Buscar

Processos Sociais - Geraldo

Prévia do material em texto

Processo Social
	A palavra processo vem do latim procedere, que significa “avançar”, “progredir”. Designa a contínua mudança de alguma coisa numa certa direção. Seu significado, portanto, contém as ideias de tempo e de movimento, de pequenas alterações em um fenômeno, de evolução, de mudanças que podem levar a transformações mais profundas. Então processo social é qualquer mudança ou interação social em que é possível destacar uma qualidade ou direção continua ou constante. Que produz assimilação, cooperação, acomodação ou afastamento, competição e conflito.
Esse processo que se distingue em associativos e dissociativos:
Associativo é a igualdade de uma ideia eliminando uma maior distância social entre os polos interagentes, dividido em: assimilação, cooperação, acomodação.
Cooperação - É um tipo de processo social caracterizado pela atuação de um ou mais indivíduos atuam juntos visando uma finalidade comum. A cooperação pode ser ainda:
Direta ou temporária – quando as pessoas se unem para realizar uma atividade durante um período determinado. Exemplo: mutirões para a construção de casas populares.
Contínua ou Indireta - quando as pessoas unidas em atividades diferentes, sempre necessitam indiretamente umas das outras, por não serem autossuficientes. Exemplo: o médico e o lavrador – o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e este necessita do médico quando fica doente. 
Assimilação – Bastante associado à ideia de integração sociocultural, esse tipo de processo social ocorre quando um indivíduo ou grupo aceita e adquire padrões culturais (costumes, tradição comportamento) de outro indivíduo ou grupo distinto. Segundo Oliveira (2001) trata-se de um processo de ajustamento, pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se semelhantes. Difere da acomodação, porque implica em transformações internas nos indivíduos ou grupo. Tais modificações envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir. Exemplo, índios catequizados.
Acomodação - É um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o mesmo e encontrando um novo modus vivendi. O modus vivendi é uma espécie de arranjo temporário, que possibilita a convivência entre elementos e grupos antagônicos. Segundo Oliveira (2001) A acomodação é o processo social em que o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas, trata-se, portanto, de uma solução superficial com alcance menor que a assimilação. A acomodação cooperação pode assumir diversas formas como:
Coerção - pautada na ameaça e uso da força do mais forte sobre o mais fraco. 
Compromisso - Quando as partes envolvidas possuem poderes semelhantes e chegam à acomodação através de concessões mútuas.
Arbitragem - Acomodação obtida por meio de um terceiro.
Tolerância - caracteriza o grau mínimo de acomodação. Não podendo ser considerado uma solução para situações conflitivas.
Conciliação - envolve mudanças de sentimento com diminuição da hostilidade. 
Exemplos de acomodação: Imigrantes recém-chegados, diplomacia, pactos pós - guerra, relação entre grupos religiosos, etc..
Dissociativo são os processos de afastamento quando a dessemelhança prepondera sobre a semelhança, causando a abertura de uma distância social maior entre os polos interagentes, divide-se em dois (Competição e Conflito).
Competição - Alguns sociólogos afirmam que a competição é a forma mais elementar e universal de interação, consistindo em uma luta disputa incessante por coisas concretas. Alguns acrescentam que se trata de uma contenda contínua, inconsciente e impessoal. Exemplo. Ações relacionadas a obtenção de êxito na vida econômica, na posição social, nos esportes, nas atividades profissionais.
Conflito - Ocorre quando a competição assume características de elevada tensão social. No processo de conflito a luta torna-se pessoal e hostil, já que cada um dos envolvidos tem consciência de que para alcançar os próprios objetivos é necessário fazer com que o adversário não alcance o seu. O conflito é uma contenda de indivíduos ou grupos, em que cada qual dos contendores almeja uma solução que exclui a desejada pelo adversário. 0 conflito pode apresentar-se de diversas maneiras: 
Rivalidade, que compreende ciúme e antagonismo. Exemplo: duas moças que querem conquistar o mesmo rapaz. 
 Debate, controvérsia a respeito de pontos de vista, ideias ou crenças diferentes, entre indivíduos ou grupos. Exemplo: debate em torno do celibato dos sacerdotes da Igreja Católica.
Discussão, forma de debate mais acalorada, com troca de palavras ásperas. Exemplo: alteração entre torcedores exaltados de diferentes times de futebol. 
 Litígio demanda judicial entre partes contrárias. Exemplo: disputa entre herdeiros. 
 Contenda, briga entre indivíduos ou grupos. Exemplo: entre gangs juvenis. 
Guerras, lutas com armas entre nações ou partidos. Exemplos: Revolução Francesa; Guerra Civil Espanhola; Segunda Guerra Mundial.
PROCESSOS SOCIAIS - ASSOCIATIVOS
PROCESSOS SOCIAIS – DISSOCIATIVOS
Considerações finais
Ao finalizarmos esse trabalho percebemos que a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras é o que vai determinar suas relações sociais, esse ato é determinado como Processo Social. Através desse processo é distinguido se a relação social está sendo algo positivo ou negativo. O Processo Social mostra movimento, interação social, mudança nos contatos das pessoas, indica a forma como agem e reagem.
Portanto, as pessoas tendem naturalmente a se associarem e desassociarem de acordo com seus interesses. Entendemos que o movimento de aproximação é denominado “Processo Associativo” e que pode se apresentar na forma de Cooperação, Acomodação e Assimilação. E o movimento de distanciamento é chamado “Processo Dissociativos”, que por sua vez manifesta-se por Competição e Conflito.
Portanto percebemos que em qualquer lugar ou momento esta acontecendo o processo social.
Referência
LAKATOS, Eva Maria; Marina de Andrade Marconi, Sociologia geral colaboradora. -- 6. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 1990.
OLIVEIRA, P. S. DE · Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo, Ática, 2001.
http://www.mundoeducacao.com/sociologia/processos-sociais.htm

Continue navegando