apol 2
3 pág.

apol 2


DisciplinaLetras6.199 materiais23.702 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Leitura e compreensão de textos - Eletiva
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cDiferentemente de outros teóricos, Bakhtin não faz uma separação drástica entre a cultura oral e a escrita. Ao contrário, o mundo pensado por ele, tanto o da voz quanto o da letra, aparece unificado pela produção dinâmica dos sentidos [...] em um intercâmbio contínuo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. In: Bakhtiniana. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, Ago./Dez. 2011. <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-45732011000200016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 14 nov. 2017.
Conforme pode ser observado na passagem apresentada, há unificação de cultura oral e escrita na obra de Bakhtin. O livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior apresenta outra característica essencial da linguagem para Bakhtin. Leia as alternativas e, na sequência, assinale aquela que menciona corretamente essa característica:
	
	A
	Para Bakhtin, uma característica essencial da linguagem é o acabamento dado a um texto pelo seu autor.
	
	B
	Para Bakhtin, a heterogeneidade é uma característica essencial da linguagem, visto que a realidade não é uniforme, quaisquer que sejam os interlocutores.
Questão 2/5 - Leitura e compreensão de textos - Eletiva
Atente para a seguinte citação: 
\u201cAs diferentes formas de redigir uma redação são assuntos bem importantes nas provas dos vestibulares e também durante a jornada escolar. Geralmente, a redação pode ser dividida em três principais [...]: descrição, narração e dissertação\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UOL EDUCAÇÃO. Veja a diferença entre descrição, narração e dissertação. 2010. <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/veja-a-diferenca-entre-descricao-narracao-e-dissertacao,c288ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>.  Acesso em 08 nov. 2017.
De acordo com o livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, essa categorização em descrição, narração e dissertação apresentada na citação, mesmo podendo ser chamada de gênero escolar, corresponde a certas estruturas textuais que compõem os gêneros. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que mencione corretamente como são chamadas essas estruturas:
	
	A
	Essas estruturas são conhecidas como classes textuais.
	
	B
	Essas estruturas são chamadas de famílias textuais.
	
	C
	Essas estruturas são conhecidas como ordens textuais.
	
	D
	Essas estruturas são conhecidas como espécies textuais.
	
	E
	Essas estruturas são conhecidas como tipos textuais.
Questão 3/5 - Leitura e compreensão de textos - Eletiva
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201cTodas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: M. Fontes, 2000. s. p.
Conforme pode ser observado na passagem, falar das diferentes atividades humanas, para Bakhtin, é falar também de formas diferenciadas de interação. Para que uma interação se concretize, faz-se necessário o uso de formas relativamente estabilizadas de enunciados. De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, qual o nome atribuído por Bakhtin a esses enunciados? Leia as alternativas e assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	Bakhtin chamou-os de frases feitas ou clichês.
	
	B
	Bakhtin chamou-os de ditos populares ou provérbios.
	
	C
	Bakhtin chamou-os de leituras acadêmicas ou científicas.
	
	D
	Bakhtin chamou-os de questões da crítica e da reflexão.
	
	E
	Bakhtin chamou-os de gêneros do discurso ou gêneros textuais.
	1B
	2E
	3E
	4D
	5B
Questão 4/5 - Leitura e compreensão de textos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cOs gêneros discursivos são unidades de sentido com propósitos comunicativos, pois manifestam diferentes intenções do autor: informar, convencer, seduzir, entreter, sugerir etc. Em função dessas intenções, pode-se categorizar os gêneros discursivos considerando a função comunicativa que neles predomina\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERCEZE, R. M. N.  Gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem. 2008. <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/37/EL_V37N2_05.pdf> Acesso em 08 nov. 2017.
No livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, é abordado o conceito de gênero discursivo, citado também na passagem apresentada. Sendo assim, leia as afirmações e, em seguida, assinale aquela que menciona as duas características fundamentais dos gêneros textuais, citadas no livro-base da disciplina:
	
	A
	As duas características fundamentais são objetividade e subjetividade.
	
	B
	As duas características fundamentais são formalidade e coloquialismo.
	
	C
	As duas características fundamentais são abstração e concretude.
	
	D
	As duas características fundamentais são estabilidade e flexibilidade.
	
	E
	As duas características fundamentais são rigor e imutabilidade.
	1B
	2E
	3E
	4D
	5B
Questão 5/5 - Leitura e compreensão de textos - Eletiva
Atente para a seguinte citação: 
\u201cNão há dúvidas de que este é um livro que faltava em nossas bibliotecas! O título, em forma interrogativa, \u2013 Texto ou discurso? \u2013 desperta o interesse do leitor, que não encontrará nele, porém, uma resposta claramente formulada dos modos de distinguir texto e discurso\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BANKS-LEITE, L. Resenha de BRAIT, B.; SOUZA-e-SILVA, M. C. (orgs.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. In: Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, v. 8 n. 2. São Paulo Jul./Dez. 2013., s. p.
A citação apresentada pertence a um gênero textual chamado \u201cresenha\u201d. Esse é um gênero textual sucinto, por meio do qual o autor se refere a um livro em especial para tecer comentários a seu respeito. Sendo assim e, tomando como referência os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior sobre intertextualidade, analise as assertivas e, na sequência, assinale a alternativa que menciona que exemplo é fornecido por uma resenha como a citada:
	
	A
	Podemos dizer que essa resenha tem uma intertextualidade implícita.
	
	B
	Podemos dizer que essa resenha tem uma intertextualidade explícita.
	
	C
	Podemos dizer que essa resenha tem um interdiscurso inato.
	
	D
	Podemos dizer que essa resenha tem uma interdiscurso transcendente.
	
	E
	Podemos dizer que essa resenha tem uma discurso monológico.
	1B
	2E
	3E
	4D
	5B