Buscar

Sal negro

Prévia do material em texto

O que é
O Sal Negro Indiano é uma variedade popular de sais vulcânicos, muito utilizado na Índia, no Paquistão e também em outros países. Também é conhecido como Sal Indiano ou Sal Kala Namak. Sua cor incomum vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais.
Na Índia, o sal negro é frequentemente prescrito pelos médicos aos pacientes que sofrem de hipertensão, devido a sua baixa concentração de sódio.
Como é obtido
O Sal Negro é um sal de ervas milenar, produzido na Índia e no Paquistão. É feito através da combinação de Sal do Himalaia e de ervas e frutos da região. Devido à essa composição, o Sal do Himalaia incorpora os seus minerais com os efeitos terapêuticos das três frutas que compõem a Triphala (amla, beheda e harada) e das diversas ervas que fazem parte de sua constituição.
O sal Kala Namak é obtido a partir da halita (sal de rocha) natural das minas de Bangladesh, Índia, Nepal e Paquistão, em certos locais das salinas do Himalaia ou do sal colhido nos lagos salgados do norte de Sambhar, Salt Lake ou Didwana e o Distrito de Mustang do Nepal.
Após a extração deste sal, ocorre um processo de transformação de sua forma natural originalmente incolor para o Kala Namak-Sal Negro da Índia. A cor escura é devido ao processo químico que transforma parte do sulfato de sódio natural do sal cru, em sulfeto de hidrogênio e sulfeto de sódio.
Para isso, o sal bruto é colocado em um forno durante 24 horas, dentro de um frasco de cerâmica com carvão vegetal, juntamente com pequenas quantidades de sementes harad, amla, bahera (Triphala), casca babul ou natro.
O sal após queimado é resfriado, armazenado e envelhecido, antes da sua comercialização. Existe também a fabricação sintética do sal Kala Namak, através da combinação de cloreto de sódio comum misturado com quantidades menores de sulfato de sódio, bissulfato de sódio e sulfato férrico, quimicamente reduzido com carvão em um forno.
Benefícios
Mantém o equilíbrio do nível de PH no sangue
Melhora o processo digestivo
Contribui para o rejuvenescimento do corpo
Fortalece a imunidade do corpo
Diminui a acidez em nosso organismo
Trata coceira e pele seca
Combate espasmos, câimbra e dores musculares
O sal negro com suco de tomate fortalece os cabelos, elimina a caspa. O recomendável é tomar essa bebida só uma vez ao dia.
Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.
Há muito tempo,na Índia, os médicos Ayurvédicos utilizam em seus pacientes o Sal Negro, geralmente, nos seguintes casos:
Azia
Bócio
Inchaço
Depressão
Prisão de ventre
Baixa visão
A medicina já provou que o Sal Negro estimula o apetite, desintoxica o organismo em caso de envenenamento. Esse sal é melhor digerido pelo estômago e tem um efeito laxante suave para o intestino.
Na Medicina Ayurveda (medicina indiana milenar) o Sal Negro é amplamente empregado. Para pessoas com pressão alta, o Sal Negro é o mais indicado para consumo, por conter menos sódio.
Outra vantagem do Sal Negro é que, por ter menos sódio, não retém água no corpo e isso beneficia os rins.
Características e composição
O Sal Negro tem aroma muito parecido com a gema do ovo, devido ao índice de enxofre presente em sua composição, além de um forte sabor sulfuroso, por ser de origem vulcânica.
Por essas características se tornou uma boa opção na alimentação vegana, conferindo sabor de ovo ao omelete vegetal. Sua cor negra é devido à presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais.
Outros princípios que fazem parte do Sal Negro são:
cloreto de sódio
cloreto de potássio
ferro
hidrogênio
enxofre
O cloreto de sódio fornece o gosto salgado. O sulfeto de ferro fornece sua cor rosa-cinzenta. O sulfureto de hidrogênio fornece seu cheiro característico. O enxofre dá o sabor à este sal que lembra o gosto de ovo cozido. Cada 1 g do Sal Negro contém aproximadamente 366 mg de sódio.
Recomendações
A quantidade ideal de utilização do Sal Negro é de não mais do que uma colher de chá por dia ou 20 g. Caso se exagere no consumo do Sal Negro pode-se desencadear vários efeitos colaterais, pois, embora tenha menos sódio, ainda sim contém essa substância e com seu uso em excesso poderão ocorrer os mesmos efeitos do sal comum, tais como:
aumento da pressão arterial
problemas nos rins
inchaço no corpo, devido à retenção de líquido no organismo
problemas cardíacos, pois o sal ativa o fluxo sanguíneo nas artérias sobrecarregando o coração.
Outro efeito colateral que pode ocorrer com o uso em demasia do Sal Negro, é por conta do alto teor de enxofre que, em exagero, reduz a acidez do estômago, dificultando a digestão e enfraquecendo o aparelho digestivo.
Dietética
O Kala Namak é muito utilizado nas cozinhas da Ásia (Bangladesh, Índia e Paquistão) como condimento. O cloreto de sódio nele contido lhe confere um gosto salgado, o sulfato de ferro lhe confere a cor rosa acinzentado e sulfato de hidrogênio lhe dá um odor bem particular de gemas de ovos cozidas, um atributo, aliás, que recentemente atraiu a comunidade Vegana na elaboração de pratos sem ovos.
Possui propriedades laxativas e tem também o poder de melhorar a vista, cicatriza a pele (em particular acnes), alivia as irritações das mucosas, e relaxa os músculos das articulações. Como o seu primo, o Sal Rosa do Himalaya, ele não é iodado e, portanto é menos rico em sódio do que o sal marinho. Na cozinha é utilizado em chutneys, saladas de frutas, raitas e em qualquer tipo de fruta, e vai ainda maravilhosamente bem em sucos de frutas e aperitivos. Como digestivo ele pode ser mastigável ou ainda diluído em água.
Bibliografia
https://www.cozinhadofimdomundo.com/single-post/2015/10/18/SAL-NEGRO-KALA-NAMAK
Acesso em 17 de Abril de 2019 às 12h.
https://segredodasaude.com/sal-negro/
Acesso em 16 de Abril de 2019 às 20h

Continue navegando