Buscar

PROVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: SDE0563_AV_201202084699 » SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201202084699 - GILVANIA SANTOS MOREIRA 
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,7        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2015 10:30:36 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202336818)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	No mês de junho de 2013, eclodiram em diversas cidades do Brasil uma crescente onda de protestos que tiveram por origem as reivindicações contra o aumento das tarifas do transporte coletivo. As manifestações ocorridas em julho de 2013 podem ser definidas como Movimentos Sociais? Responda sim, não e porque, de acordo com o conteúdo apreendido ao longo da disciplina.
		
	
Resposta: SIM Porque é um movimento de ação coletiva em buscar de soluções para a classe trabalhadora a sociedade não querendo aceitar o reajuste das passagens criaram esse manisfeste que recebeu apoio de diversos movimentos sociais
	
Gabarito: Sim. São exemplos de movimentos sociais. "Todas essas pessoas estavam reunidas e ORGANIZADAS em prol do mesmo PROJETO: impedir o aumento da tarifa cobrada para travessia de barcas. Elas se reconheciam entre si como possuindo a mesma IDENTIDADE SOCIAL, porque estavam defendendo o mesmo interesse. Por sua vez, existe claro um CONFLITO entre os interesses dos empresários das barcas e os passageiros. Isso se dá pela forma diferente como pensam a realidade. É o que sociologicamente podemos chamar de IDEOLOGIA ou VISÃO DE MUNDO. Em meio a esse confronto, o Estado aparece tentando controlar o movimento social." ( conteúdo referente a aula 01) 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202285925)
	Pontos: 1,2  / 1,5 
	Dê três exemplos de Novos Movimentos Sociais e fale sobre um deles. 
		
	
Resposta: Movimentos do não pago, movimento fora collor, movimento ecologico O movimeto não pago surgiu apos oa aumento de tarifas dos transportes públicos coletivos
	
Gabarito: Movimento LGBT: O movimento homossexual possui uma grande e complexa diversidade interna em que o critério utilizado para reconhecimento de seus integrantes tem sido o da orientação sexual diferenciada do padrão heterossexual. As categorias sociais que não se enquadram neste padrão têm sido classificadas como homossexuais Movimento Negro: Além de defender a igualdade material, reivindica também o Direito de Ser Negro, a defesa de suas crenças, valores e estéticas. Movimento Feminista: O feminismo se origina nas lutas pelos direitos políticos e à emancipação social da mulher na Europa no século XIX, quando as primeiras manifestações se rebelavam contra a negação da cidadania feminina. Movimento Ambiental: a questão ambiental é percebida como responsabilidade de todos os segmentos da sociedade. Por isso os novos movimentos sociais atuam pressionando não apenas as autoridades públicas, mas principalmente os setores privados. Movimento Indígena: 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Movimento LGBT: O movimento homossexual possui uma grande e complexa diversidade interna em que o critério utilizado para reconhecimento de seus integrantes tem sido o da orientação sexual diferenciada do padrão heterossexual. As categorias sociais que não se enquadram neste padrão têm sido classificadas como homossexuais Movimento Negro: Além de defender a igualdade material, reivindica também o Direito de Ser Negro, a defesa de suas crenças, valores e estéticas. Movimento Feminista: O feminismo se origina nas lutas pelos direitos políticos e à emancipação social da mulher na Europa no século XIX, quando as primeiras manifestações se rebelavam contra a negação da cidadania feminina. Movimento Ambiental: a questão ambiental é percebida como responsabilidade de todos os segmentos da sociedade. Por isso os novos movimentos sociais atuam pressionando não apenas as autoridades públicas, mas principalmente os setores privados. Movimento Indígena:
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202272291)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De modo geral, os movimentos sociais podem tanto buscar a transformação como a preservação das condições de opressão. Assim, podemos apontar alguns tipos de movimentos sociais. Sobre eles é correto dizer que: 
		
	
	os movimentos sociais conservadores buscam preservar ou restaurar o status quo de opressão; 
	
	os movimentos sociais reformistas buscam preservar ou restaurar o status quo de opressão; 
	
	os movimentos sociais conservadores buscam alterar de algum aspecto opressor em sociedade sem atacar diretamente a estrutura social; 
	
	os movimentos sociais reformistas buscam alterar algum aspecto opressor em sociedade atacando diretamente a estrutura social; 
	
	os movimentos sociais revolucionários buscam alterar algum aspecto opressor em sociedade sem atacar diretamente a estrutura social; 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202272296)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Foi um importante ideólogo do Anarquismo: 
		
	
	Mikahil Bakunin;
	
	Karl Marx; 
	
	Friedrich Engels; 
	
	George Sorel; 
	
	Auguste Blanqui. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202285977)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Manifesto do Partido Comunista é marco da emergência do: 
		
	
	Socialismo Anarquista
	
	Socialismo Capitalista
	
	Socialismo Cientifico 
	
	Socialismo Utópico
	
	Socialismo Europeu
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202272302)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao estabelecer critérios para o exercício da cidadania, a Constituição brasileira de 1824 criou limites à participação de diversos grupos sociais na organização política do Estado. Assinale a opção que identifica corretamente revoltas e conflitos, ocorridos no Brasil, envolvendo demandas desses grupos excluídos do exercício da cidadania. (PUC-RIO) 
		
	
	Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo. 
	
	Sabinada e a Confederação do Equador. 
	
	Revolta dos Malês e a Cabanagem. 
	
	Balaiada e a Guerra dos Farrapos. 
	
	Revolta dos Praieiros e a Revolta do Quebra Quilos. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202285954)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os movimentos messiânicos e o banditismo social podem ser entendidos como: 
		
	
	Movimentos Religiosos
	
	Respostas coletivas das camadas populares
	
	Marginalização social
	
	Novos Movimentos Sociais 
	
	Respostas do Estado à classe trabalhadora.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202282114)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Após o golpe militar de 1964, uma Carta Constitucional foi outorgada em 1967. Ela foi formalmente aprovada pelo Congresso, mas este estava de fato mutilado pela Ditadura. O objetivo era atribuir:
		
	
	legalidade ao regime, uma vez que esta não se confunde com legitimidade.
	
	legalidade ao regime, pois sempre significa algo legítimo e democrático.
	
	legalidade e legitimidade ao regime, que significam a mesma coisa.
	
	legitimidade ao regime, que consiste em um processo democrático.
	
	legitimidade ao regime, uma vez que passava pela participação popular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202298466)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Enquanto para a teoria marxista o conflito é o fundamento de todo movimento social, para a teoria culturalista a presença de conflito não é suficiente. É preciso a proposição de um sentido de vida social dos sujeitos envolvidos, que seja capaz de motivá-los reciprocamente à ação. É a partir de sua identificação com um sentido subjetivo que o sujeito se engaja em uma ação social coletiva. Enfim, o movimento social é compreendido como a ação social coletiva recíproca e subjetivamente significada pelos membros do movimento. É exemplo típico da configuração de novos movimentos sociais: 
		
	
	o movimento ¿Fora Collor¿
	
	as ligas camponesas.
	
	a revolução russa bolchevique.
	
	a intentona comunista.o movimento ecológico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202282122)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, pós 2ª Guerra, este documento constitui o fundamento universal contra todas as formas de opressão. Trata-se de:
		
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e facultativos, dependente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, dependente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como alienáveis e facultativos, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, mas não do credo.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais