Buscar

exercícios de engenharia de requisitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios -
 Engenharia de Requisitos (1) Requisitos têm papel central no desenvolvimento de software. De que maneira os requisitos influenciam outras atividades do processo de software?
 R: Influência todos os envolvidos à melhor descobrir seus objetivos e necessidades do projeto e documenta, ajuda na padronização do projeto facilita o entendimento, ajuda a descobrir seus objetivos e necessidades.
 (2) Descreva o processo de Engenharia de Requisitos, apontando suas principais atividades e o propósito de cada uma delas. 
 R: O ER possui 4 principais atividades : Gerenciamento, onde um ou mais responsáveis gerenciam , coordenam e verificam as outras atividades; Elicitação, atividade onde se segue o levantamento de requisitos, as técnicas de identificação , e o detalhamento do projeto; Documentação, onde se executa a descrição do projeto, a linguagem usada natural e modelos formais; Validação e negociação , onde se passa pela garantia de qualidade do software, resolução de conflitos e consistência das informações que iram ser passadas adianta para o cliente.
 (3) Diferencie requisitos de usuário de requisitos de sistema. Como tratar a documentação de requisitos nesses dois diferentes níveis? Qual o público alvo dessa documentação? Por que é importante prover modelos de documentos para documentos de requisitos?
 R: O Requisito de usuário é para os usuários que agem diretamente com o programa "pronto" como gerentes, usuários finais, engenheiros do cliente, fornecedores, etc. Os requisitos de sistema são voltados para os usuários que trabalham com a linguagem do programa como analistas do sistema, arquitetos de sistema, e desenvolvedores. O tratamento destes documentos para o usuário deve ser mais básico de maneira compreensível e e de sistema configurado em parte técnica. E a documentação é importante para facilitar o processo de uso do sistema , para melhor utiliza-lo e se preciso posteriormente modificação ou reparo. 
(4) O que são requisitos não funcionais? O que são requisitos não funcionais de produto (ou atributos de qualidade de produto)?
 R: Estão Relacionados com restrições e aspectos de qualidade, requisitos não funcionais tem um efeito global, a satisfação desses requisitos afeta vários componentes do sistema. Não são implementados do mesmo modo que os requisitos funcionais, raramente são considerados durante o processo de desenvolvimento, definem qualidades gerais sobre o sistema, relacionados com restrições sobre como os requisitos dos usuários devem ser satisfeitos. Geralmente são requisitados por gerentes de projeto
 (5) Capturar atributos de qualidade de produto pode ser uma tarefa difícil, sobretudo para analistas menos experientes. Como uma organização pode facilitar a captura desse tipo de requisito? 
 R: Utilizando se de técnicas de captura de requisitos, que são ferramentas que ajuda um analista a identificar melhor os requisitos necessári os para o sistema.
 (6) Em relação ao levantamento e análise de requisitos, faz-se a seguinte afirmação: “Os requisitos de sistema devem ser capturados, documentados e acordados previamente, antes de se iniciar qualquer atividade de modelagem. Neste sentido, a atividade de análise de requisitos só deve ser iniciada após a conclusão da atividade de levantamento de requisitos”. Avalie e critique essa afirmação, apontando como tipicamente devem se dar as atividades de levantamento e análise de requisitos.
 R: Sim realmente antes de iniciar qualquer tipo de analise de requisitos é necessário que façamos um levantamento dos requisitos para atender melhor as necessidades dos clientes e dos usuários. As atividades de levantamentos de requisitos devem ser dadas da seguinte forma: identificar as necessidades do usuário do sistema; verificar a viabilidade de implementar estas necessidades; distribuir as funções de sistemas entre as pessoas,o hardware , o software e outros elementos do sistema; criar um modelo do sistema que será utilizado nas fases de desenvolvimento do sistema. 
(7) O que é negociação de requisitos? Quando ela é necessária? Que técnica de levantamento de requisitos é bastante recomendada para apoiar a negociação de requisitos? 
 R: A negociação de requisitos são atividades que visam descobrir problemas com os requisitos, ele é necessário quando não existe um acordo dentre o mesmo e assim desta forma ele visa satisfazer todos os interessados no sistema, algumas técnicas são testar e provar assunções , relaxar restrições, tentar encontrar potenciais benefícios para todos e evitar tomar partidos.
 (8) Por que é necessário verificar e validar requisitos? Qual a diferença de enfoque entre a verificação e a validação de requisitos? Quais os principais envolvidos nessas atividades? 
 R: Custos de erros de requisitos são altos e desse modo, essa etapa é muito importante, pois aqui será revisto o projeto com o intuito de detectar erros antes da produção. A Verificação é uma atividade, a qual envolve a análise de um sistema para certificar se este atende aos requisitos funcionais e não funcionais. Já a Validação, é a certificação de que o sistema atende as necessidades e expectativas do cliente. O processo de Validação e Verificação, não são processos separados e independentes. Envolve clientes e desenvolvedores
9) Como a prototipagem pode ser usada durante o processo de Engenharia de Requisitos? 
 R: Pode ser usada como técnicas de validação de requisitos ajudando com o uso de um modelo do sistema para verificar se os requisitos estão corretos.
 (10) Por que é necessário gerenciar requisitos? Quais os principais propósitos da Gerência de Requisitos?
 R: É tão importante gerenciar os requisitos porquê dentro de um projeto de software o primeiro processo a ser iniciado e o levantamento de requisitos e a partir dos requisitos será possível verificar ao decorrer do projeto se o desenvolvimento está seguindo o caminho correto. E o gerenciamento de requisitos é o processo onde gerencia as mudanças de requisitos durante o processo caso haja necessidade, assim contribuindo para a correção de erros e para o sucesso do sistema.
 (11) O que é rastreabilidade no contexto da Gerência de Requisitos? Como a rastreabilidade pode ser obtida? Como ela é usada? Seja o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP). ERPs são sistemas de informação que integram dados e processos de uma organização em um único sistema, envolvendo diferentes funções (tais como finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, compra e venda) e níveis da organização (nível operacional, gerencial, apoio à decisão). Em termos gerais, os ERPs integram as diversas unidades organizacionais de uma empresa, possibilitando o apoio aos processos e o armazenamento de informações de negócio. No caso em questão, a organização que desenvolve o ERP pretende tratar esse sistema como uma família de produtos, i.e., ela pretende vender o sistema para diferentes clientes, devendo o sistema ser customizado para as diferentes organizações que o adquirem. 
 R: Rastreabilidade no contexto da gerencia de requisitos é o processo associado à qualidade do desenvolvimento de software . Ele é obtido na etapa final de validação do sistema , junto ao conjunto de clientes e usuários , permitindo mostrar se a implementação atende ao conjunto de requisitos acordados entre clientes e desenvolvedores.
 (14) Dado o contexto descrito anteriormente, identifique requisitos funcionais e regras de negócio (e as dependências correspondentes) para um sistema de apoio a este negócio, preenchendo em tabelas Requisitos Funcionais e Regras de Negócio.
 R: Requisitos funcionais: O sistema dever ser capaz de armazenar e fornecer informações sobre os seus serviços, tais como: nome, descrição, área corporal onde ocorre e valor. O sistema deve armazenar os dados dos clientes como: nome, sexo, telefone para contato e endereço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais