Buscar

MORFOLOGIA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

MORFOLOGIA PORTUGUESA
CEL0268_A1_201808166043_V2 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: GLEISSE BEATRIZ NOBRE
	Matrícula: 201808166043
	Disc.: MORFOLOGIA PORTUG. 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Segundo Saussure, só se pode estudar uma língua dentro de uma determinada:
	
	
	
	diacronia
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	diafonia
	
	
	sinfonia
	
	
	sincronia
	
Explicação:
Só se pode estudar a língua dentro de uma determinada sincronia. A visão sincrônica é bem interessante. Por exemplo, Legere, matriz do português "ler", significava "colher" frutos, mas o falante não se dá conta desse antigo significado. (http://revistalingua.uol.com.br/textos/98/direto-da-roca-302701-1.asp)
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que diz respeito à linguagem?
	
	
	
	Na comunicação diária, podemos utilizar meios que dispensem o uso da palavra para comunicar nossas ideias.
	
	
	Gestos comunicam sentimentos e representam linguagem não verbal.
	
	
	A linguagem  não verbal vale-se da palavra, seja escrita ou falada.
	
	
	A música, a pintura, a dança, o teatro, o cinema são um tipo de linguagem.
	
	
	A mímica, a pintura, a música e a dança são artes que, em sua expressão, prescindem da palavra.
	
Explicação:
A alternativa INCORRETA é a que afirma: ´´ A linguagem  não verbal vale-se da palavra, seja escrita ou falada. Na verdade, de acordo com o livro-proprietário ´´A linguagem verbal, portanto, vale-se da palavra, seja escrita ou falada. (p. 15)
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que melhor completa as lacunas:
Entende-se, portanto, que os estudos lexicais envolvem, principalmente, uma abordagem _____________, do momento atual, sem, contudo, perder de vista uma abordagem do passado, uma abordagem _____________.
 
	
	
	
	sincrônica - didática
	
	
	diacrônica - sincrônica
	
	
	linguística - textual
	
	
	sincrônica - diacrônica
	
	
	humanista - linguística
	
Explicação:
O termo sincronia refere-se ao momento atual, ou momento presente em que a Língua se situa, por isso, seu aspecto estático, em determinada fase, ou no tempo em que é usada e da forma em que é manipulada, daí sua essência descritiva. Diferentemente, o termo diacronia relaciona-se ao aspecto de evolução da Língua e sua diferença na forma de significados em enunciados ao longo do tempo, do processo evolutivo por que passa, por isso, possuindo sua característica avaliativa.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando os conceitos de linguagem, de linguagem verbal e de linguagem não verbal, qual da alternativas a seguir está correta?
	
	
	
	A mímica é um exemplo típico da linguagem verbal.
	
	
	Usar imagens, esculturas e fotografias não configura exemplo de linguagem.
	
	
	Temos no balé  um exemplo de linguagem verbal.
	
	
	A palavra, típica da linguagem verbal,  é um instrumento eficiente de comunicação.
	
	
	Somente temos linguagem quando utilizamos palavras para comunicar as ideias.
	
Explicação:
Teremos linguagem quando utilizamos palavras para comunicar as ideias ou quando usarmos imagens, esculturas e fotografias, balé e música, exemplos de linguagem não verbal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia a as afirmativas a seguir.
Entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos.
A linguagem permite ao ser humano organizar e dar forma às experiências e representações de mundo que se constroem.
Todo ato de linguagem é um ato de comunicação e representação do pensamento.
A partir de sua leitura,
	
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente III está correta.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	II e III estão corretas.
	
Explicação:
De acordo com as informações do livro proprietário, as 3 afirmativas estão corretas: ´´Entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos. A linguagem permite ao ser humano organizar e dar forma às experiências e representações de mundo que se constroem. Todo ato de linguagem é um ato de comunicação e representação do pensamento. (Moraes, Rozângela. Morfologia portuguesa. Rio de Janeiro : SESES, 2015:12-13)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pela comunidade sobrepõem-se ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos configuram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa questão, que opõe não só as normas do português de Portugal às normas do português brasileiro, mas também as chamadas normas cultas Iocais às populares ou vernáculas, deve-se insistir na ideia de que essas normas se consolidam em diferentes momentos da nossa história e que só a partir do século XVIII se pode começar a pensar na bifurcação das variantes continentais, ora em consequência de mudanças ocorridas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos os territórios. CALLOU, D. Gramática, variação e normas.
In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).
O português do Brasil não é uma língua uniforme. A variação linguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas. Ao considerar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem ser aprovadas ou condenadas socialmente, chamando a atenção do leitor para a
	
	
	
	necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma língua devem ser aceitos.
	
	
	difusão do português de Portugal em todas as regiões do Brasil só a partir do século XVIII.
	
	
	existência de usos da língua que caracterizam urna norma nacional do Brasil, distinta da de Portugal.
	
	
	desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da norma culta.
	
	
	inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em um determinado país.
	
Explicação:
O português do Brasil, assim como todas as línguas, não é uma língua uniforme. Sabe-se que a variação linguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia com atenção o texto: [Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos ¿ peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola ¿ mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?) (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, n° 3, 78) O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto:
	
	
	
	Ao vocabulário
	
	
	À sintaxe
	
	
	À pronúncia
	
	
	Ao gênero
	
	
	À derivação
	
Explicação:
Vocabulário é o conjunto de vocábulos de uma língua.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sabemos que é através da faculdadeda linguagem, que permite ao homem não só compreender as relações do e com o mundo, mas também explicar estas relações através de seu conhecimento. A linguagem é elemento indispensável da comunicação social e de domínio individual. Ao usá-la, o indivíduo se integra com os seus semelhantes. A linguagem pode ser:
	
	
	
	Somente mista.
	
	
	Humana e animal
	
	
	Somente não-verbal
	
	
	Verbal ou não-verbal
	
	
	Somente verbal
	
Explicação:
A linguagem é a capacidade humana para se comunicar por meio de palavras, imagens, sons, gestos, cores ou expressões faciais. Quando são usadas palavras, a linguagem é chamada verbal e se confunde com o conceito de língua. Quando usa imagens, sons, gestos, cores, expressões faciais etc. é chamada não verbal.

Continue navegando