Buscar

AD1 - Turismo Histórico Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Disciplina: Turismo Histórico Cultural 
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1
2018.2
Segunda Situação:
Letra A:
Nosso centro histórico, conta com poucas edificações que remeta o turista ao nosso passado,a mais antiga é mais imponente é a nossa Igreja Matriz De Nossa Senhora de Nazareth, que data de 1630, sua arquitetura é estilo barroco e fica situada no alto de um rochedo, de onde se tem a vista de toda á cidade, sua história gira em torno da aparição da imagem da santa nesse local,onde foi edificada. Assim a experiência que o turista leva é uma viagem nas histórias dos milagres realizados pela santa e da construção de sua igreja naquele local, uma mistura de fé dos residentes e causos contados pelo povo. Ainda contamos com a Casa de Cultura Walmir Ayala antigo prédio da prefeitura, datado de 1841, hoje espaço para exposição de nossa cultura e um canhão exposto na Praça Antenor de Oliveira no centro da cidade, este do tempo de nossa colonização que data de 1540 com a chegada dos portugueses em nosso litoral, fazia a proteção de nossa costa, antes localizava-se no morro da igreja lugar estratégico perto do mar.
A experiência que os turistas podem ter em nossa cidade é uma viagem há um tempo em que nossa cidade vivia em torno das festas religiosas.
Figura 1: Igreja Nossa Senhora de Nazareth Figura 2: Casa de Cultura Municipal
Letra B:
 Que o poder público ao fazer projetos de revitalização dos centros históricos, mantenha viva a história local, não modificando o entorno dos monumentos, e mantendo suas características originais, e que tenham sempre projetos que visem a acessibilidade para qualquer tipo de pessoa, com dificuldades de mobilidade, ou qualquer outra deficiência.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a comunidade local, visando sempre que estes façam parte do processo de construção daquele espaço, as pessoas não podem ser retirado do seu entorno, pois elas são um pedaço daquela história local. Devendo inseri-las nesse processo de modo que sejam beneficiadas com a atividade turística que irá se desenvolver naquele local, pois ninguém melhor que os residentes conhecem a sua história.
Letra C:
Ao meu modo de ver, o turista desde o memento que sai do seu entorno habitual, já está buscando novas experiências. Ao procurar um destino histórico cultural ele está em busca do conhecimento, conhecer o passado para melhor entendermos o presente. Ele busca vivenciar na real o passado, como é o caso das fazendas de café, que abriram suas portas para que os turistas revivam o passado com encenações do dia-a-dia de uma fazenda no século XlX, com direito a cenas de como os escravos eram tratados.
Em um mundo cada vez mais moderno as pessoas buscam viver coisas mais simples, isso para quem gosta de história e cultura, viver essas experiências os tornas mais ricos em conhecimentos, e faz deles o mantenedor das relações sociais criadas nesses espaços, onde a história se perpetua.
Referência Bibliográfica:
Borges, Vera Lúcia Bógea
Turismo Histórico Cultural: Volume único/ Vera Lúcia Bógea Borges – Rio de Janeiro
Fundação CECIERJ,2015.

Outros materiais