Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Podemos afirmar que o direito tem a função, exceto:
	
	
Definir e criar normas sociais. 
		Leia as afirmativas abaixo: I) O jurista-sociólogo percebe que a lei tem a capacidade de influenciar, condicionar e inclusive transformar o comportamento da população. II) A sociologia jurídica concede uma particular atenção ao tema da eficácia e dos efeitos sociais do direito. III) A análise das normas formalmente válidas, ou seja, o estudo interno do direito positivo, é de interesse do sociólogo do direito Das afirmativas expostas, Das afirmativas, está(ão) correta(s):
	
	
	somente I e II
	
		Uma característica do fato social também identificada no Direito é:
	
	
Exterioridade
		(CESPE - Sociólogo - DPU - 2010)- A sociologia jurídica surgiu devido
	
	
	ao descompasso entre direitos formalmente assegurados e prática concreta dos sujeitos sociais.
	
		O Direito é considerado uma forma específica de controle social. Assinale a alternativa a seguir que melhor caracteriza o direito enquanto um controle social específico.
	
	
	É um controle formal, determinado por normas de conduta associadas à aplicação de sanções.
	
		Adotando uma perspectiva sociológica do Direito, podemos afirmar que
	
	
	o direito é uma função da sociedade.
	
		A técnica de enfermagem X., de 22 anos, não comemora a gravidez. Aos sete meses de uma gestação conturbada, ela sabe que não terá direito aos prazeres da maternidade. Seu bebê, um menino, é portador de uma anomalia incurável, a falta da calota craniana, e, segundo os médicos, terá numa perspectiva otimista, poucas horas de vida. Contrariando a orientação de especialistas, a Justiça negou, por duas vezes, o pedido de interrupção da gravidez. Em seu despacho de 19.12.2002, a juíza Tula Corrêa de Mello, da 1ª Vara Criminal, argumentou que "as afirmações de óbito intrauterino ou no período pré-natal (...) não autorizam que esta magistrada condene um ser humano com vida à morte". E, por entender que "a lei não deu ao magistrado o poder de determinar o término da vida", indeferiu em primeira instância o pedido de interrupção da gravidez. O GLOBO - FEVEREIRO/2003. Diante do acima narrado, identifique a Escola sobre a gênese do Direito que inspira a decisão:
	
	
Teológica
		O direito é um produto social, assim sendo, a sociedade humana é o meio onde o direito surge e se desenvolve, e está ligado à ideia de conduta, de organização e mudança. Diante desta afirmação, assinale a Escola Jurídica que reflete este pensamento:
	
	
Sociológica
		O papel da Sociologia Jurídica é:
	
	
	desvendar como o Direito reage à sociedade, de forma que este possa ser instrumento de controle social;
	
		Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
	
	
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
	
		Indique a alternativa correta. ¿Uma visão do Direito, exclusivamente sob o ângulo dogmático-normativo, conduz o jurista ao legalismo. Seu raciocínio será lógico, preciso.(...) A formação do jurista brasileiro é bastante marcada por essa diretriz¿. (J.B. Herkenhoff) Para a Sociologia Jurídica o Direito é fato social. Assim é possível concluir que:
	
	
a aplicação da norma, observando somente a determinação legal, mostra que o juiz não está concatenado com a realidade social.
		Na visão de Hans Kelsen, o Direito é a norma pura, sem mescla de qualquer valoração. Ao intérprete não é dado discutir a justeza ou injusteza do dogma legal. Seu dever é de aplicá-lo. A esse fenômeno dá-se o nome de:
	
	
	positivismo jurídico
	
		A Ministra Nancy Andrighi em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico em 16.09.2012 em comemoração aos 10 anos de atividade dos Juizados Especiais Federais afirmou que: ¿Os JEFs têm mais valor emocional que jurisdicional. São um facho de luz para abrir nossas cabeças de juízes. O juiz contemporâneo não pode ser um simples prolator de sentenças, mas deve ser acima de tudo um pacificador de almas¿, avalia a ministra. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho da Justiça Federal. A que tipo de fenômeno a ilustre ministra está se referindo no texto?
	
	
	socialização do direito
	
		O argumento a seguir objetiva CONTESTAR uma das Escolas que procuram justificar a origem do Direito. Assim, leia-os com atenção e a seguir aponte a escola contestada. ¿(...) Não menos falsa e truncada é a afirmação de ser o Estado instrumento de pressão da classe dominante sobre a menos favorecida, e por isso devendo ser combatido e destruído. Não é esta efetivamente a finalidade do Estado. Ao lado da manutenção da ordem estabelecida, o Estado, o Estado moderno, assume uma infinidade de funções que visam o bem-estar público...¿ (Sérgio Cavalieri Filho).
	
	
Escola Marxista
		Sobre a característica das normas de conduta do direito é possível afirmar que, EXCETO
	
	
	A obrigatoriedade nada tem a ver com a coercibilidade da norma, a coação está ligada a moral.
	
		O Direito, como vemos mais uma vez, é uma ciência social. Suas normas são regras de conduta para disciplinar o comportamento do indivíduo na sociedade, visando atender uma necessidades social. (Cavalieri Filho, 2011). No que tange a relação do Direito na sociedade, NÃO é correto afirmar:
	
	
O Direito não necessita de regras de conduta para organizar a sociedade.

Outros materiais