Buscar

Estações Elevatórias de Água

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E DO MEIO AMBIENTE – TER
ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE
FAGNER RICARDO BARBOSA DA SILVA
ESTUDO DIRIGIDO: ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS
NITERÓI
2017
As Estações Elevatórias são locais onde se bombeia água, seja ela proveniente de esgotos (mais comum) ou limpa, quando essas têm que ser deslocadas de um nível mais baixo para um nível mais elevado, para que possam fluir pela tubulação do sistema ou quando a topografia não permite a ação da gravidade.
Para fazer esse transporte de água de locais mais baixos para mais altos, a Estação Elevatória é constituída por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear a água. A Estação Elevatória pode funcionar como reservatório para a coleta de água e efluentes do solo, em operações com variação de vazão e em ambientes industriais.
As Estações Elevatórias devem ser empregadas em trechos em que, por motivos técnicos e econômicos, o esgotamento por gravidade não é possível. Em geral, elas são necessárias nos pontos mais baixos de uma bacia ou nas proximidades de rios, córregos e represas.
Abaixo, ilustração de uma Estação Elevatória:
	(Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agua4.htm)
Alguns pontos devem ser observados na construção e instalação de uma Estação Elevatória, tais como:
Posicionamento 
Ao se escolher um local apropriado para a instalação de uma estação elevatória, devem ser considerados vários aspectos. Entre eles, as dimensões do terreno, o menor custo e a facilidade de desapropriação, a disponibilidade de energia elétrica, a facilidade de extravasão do esgoto em condições de eventuais paralisações e o menor trajeto possível da tubulação de recalque.
Edificação
A construção conta com uma unidade de pré-tratamento para remoção de sólidos grosseiros do esgoto que afluem às estações elevatórias. Normalmente, o pré-tratamento é feito por meio de grade de barras ou cesto. Também pode haver caixas de areia e dispositivos de medição, como uma calha Parshall. Em seguida, o esgoto é dirigido a um poço de sucção, que é uma estrutura de transição para o bombeamento. Por fim, a EE tem uma casa de bombas que abriga os conjuntos de bombeamento e equipamentos hidráulicos complementares.
Tubulações
As tubulações devem possuir um diâmetro mínimo para a introdução de equipamento de limpeza, de cerca de 80 mm. Os componentes prinicpais são as canalizações de sucção, do barrilete e de recalque, além das válvulas - que permitem, entre outras funções, o fluxo do esgoto em uma única direção. 
Equipamentos 
Os equipamentos utilizados, no mínimo, em toda Estação Elevatória são, bombas a motor - normalmente elétrico - e comandos para seu controle e acionamento. Existem diversos tipos de bombas hidráulicas, em geral, as mais usadas para recalque de esgotos, por exemplo, são as centrífugas.
Inspeção e Manutenção
Em um projeto de Estação Elevatória devem ser atendidas as normas das companhias de saneamento e as normas gerais, como a ABNT NBR 12209 (Elaboração de Projetos Hidráulico-sanitários de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários). Os serviços de execução costumam ser medidos por unidade e separadamente (edificação, instalação das tubulações e das motobombas, entre outros). A manutenção da EE deve verificar o funcionamento dos conjuntos elevatórios, bombas - as quais devem funcionar alternadamente - e emanação de odores.
BIBLIOGRAFIA
Site: Bioamp.pt: http://www.bioamp.pt
Site Dinâmica Ambiental: http://www.dinamicambiental.com.br
Site Infraestrutura Urbana: http://infraestruturaurbana17.pini.com.br
Site UFRRJ: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agua4.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando