A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas.
b )
 Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores.
c )
 Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.
d )
 Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica.
 
e )
 Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Para Durkheim, a característica principal das sociedades modernas é a divisão do trabalho social. Ao promover a interdependência das funções profissionais especializadas, a divisão do trabalho social, que tem como origem o aumento da população, gera a________________________________, ou seja, um novo tipo de coesão ou integração social que nasce do reconhecimento coletivo da complementariedade das atividades individuais diferenciadas, assegurando a existência e o funcionamento da sociedade e, consequentemente, a satisfação das necessidades individuais de um maior número de pessoas.
Marque a opção correta:
a )
 solidariedade mecânica
b )
 anomia
c )
 divisão social do trabalho
 
d )
 solidariedade orgânica