Buscar

EAD UNIDADE 3 LIBRAS

Prévia do material em texto

Quais são os riscos da oralidade – Implante Coclear -  no processo de alfabetização e desenvolvimento da criança surda? Na sua opinião é válido a tentativa? Ou optaria somente por o uso da Língua de Sinais? Faça uma dissertação de 10 a 15 linhas.
] O oralismo foi o referencial assumido e as práticas educacionais vinculadas a ele foram amplamente desenvolvidas e divulgadas. Essa abordagem não foi, praticamente, questionada por quase um século. Os resultados de muitas décadas de trabalho nessa linha, no entanto, não mostraram grandes sucessos. A maior parte dos surdos profundos não desenvolveu uma fala socialmente satisfatória e, em geral, esse desenvolvimento era parcial e tardio em relação à aquisição de fala apresentada pelos ouvintes, implicando um atraso de desenvolvimento global significativo. Somadas a isso estavam as dificuldades ligadas à aprendizagem da leitura e da escrita: sempre tardia, cheia de problemas, mostrava sujeitos, muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização (LACERDA, 1998, p. 68-80).
R: 
Através dos estudos eu desenvolvi o pensamento de que para aqueles que não utilizam o Implante Coclear, a oralidade talvez não devesse ser o fator de aprendizagem de foco inicial das pessoas surdas, sabendo das dificuldades apresentadas nos sujeitos que fizeram a alfabetização através da mesma, como os problemas de escrita, dificuldades na aprendizagem de leitura e que como LACERDA mesmo nos diz ser “cheia de problemas, e mostrava sujeitos, muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização”.
Claro que superando os riscos da cirurgia do implante coclear (riscos como quaisquer outras cirurgias possam apresentar), o processo de alfabetização fica muito mais fluído, a criança já cresce aprendendo quase que como qualquer outra que não tenha problemas de surdez, assim ela pode aprender a se comunicar, ler e escrever utilizando dos mesmos processos das demais, enfrentando dificuldades mínimas se comparadas as que não utilizariam o implante coclear. 
 Infelizmente, o Implante Coclear não está disposto em um preço acessível para todos e apesar de alguns serem subsidiado pelo SUS, a demanda é muito grande e os candidatos são muito bem selecionados através de três meses de experiência com uma prótese auditiva convencional, sem falar no tempo de espera da fila. Ao meu ver se faz necessário a aprendizagem da linguagem de sinais para todos, primeiro 
 Mas para aqueles que tem a oportunidade eu acho a tentativa extremamente válida, claro que junta a ela o domínio da língua de sinais pois a eficiência do implante pode variar para cada pessoa

Continue navegando