Buscar

Globalização, Neoliberalismo e Tecnologia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:442933) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10971188
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Estabelecendo uma relação do quadro geral dos modelos econômicos que influenciaram e configuraram os sistemas políticos, pode-se situar os modelos de liberalismo à estrutura de governo denominada de administração pública e neoliberalismo na categoria de nova gestão pública, como governança participativa. Sobre o perfil de Estado/governo que se faz necessário no cenário político atual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
Um governo capaz de fortalecer redes industriais em nível nacional em detrimento das regionais.
	 b)
	
Um governo capaz de criar meios e políticas que favoreçam a segregação social.
	 c)
	
Um governo capaz de reduzir a corrupção e garantir estabilidade 
macroeconômica.
	 d)
	
Um governo capaz de proteger os grupos vulneráveis em detrimento do meio ambiente.
	2.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas em diversas sociedades. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre o fenômeno que consiste a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
Antigo, em meio às sociedades que procuravam intercambiar produtos, tecnologias e informações.
	 b)
	
Recente, totalmente dependente das novas tecnologias.
	 c)
	
Antigo, ganhando forte impulso ao final da década de 1960, quando ocorreu a queda do Muro de Berlim e do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
	 d)
	
Recente, ocorrendo a partir da criação das redes sociais.
	3.
	As mudanças na área da tecnologia vêm ocorrendo cada dia mais rápido, isso faz com que as empresas busquem atualizações constantes. A tecnologia da informação e da comunicação é uma das áreas que mais influencia as organizações, que desde o período pós-industrial sofreram grandes mudanças. Com a facilidade na comunicação, é possível manter negócio com qualquer lugar do mundo. Com relação a essas conexões empresariais, analise as sentenças a seguir:
I- Foi possível o aumento dos lucros das empresas com a possibilidade de negócios maiores e lucrativos.
II- Com a inclusão de novos maquinários e mais modernos o número de funcionários pode ser mantido.
III- Neste período, foi possível a entrada em grande volume das mulheres no mercado de trabalho.
IV- Com o avanço tecnológico, foi possível facilitar o acesso à informação para diversas áreas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	
As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	
As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	
As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O neoliberalismo propõe que o bem-estar humano pode ser melhor promovido liberando-se as capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e comércio. O neoliberalismo forjou-se a partir dos elementos já existentes no interior do liberalismo clássico do século XVIII, porém, privilegiou alguns ideais. Sobre esses ideais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
Políticos.
	 b)
	
Culturais.
	 c)
	
Econômicos.
	 d)
	
Sociais.
	5.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a globalização, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	
A globalização é capaz de favorecer a intercomunicação entre povos e as pessoas das mais diferentes e inusitadas regiões do planeta.
	 b)
	
A globalização pode diminuir as fronteiras no campo dos transportes e promover intercâmbios nas atividades de comunicação e informações.
	 c)
	
A globalização favorece a formação de grupos regionais, como o MERCOSUL, sendo capaz de conferir aos seus membros uma melhor possibilidade de negociação e barganhas no jogo das relações que se dão no cenário mundial.
	 d)
	
A globalização contribui para resgatar os processos de produção tradicionais, humanizando os desejos de consumo, os estilos de vida e as culturas, valorizando cada vez mais as diferenças, identidades, as especificidades e as tradições locais e regionais.
	6.
	Quando falamos em avanços tecnológicos logo vem em mente os celulares de última geração, multifuncionais. Interessante observar que, no início da revolução tecnológica, o desafio dos fabricantes era produzir um aparelho com o menor tamanho e peso, bem diferente dos antigos "tijolos". Contudo, na atualidade as pessoas preferem celulares com telas cada vez maiores, dada a infinidade de funções que o aparelho oferece para comunicação e entretenimento. Sobre as tendências organizacionais do século XXI, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
A redução no acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais e comunidades virtuais.
	 b)
	
O aumento do acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais, comunidades virtuais e vendas on-line.
	 c)
	
A ampliação das redes sociais e WhatsApp comprometeu a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 d)
	
O surgimento das redes sociais e WhatsApp dificultou a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	7.
	A tecnocracia afirma que a ciência é a razão para tudo. É ela que nos permite explicar nosso dia a dia e porque muitos fatos acontecem de determinado modo e não de outro. No entanto, a tecnocracia utiliza um modelo de sequenciamento contínuo que consegue exemplificar como a evolução da sociedade se deu por consequência da ciência. Com relação a essas etapas de sequenciamento, analise as sentenças a seguir:
I- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, primeiro se deu o desenvolvimento da tecnologia.
II- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, o segundo desenvolvimento que aconteceu foi o desenvolvimento econômico.
III- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, o que dá início a todo desenvolvimentos a seguir é a ciência.
IV- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, a última etapa a se desenvolver é a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	
As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	
As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	
As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	A tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Estamos cada dia mais rodeados por ela, seja no trabalho com sistemas cada vez mais modernos que nos auxiliam na execução das nossas tarefas organizacionais ou mesmo em casa, com televisores cada dia mais finos e que acumulam várias funções. Tudo isso relatado anteriormente virou, para nós, sinônimo de tecnologia. Sendo assim, sobre o conceito de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o meio onde os conhecimentos da ciência são colocados em prática.
II- É a identificação de um determinado campo de conhecimento, seja na teoria ou na prática.
III- É o agrupamento de determinados processos de determinadas áreas.
IV- É o estudo geral dos processos de produção industrial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	
As sentenças I, II e III estãocorretas.
	 b)
	
As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	
As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	
As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Diante do conceito de governo, foram relacionados alguns termos de responsabilidade com relação ao modelo econômico envolvendo sistemas políticos, apresentado como modelos do liberalismo e do neoliberalismo, enfatizando distinções, comparações e reflexões sobre seu governo. Já o Estado participa junto aos setores públicos e privados, dando a oportunidade aos cidadãos de interagir sobre os assuntos de seus próprios interesses. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administração pública.
II- Nova gestão pública.                                             
III- Governança participativa.
(    ) Realização da legalidade e regulamentos.
(    ) Envolvimento de pessoas.
(    ) Competência profissional.
(    ) Bom comportamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	
III - I - I - II.
	 b)
	
II - II - III - I.
	 c)
	
I - III - II - I.
	 d)
	
III - II - I - II.
	10.
	A tecnologia está em todos os meios, seja científico, cultural ou social. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos. Sobre tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando tratamos de tecnologia, logo se pensa em tecnologia de ponta, como nanotecnologia, porém, a própria transformação das peles de animais em roupas e o uso do fogo são exemplos de tecnologia. 
(    ) A capacidade de produção de tecnologia também diferencia os países desenvolvidos dos em desenvolvimento.
(    ) Ao tratarmos de tecnologia, podemos pensar em sondas espaciais, nanotecnologia e informática, pois a tecnologia surgiu a partir dos grande avanços científicos, e está presente de forma recente na história do ser humano. 
(    ) A tecnologia pode ser entendida como a aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	
F - V - V - V.
	 b)
	
V - F - V - V.
	 c)
	
V - V - F - V.
	 d)
	
F - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando