Buscar

Técnicas e Estratégias Bioclimáticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnicas e Estratégias Bioclimáticas
Amanda Vieira
Aurikenia Bezerra
Jaderson Carvalho
Marcos Antônio
Mathaus Fragoso
Natália Liberato
O que são essas técnicas/estratégias?
São alternativas ou soluções que influenciam a edificação, assim como, o seu processo e sistema construtivo, a forma, os materiais e os componentes construtivos.
As Estratégias devem ser definidas na fase inicial da concepção arquitetônica, tomando-se como parâmetro o Zoneamento Bioclimático Brasileiro, sem omitir as análises do macroclima e o microclima da implantação do projeto. 
Dentre tantas, destacaremos as seguintes:
Ventilação Natural;
Iluminação e Insolação Natural;
Sombreamento;
Resfriamento Evaporativo e Umidificação (Clima Seco);
Uso de Massa Térmica;
Aquecimento Solar;
Ar-condicionado e Aquecimento Artificial.
Ventilação Natural:
Propõe permitir e facilitar a entrada de brisas e circulação do ar entre os espaços internos da edificação, pode ser desenvolvida predominantemente de forma vertical, quando faz uso da tendência natural de subida do ar quente, ou predominantemente horizontal sendo comumente chamada de ventilação cruzada.
Iluminação/Insolação Natural:
Se caracteriza pela aplicação de mecanismos que proporcionem uma melhor iluminação/insolação ou até mesmo a proteção dos mesmos. Veja alguns exemplos:
Brises tipo Light Shelf Fixo/Prateleira de Luz Fixa: Elemento arquitetônico disposto horizontalmente na parte alta de uma janela;
Brises tipo Light Shelf Móvel/Prateleira de Luz Móvel: Elemento arquitetônico disposto horizontalmente na parte alta de uma janela. Este tipo de prateleira ou brise pode ser de controle manual ou do tipo automatizado;
Toldos: Anteparos retráteis feitos geralmente de lona para sombreamento também permitem iluminação controlada;
Marquise: Anteparos retráteis feitos de lona para sombraemento também permitem iluminação controlada.
Iluminação/Insolação Natural:
Brises tipo Light Shelf Fixo/Prateleira de Luz Fixa
Toldo
Marquise
Brises tipo Light Shelf Móvel/Prateleira de Luz Móvel
Sombreamento:
Outro recurso interessante é o de se utilizar os mecanismos mencionados no tópico anterior não só para controle da iluminação/insolação, mas também como barreira protetora das paredes e consequentemente interior da edificação, isso pode ser feito através de:
Orientação da Edificação;
Vegetação;
Beirais Amplos;
Brises (Horizontais/Verticais);
Marquises;
Cobogós.
Resfriamento Evaporativo e Umidificação (Clima Seco):
Algumas técnicas específicas podem ser aplicadas na tentativa de amenizar os malefícios causados pelo clima seco. Nesse caso, a utilização de vegetação no exterior da edificação ou até mesmo sobre ela (teto jardim), além da criação de espelhos d’água são ótimos aliados na criação de um microclima agradável.
Uso de Massa Térmica para Aquecimento e Resfriamento:
Basicamente a aplicação ou não de certos materiais em espessuras específicas implicará no ganho ou perca mais fácil de massa térmica, logo, a escolha destes irá variar de acordo com o propósito (aquecimento/resfriamento)
Paredes, tetos e pisos grossas e espessas com pequenos vãos podem dar resultado para resfriamento, uma vez que impedem a entrada rápida do calor.
Paredes, tetos e pisos grossas e espessas, com grandes vãos protegidos por vidros, deixam o sol entrar no ambiente, e a massa destes elementos construtivos retém o calor por muito tempo, aquecendo o ambiente.
Em último caso...
Ar Condicionado: Devem ser utilizados como condicionamento complementar da temperatura interna, ou onde estratégias bioclimáticas podem não surtir o efeito esperado em algumas épocas do ano. Os principais sistemas de condicionamento de ar são os aparelhos de janela, minicentrais do tipo “split”, minicentrais de pequeno porte, self contained, chiller & fan-coil e centrífugas.
Em último caso...
Deve ser usado como aquecimento complementar para elevar a temperatura interna, ou onde estratégias bioclimáticas podem não surtirem o efeito esperado em algumas épocas do ano. As principais técnicas de aquecimento artificial são: Radiador Incandescente, Condicionador de Ar Quente, Radiador Individual, Ventilador Aquecedor, Sistema de Aquecimento Central.
Conclusão:
É de fundamental importância para o bom desenvolvimento de um projeto arquitetônico um estudo minucioso do espaço físico/biológico em que a edificação será inserida, o entendimento de todos os agentes influenciadores implicará em uma locação inteligente do prédio, a correta utilização das técnicas anteriormente mencionadas e consequentemente uma economia na execução e manutenção do edifício.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando