Buscar

eja o problema que a professora Ana propôs para seus alunos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(CESPE-UNB) O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a
	
	
	
	
	identificação do perfil da turma;
	
	
	seleção do conteúdo;
	
	
	definição dos objetivos que se pretende alcançar;
	
	
	definição dos critérios de avaliação;
	
	
	definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Segundo Souza (2004) as organizações buscam no planejamento uma série de respostas para diversas situações institucionais. Assinale a alternativa que não corresponde a estes argumentos
	
	
	
	
	Identificar oportunidades de melhoria: para poder corrigir rumos e, quando possível, implementar soluções;
	
	
	Trabalhar isoladamente: trabalhar isoladamente é uma forma da pessoa focar na visão e missão da organização, o que possibilita a cumprimento dos objetivos
	
	
	Alcançar a visão de futuro: com isso atender à expectativa do cliente, o que garantirá a perpetuação da organização.
	
	
	Buscar sinergia organizacional: envolver todos os colaboradores da organização;
	
	
	Estabelecer foco e prioridades: assim elas conseguem otimizar a alocação de recursos nos pontos que são realmente importantes e que vão resultar em maiores agregações de valor
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		(IF-MT/2014 - ADAPTADO) O planejamento pedagógico pressupõe que o ato de ensinar e aprender requer esforço metódico e crítico do professor no sentido de desvelar a compreensão de algo. Nessa perspectiva, são consideradas práticas docentes mediadoras:
	
	
	
	
	provocação, disposição de objetos e situações e manutenção de relações já existentes entre os alunos e os conhecimentos a serem ensinados.
	
	
	debate, uso de tecnologias digitais e proposição de exercícios que recorrem à memorização.
	
	
	diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam o pensamento dos alunos em movimento.
	
	
	crítica, uso de atividades repetitivas e aplicação de procedimentos já consagrados entre os saberes docentes.
	
	
	desenvolvimento de atividades restritas apenas aos conteúdos ministrados.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Atualmente , o planejamento no campo educacional volta a tomar corpo a partir de uma compreensão de que as ações no âmbito escolar não podem ser estabelecidas dentro de um horizonte de desarticulado , fechado e desconexos. Assim, é possível afirmar que
	
	
	
	
	B) O planejamento é sempre uma forma reativa, pelo sentido de superação das situações já desencadeadas que acarretaram muitos problemas.
	
	
	C) O planejamento é o esclarecimento estratégico do horizonte a ser alcançado e dos passos concretos a serem dados para alcançar finalidades
	
	
	E) o estabelecimento de prioridades é, em qualquer situação, grave equívoco ao discriminar outras opções que serão, portanto, secundarizadas.
	
	
	A) o planejamento não tem condições de apontar os impactos e desdobramentos de suas ações pelo fato de as pessoas serem diferentes e sentirem de maneira distinta os processos em que são envolvidas.
	
	
	D) o planejamento não pode ser estabelecido em períodos muito longos, devido às rápidas e constantes transformações que a sociedade sofre, o que traz situações novas que precisam ser rapidamente equacionadas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Qual modelo de planejamento tem por finalidade superar a antiga separação entre saber pensar e saber fazer?
	
	
	
	
	Planejamento Técnico
	
	
	Planejamento Operacional
	
	
	Planejamento Participativo
	
	
	Planejamento Administrativo
	
	
	Planejamento Estratégico
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Volta Redonda, 2006) O projeto político pedagógico explicita os fundamentos teórico metodológicos, os objetivos, o tipo de organização, as formas de implementação e a avaliação da escola. A atitude de elaboração do projeto político pedagógico requer um processo de discussão da função social e política da escola e das concepções de homem e sociedade com a representação de professores, funcionários, alunos e comunidade. O movimento de elaboração de um projeto político pedagógico na escola corresponde a princípios de caráter:
	
	
	
	
	legal, democrático e educativo
	
	
	administrativo, comunitário e de gestão de resultados
	
	
	institucional e burocrático
	
	
	constitucional, político e de gestão administrativa
	
	
	colegiado e administrativo
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Tanto o Marco Referencial quanto o diagnóstico são elementos considerados fundamentais na elaboração da Programação. A Programação, dentro de um plano, pode ser definida como:
	
	
	
	
	A proposta de sonhos para alcançar a realidade.
	
	
	Concretização dos desejos da comunidade associado à definição do marco referencial da escola.
	
	
	A identificação das necessidades da instituição.
	
	
	Concretização dos desejos da comunidade.
	
	
	Uma proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade da instituição e o que estabelece o Marco Operativo.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A equipe da escola que vai orientar a construção do PPP precisa acreditar na proposta, perceber a sua funcionalidade. Estar convicta de que o plano global que está sendo elaborado, pode mesmo apontar os rumos e criar as condições para a sua efetiva realização. Dessa forma, podemos considerar também, como atuação dessa equipe envolvida na construção do PPP:
	
	
	
	
	Além de contribuir na organização dos encontros, pode sugerir ajustes no que tange as etapas, pode modificar e até ampliar as perguntas previstas em cada uma delas.
	
	
	Divulgar na escola, na vizinhança, no município, nas mídias locais, etc., os sucessos obtidos na construção do projeto pedagógico da escola.
	
	
	Trabalhar na construção do PPP na escola, na sua dimensão pedagógica mas também política, inclusive, através da articulação dos partidos políticos da região.
	
	
	Visitas às empresas locais para oferecer serviços futuros.
	
	
	Identificar as necessidades da comunidade no conjunto dos atores e definir, em grupo restrito, a proposta de ação propriamente dita.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O Projeto Político Pedagógico de uma escola elegeu a concepção da avaliação formativa-reguladora como uma de suas diretrizes pedagógicas, conforme os pressupostos teóricos recorrentes na literatura pertinente. Os professores, ao materializarem tais pressupostos na sua prática pedagógica, são coerentes ao afirmar que:
	
	
	
	
	a sua prática pedagógica, especialmente no que se refere aos processos avaliativos, pouca ou nenhuma relação tem com as opções política e ideológica presentes na escola, na sala de aula e no sistema educativo.
	
	
	a sua concepção de avaliação requer uma metodologia que utilize uma diversidade de instrumentos avaliativos com os quais possam mensurar as aprendizagens dos estudantes e a tomada de decisão sobre processos de aprovação e reprovação.
	
	
	o processo de avaliação da aprendizagem é processual e contínuo, subsidiando e regulando a prática pedagógica do professor desde o planejamento até a execução do ensino, na perspectiva de orientar uma intervenção didática qualitativa e contextualizada.
	
	
	o papel da escola é preparar para o mundo do trabalho, formando sujeitos competentes, competitivos e consumidores, cabendo à avaliação medir os conhecimentos aprendidos e, a partir dos resultados de testes e provas, decidir pela aprovação ou reprovação.
	
	
	a avaliação pressupõe a opção por uma prática
educativa em que é responsabilidade da escola ensinar e do aluno aprender, sendo tarefa da escola quantificar a aprendizagem dos estudantes.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		(UFRJ) A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:
	
	
	
	
	amplitude pedagógica.
	
	
	centralização;
	
	
	hierarquia;
	
	
	amplitude;
	
	
	gestão democrática;
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando