Buscar

Direito Internacional: Tratados, Prisão Civil, Direitos Humanos e Nacionalidade

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO INTERNACIONAL   
	Aluno(a): ADRY ANNA RODRIGUES
	Matrícula: 20
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 16/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:200702393351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿(...) O poder para celebrar tratados é, portanto, dividido entre o Executivo e o Legislativo do governo dos EUA. A função do Senado é aconselhar e consentir sobre a assinatura de um tratado; as funções do presidente são celebrar, ratificar ou concordar com a assinatura de um tratado. O Senado pode incluir uma ou mais condições para o seu consentimento, requerendo que o tratado seja emendado pelo presidente, ou que o presidente imponha certas reservas. O presidente somente poderá ratificar o aceder ao tratado com as alterações propostas pelo Senado.¿ (¿Lei dos EUA em face do regionalismo e do multilateralismo¿ - Durval de Noronha Goyos Jr). Com relação ao texto acima, marque a opção correta:
		
	
	Segundo a descrição acima, se há a participação de poderes do Estado para a eficácia interna do tratado então não se trata de monismo, perspectiva teórica segundo a qual atos internacionais tem tanta normatividade quanto as normas internas e assim não precisam ser incorporadas.
	 
	O dualismo é a perpectiva teórica segundo a qual o direito internacional e o direito interno são ordens independentes e autônomas e por esta razão para que as normas internacionais tenham eficácia (normatividade) interna precisam ser incorporados.
	
	Os Estados Unidos são dualistas, como já explicado acima.
	
	Tratados auto-executáveis (self-executing) são aqueles tratados que tem efeito direito e aplicabilidade imediata segundo o ordenamento interno de um Estado. Logo são característicos do monismo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200702870028)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere a seguinte informação jurisprudencial: ¿Súmula Vinculante nº 25 do STF: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.¿ Os debates no STF que levaram à alteração de sua própria jurisprudência e à adoção da Súmula acima consagraram a prevalência do Pacto de São José da Costa Rica e de sua proibição de prisão civil (Artigo 7º, item 7, do Pacto). Assinale a opção que contém a tese majoritária que fundamentou a decisão do STF: A) A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Humanos já que estas são universais e possuem força vinculante.
		
	
	A natureza de lei ordinária das Convenções de Direitos Humanos, considerando que lei posterior revoga lei anterior.
	
	A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Humanos já que estas são universais e possuem força vinculante.
	
	A natureza constitucional das Convenções de Direitos Humanos que no Brasil decorre do Artigo 5º, § 2°, da Constituição de 1988.
	 
	A natureza supralegal das Convenções de Direitos Humanos que faz com que elas sejam hierarquicamente superiores ao código civil e ao de processo civil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200702870036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Declaração Universal dos Direitos Humanos idealizou a figura do "ser humano livre", caso fossem atendidos os elementos que criassem condições que permitissem que os indivíduos usufruíssem de direitos econômicos, sociais e culturais, além dos civis e políticos. No Brasil, a Lei n. 10.098/2003 criou mecanismos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A respeito de tais disposições legais, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale‐a.
		
	 
	A pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida é aquela que em caráter permanentemente, não temporário, tenha limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá‐lo.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	O Programa Nacional de Acessibilidade dispõe de dotação orçamentária específica a fim de tratar de medidas de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
	
	Os edifícios de uso público, em que seja obrigatória a instalação de elevadores, devem atender ao requisito de percurso acessível que una a edificação à via pública, exigindo‐se o mesmo de edifícios de uso privado.
	
	O Programa Nacional de Acessibilidade foi instituído no âmbito da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200702931367)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Mário, casado com Angela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília. Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima.
		
	 
	Lúcio é brasileiro nato.
	 
	Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do STF e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200702892736)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Suponha que tenha sido cometida grave violação a direitos humanos em território norte-americano entre os anos de 1999 e 2000. Marque a assertiva CORRETA:
		
	 
	Não haverá qualquer possibilidade de o TPI julgar estes criminosos, já que os EUA não se submetem à jurisdição do TPI.
	
	O TPI poderá julgar tais criminosos, independentemente da apuração interna da conduta.
	
	O TPI poderá julgar tais criminosos, já que eles cometeram crimes de violação a direitos humanos.
	
	Não haverá qualquer possibilidade de o TPI julgar estes criminosos, já que o tratado que instituiu o TPI não está em vigor.

Continue navegando